Vai acompanhar o ciclismo nas olimpíadas? Quem é apaixonado por ciclismo, provas de estrada, provas de mountain bike e quer ficar por dentro de tudo das olimpíadas, vai aproveitar intensamente o evento!
E para tal, é interessante aproveitar o período antes da olimpíada para que consiga entender um pouco mais sobre os jogos e atletas, para que consiga acompanhar a modalidade antes mesmo de cada prova acontecer, possibilitando que entenda as diferentes modalidades de ciclismo que estão participando das olimpíadas e possa torcer pelos seus favoritos.
Nós vamos te falar tudo sobre a competição e como aproveitar melhor o ciclismo nos jogos olímpicos.
Quais são as modalidades de ciclismo nas olimpíadas?
Antes de mais nada, é importante conhecer as modalidades olímpicas que estarão disputando medalhas nas próximas olimpíadas, que são:
- Ciclismo de estrada;
- Ciclismo de pista;
- BMX;
- BMX estilo livre (freestyle);
- Mountain bike (MTB).
É interessante conhecer as especificidades de cada modalidade, para que possa se preparar para a torcida nas disputas olímpicas de cada vertente.
1. Ciclismo de estrada
O ciclismo de estrada é composto por dois tipos de provas diferentes entre si. O primeiro tipo é uma competição individual que premia o atleta de maior velocidade da modalidade.
Geralmente os atletas usam bicicletas muito leves durante a prova, que é contra o relógio. O trajeto percorrido é de até 50 km para os homens e até 30 km para as mulheres.
O segundo tipo de prova no ciclismo de estrada é a perseguição por equipes, se tornando uma prova de resistência. O desejado é que o líder da equipe tenha uma boa velocidade individual cansando pouco durante a prova para alcançar a linha de chegada primeiro.
A prova ocorre geralmente nas ruas da cidade e tem trajeto de até 280 km para os homens e 140 km para as mulheres.
2. Ciclismo de pista
O ciclismo de pista também é conhecido como indoor, por ser uma prova em pista oval de 250 metros. Nesse caso, os atletas disputam para atingir o menor tempo em cada volta.
Dentro da modalidade existem seis competições:
1. Velocidade por equipes: na prova disputam três ciclistas na equipe masculina e duas na feminina;
2. Keirin: é uma prova disputada por seis ciclistas ao mesmo tempo no formato de sprints;
3. Velocidade individual: trata-se de uma disputa de um contra um;
4. Perseguição por equipes: é uma competição disputada por duas equipes para definir a melhor;
5. Madison: é uma prova disputada por duplas com sprints intermediários, aquele que primeiro termina suas voltas é responsável por impulsionar o colega de dupla;
6. Omnium: o omnium é uma competição mista, com 6 provas diferentes onde o ciclista tem como objetivo acumular o maior número de pontos nas provas.
3. BMX
Na modalidade BMX (bike motocross) 8 ciclistas dão a largada em plataforma de 10 metros de altura, para competir em pista de terra com obstáculos a serem vencidos.
O objetivo é alcançar a linha de chegada primeiro, fazendo saltos e manobras radicais durante o percurso, que marcam a memória de quem assiste o esporte.
4. Mountain Bike (MTB)
No mountain bike o ciclista percorre terrenos com diferentes graus de dificuldade em prova disputada ao estilo cross-country, tendo múltiplas voltas.
Cada etapa tem duração média de 1 hora e 30 minutos, com circuito de 4 a 6 quilômetros. O que faz a prova ser demorada é que somente 15% do terreno deve ser plano. O restante do percurso é todo irregular, com descidas, subidas íngremes e terreno inteiramente acidentado de propósito.
Obviamente, o primeiro ciclista que conclui todas as voltas e alcança a linha de chegada é o ganhador da prova.
5. BMX Estilo Livre
A modalidade BMX estilo livre apareceu pela primeira vez nos jogos olímpicos de Tóquio, o que faz com que muitos ainda não entendam como funciona.
Na modalidade, os atletas fazem manobras com fluidez em pista com rampas e obstáculos. Cada atleta é avaliado em seu estilo de performance, execução dos movimentos e grau de dificuldade de cada manobra realizada.
A modalidade permite que cada competidor se apresente em duas voltas, tendo 1 minuto para sua apresentação. As notas vão de 0 a 100 e são somadas ao longo da apresentação para que o vencedor seja aquele que atuou melhor em suas duas voltas.
Quais foram os atletas brasileiros de ciclismo nas Olimpíadas de Tóquio?
Além de entender as modalidades, também é útil conhecer os atletas que representam o Brasil na competição! Afinal, é preciso conhecer as modalidades, equipes e entender a dinâmica das promessas brasileiras para cada modalidade do ciclismo nas olimpíadas.
Mountain bike
O Brasil terá 3 representantes na modalidade disputando os jogos olímpicos, que são grandes nomes da modalidade.
Jaqueline Mourão que já disputou 6 olimpíadas, tendo sua estreia em 2004. Henrique Avancini, é o quarto colocado no ranking mundial da categoria.
E por último, mas não menos importante Luiz Henrique Cocuzzi que estará disputando sua primeira olimpíada. A boa notícia é que todos eles trazem chances de medalha para o país.
BMX
Com 2 representantes nacionais na categoria BMX, temos Renato Rezende e Priscilla Stevaux. O brasileiro está em sua terceira edição de jogos olímpicos. Além de ter sido o primeiro representante do país na modalidade em 2012.
Enquanto Priscilla está em sua segunda participação dos jogos olímpicos, em 2016 no Rio ela alcançou a fase de semifinais. De acordo com os que acompanham sua carreira, ela tem grandes chances de trazer uma medalha para o país.
Como é o ciclismo nas olimpíadas?
É importante perceber que o ciclismo nas olimpíadas depende diretamente de qual o estilo de prova está acompanhando. Entendendo as diversas modalidades dentro do esporte, é possível acompanhar a competição entendendo mais detalhes da corrida por medalhas.
Seja o ciclismo de pista, de estrada, disputa em equipes ou individual, é importante compreender a dinâmica de cada prova para que consiga se divertir assistindo e torcendo.
Os diferentes tipos de trajetos, estilos e competidores tornam o esporte muito interessante de acompanhar durante a disputa olímpica.
Sabendo que o país tem grandes nomes disputando as medalhas olímpicas, é importante entender as diferenças entre pistas e modalidades, para acompanhar o total de disputas envolvendo o ciclismo na olimpíada, possibilitando realmente torcer por cada um dos brasileiros e acompanhar a modalidade que é a paixão de tantos brasileiros que estão se tornando ciclistas nas estradas do país.
Leia também: Corrida de Bicicleta – Aprenda como se preparar para a primeira competição
Acompanhe os jogos olímpicos para torcer pelo Brasil
Mesmo não tendo brasileiros no ciclismo de pista ou ciclismo de estrada nos próximos jogos olímpicos, temos grandes promessas!
O mountain bike e o BMX estão bem representados por nossos atletas no evento, para uma competição com ciclistas de alto nível.
Certamente as competições serão calorosas entre os homens e também entre as mulheres. Deixando o coração dos apaixonados por ciclismo aflitos durante cada trajeto!
Aproveite para acompanhar os resultados que nosso brasileiros vão alcançar. Afinal, as olimpíadas são uma grande celebração do esporte.
Acompanhar a trajetória do vencedor no esporte é um ótimo entretenimento para aproveitar com seus amigos que também amam ciclismo. Os resultados positivos certamente animam a disputa olímpica e mostram que o Brasil possui ótimos representantes no circuito.