Se você é um entusiasta das bikes, deve conhecer as diversas competições que existem dentro do esporte. Desde corridas no ciclismo em estradas, até trilhas com saltos desafiadores, existe uma grande gama de competições que o ciclista pode participar ou assistir.

Procurando por provas de ciclismo, descobrimos que existem diversos eventos que realizam corridas e maratonas, seja apenas de bike ou de triatlo (que envolve o ciclismo, mas não é o seu foco).

Mesmo em provas de corrida, existem diversos tipos existentes, como o ciclismo de estrada, corridas em ciclódromos, em trilhas, etc. Portanto, apesar de existirem diversos eventos com competição de bike, não são feitos para todos os ciclistas, mas sim uma parte deles.

Além disso, o ciclismo é muito conhecido por ser, de certa forma, elitista, por conta dos preços dos equipamentos. Porém, existem diversas competições menores onde os amantes do ciclismo de níveis e equipamentos abaixo do profissional, podem competir.

Portanto, podemos ver quantas questões aparecem quando o assunto é competição de ciclismo. Por entender essa complexidade existente dentro do esporte, hoje falaremos um pouco sobre a corrida de bicicletas e as variações existentes da competição.

Corrida de Bicicleta

As corridas de bicicleta, como já foi dito, podem ser consideradas muito elitistas, por requerer uma bicicleta de alto nível. Porém, existem diversos tipos de competição, e essa visão pode ser um tanto quanto fechada.

Ciclistas participando de uma corrida. Foto de formulário PxHere.

Assim como existem campeonatos de futebol como a Copa do Mundo, também existem os campeonatos regionais e de amadores. Da mesma forma acontece com o ciclismo, que tem suas competições profissionais e mundiais, como também possui campeonatos e eventos menores.

Além disso, o preço do equipamento também poderá variar conforme a modalidade a ser praticada. Por exemplo, uma bicicleta para o ciclismo de estrada pode ser um pouco mais barata do que uma para o mountain bike.

Confira também nossos outros artigos relacionados a competições de ciclismo:

Modalidades de Corridas

Além dos níveis diferentes que as corridas podem ter, também existem diversas modalidades que o ciclismo possui, não só em questão de nível. Como já foi dito, existem corridas em estradas e trilhas, por exemplo, o que já mostra a diversidade existente no esporte.

Ciclistas competindo em corrida de bicicleta gravel. Foto de Mídia, Pexels.

Por isso, falaremos agora um pouco sobre cada tipo de competição, para que você entenda melhor as modalidades, em qual se encaixa e como é feita a classificação, que pode variar de competição para competição.

Além disso, como cada uma das modalidades exigem uma bicicleta diferente, com equipamentos e peças próprias, falaremos também sobre as bicicletas para cada tipo de competição.

Corridas de Rua/Estrada

Nas corridas de rua e estrada, a preocupação é com a velocidade. Diferente de um terreno difícil e desafiador como as trilhas podem ser, as corridas de rua e de estrada possuem um terreno mais fácil.

A primeira modalidade do ciclismo a ser disputada em um grande campeonato foi o de estrada, em 1868, em Paris. Os circuitos podem ser em estradas e ruas da cidade fechadas para o evento, ou em ciclódromos, locais específicos para a corrida de bicicleta.

Ciclistas competindo em corrida de rua. Foto de formulário PxHere.

Nas corridas de rua existem algumas separações entre dificuldade de rota e o nível dos participantes, assim como o tamanho dessas rotas. Elas podem ser de 50 a 400 quilômetros, e são divididas entre categorias. Dessa forma, é a sua chance de disputar com pessoas do mesmo nível que o seu!

A prova pode ter diversos formatos, como ser em equipe ou individual, por exemplo, mas também em relação às pontuações e como são dadas. Além da corrida tradicional, onde o importante é passar da linha de chegada em primeiro, também existe a modalidade contra o relógio, onde o ciclista que realizar o percurso em menor tempo, recebe a vitória.

Bikes para Estrada

As bicicletas de estrada possuem suas particularidades, assim como as de outras modalidades. Assim como a bike gravel, que usa o design das bikes de estrada, o guidão das bicicletas de estrada tendem a ser mais baixos, melhorando a aerodinâmica do ciclista, permitindo-o atingir maiores velocidades.

Bicicleta de estrada Focus IZALCO MAX 9.9. Imagem retirada do site da Focus Bikes.

Além disso, as bikes de estrada, por focarem em atingir maiores velocidades, são construídas com materiais leves, como quadros e peças de fibra de carbono e/ou alumínio. Isso contribui para o desempenho dos ciclistas na prova, além de fornecer conforto e facilidade. Normalmente, as bikes de estrada não passam do 7kg.

Veja também: Bicicleta Speed Barata – Conheça os melhores modelos.

Mountain Bike

As corridas de mountain bike podem ser das mais variadas. Desde competições com saltos e manobras intensas, até uma trilha leve, o mountain bike pode proporcionar diversas provas diferentes para os ciclistas, o que facilita no momento de encontrar a sua modalidade.

Jovens praticando mountain bike. Foto de Dó Castle, Pexels.

Além disso, existem não só competições distintas, mas diversas categorias dentro delas, o que garante que você estará competindo contra pessoas do seu nível. Seja em trilhas leves ou com mais obstáculos, como raízes, pedras e os desníveis naturais das estradas de terra, é certo que você encontrará a sua modalidade preferida!

Bike para MTB

Quando se trata das bicicletas mais versáteis que existem, certamente devemos mencionar as bikes feitas para o MTB. Sendo indicada não só para trilhas, mas também para o uso urbano, as MTBs são pensadas para ter um bom desempenho em terrenos irregulares, como nas trilhas e as ruas das cidades.

Bike Focus Thron 6.9. Imagem retirada do site da Focus Bikes.

Porém, como a sua construção é feita pensada em trilhas e terrenos acidentados no geral, ela será mais lenta, e possuirá um peso maior do que as bicicletas de estrada, por exemplo. Mas, por causa desse equipamento que traz mais peso, as MTBs são mais preparadas para a absorção de impactos, o que facilita a pedalada em trilhas ou nas ruas da cidade.

Leia também a nossa matéria especial sobre Mountain Bike.

Gravel

A modalidade gravel, também chamada de terrenos mistos, é uma nova modalidade que vem crescendo dentro do ciclismo. Apesar de não ser um terreno simples, possuindo obstáculos e sendo desigual, é considerada uma ótima modalidade para iniciantes.

Ciclista pedalando em trilha de cascalho. Foto de formulário PxHere.

As trilhas gravel consistem em trilhas de cascalho, o que resulta, como já foi dito, em um terreno um pouco mais irregular. Por isso, é ótimo para quem gosta de desafios, não importa a experiência que possui, posto que existem diversas trilhas com diversos níveis de dificuldade.

Bikes para Gravel

Como a modalidade gravel é uma mistura entre o ciclismo de estrada e o mountain bike, as bicicletas próprias para o gravel são uma junção de ambos os mundos. Por isso, uma bike gravel não é interessante apenas para os praticantes da modalidade, mas também para quem deseja explorar novos terrenos e para os cicloviajantes.

Bicicleta SCOTT Addict Gravel. Imagem retirada do site da Scott Sports.

Com isso, as bikes de gravel normalmente possuem um design parecido com as de estrada, mas com pneus mais largos e angulações específicas para trazer maior conforto e segurança ao ciclista durante a sua pedalada.

Confira também o artigo que falamos especificamente sobre as gravel bikes.

Ciclocross

As corridas de ciclocross, ou CX, são para aqueles que desejam não só competir com as habilidades de ciclista, mas também procuram uma prova do seu físico, e até mesmo mental, com a superação de diversos desafios. Normalmente, a prova é em circuito, isso é, é necessário dar um número de voltas no percurso para finalizar a corrida.

Atleta carregando bicicleta em corrida de ciclocross. Foto de Harpagornis, Wikimedia Commons.

Apesar do ciclocross possuir um terreno difícil como o de MTB, diferente de outras modalidades, os ciclistas passam por escadarias, lama, grama, e diversos outros obstáculos. É muito comum ver ciclistas empurrando ou carregando as suas bicicletas durante o percurso, que costuma variar entre 2 a 5km.

Bike para Ciclocross

Como em uma prova de ciclocross é necessário usar diversas técnicas, as bikes feitas para as competições possuem diversas especificações. Apesar disso, porém, são muito parecidas com as bikes de rua, ainda que com suas notáveis diferenças.

Bicicleta para ciclocross, Canyon Inflite CF SLX 9. Imagem retirada do site da Canyon.

Também parecem bastante com bicicletas de estrada, porém, possuem pneus mais largos e uma geometria especifica para a aceleração e para que se possa carregá-la no ombro sem problemas.

Pontuação e classificação

Agora é a vez de falar sobre como a classificação é dada em cada prova do ciclismo. Assim como existem diversas modalidades, também existem diversos tipos de provas ou maneiras de pontuar.

Mesmo que a modalidade da prova seja a mesma, por exemplo, uma corrida de bicicleta de estrada, a pontuação pode ser dada de maneira diferente entre uma prova e outra. Não só isso, mas também é possível que as provas sejam em equipes ou individuais.

Equipes x Individual

Em provas de equipe, normalmente, o melhor ciclista de cada grupo de participantes é quem decide o resultado. Isso acontece pois o resultado final de cada uma das equipes é dado pelo melhor tempo da mesma. Assim, os ciclistas do mesmo grupo assumem o tempo do primeiro a chegar do seu time.

Equipe de ciclistas carregando as suas bicicletas em prova de ciclocross. Foto de Harpagornis, Wikimedia Commons.

Já em provas individuais, o seu desempenho pessoal é o único que importa. Suas técnicas e seus reflexos devem estar em dia, pois só você mesmo poderá garantir um lugar ao pódio. Apesar de isso poder trazer estresse, é também esse aspecto da competição que traz a satisfação ao completar o circuito e perceber a melhora em sua performance durante o tempo.

Tipos de pontuação

Já para os tipos de pontuação, elas podem ser bem simples ou mais complexas. A mais simples, e a mais comum, podemos dizer que é a ordem de quem cruzar a linha de chegada. Porém existem outras como a modalidade contra o relógio, onde vence quem percorrer o circuito no menor tempo possível.

Se preparando para as provas

Se você têm interesse em participar de um evento do tipo, é importante que saiba se preparar para isso. Dependendo da modalidade, você precisará de treinos mais específicos, porém, é certo que podemos citar alguns exemplos gerais do que deve ser trabalhado.

Ao montar a sua rotina de treinos, leve sempre em consideração o que mais precisa praticar em relação a sua própria performance e o que as provas pedem. Confira abaixo alguns dos treinos mais importantes!

Força

Fortalecer o seu corpo é o primeiro dos passos para se preparar para qualquer competição. Especialmente se o seu objetivo for praticar o ciclocross, onde a força é mais importante que quaisquer outros aspectos do físico.

Técnicas

Não importa em qual tipo de competição você pretende se aventurar, as técnicas do ciclismo são extremamente importantes. Seja dando voltas em um circuito fechado ou correndo em conjunto em uma trilha, elas podem fazer toda a diferença durante a prova.

Velocidade

Se o seu objetivo é participar de corridas, é importante treinar não só a execução dessas técnicas e de ter um condicionamento apenas suficiente. Se deseja ganhar, precisa ir além, treinando essas técnicas até que cheguem próximas à perfeição, para que possa realizá-las mais rapidamente.

Veja também: Ciclista Profissional – Como se tornar um e tudo que você precisa saber.

Conclusão

Atleta carregando a sua bicicleta numa competição de ciclocross. Foto de Angel Santos, Unsplash.

Agora você já conhece melhor sobre o universo das corridas de bicicletas, entendendo melhor algumas etapas e a forma de pontuação usada. De resto, são detalhes mais específicos que você deve se atentar com antecedência para participar desses eventos.

Não esqueça de treinar a cabeça e o corpo, pois a persistência e a resistência andam lado a lado!

Se gostou do conteúdo, não deixe de visitar o nosso site para conhecer mais sobre o mundo do ciclismo!