Pedalar em trilhas é uma prática muito saudável e prazerosa. Seja como esporte ou lazer, essa atividade traz enormes ganhos em saúde e bem-estar aos ciclistas.
Entretanto, é muito importante tomar os cuidados necessários para um pedal seguro. Se você quer iniciar nessa prática e não sabe como começar, e quais precauções tomar em suas primeiras trilhas, acompanhe esse conteúdo até o final.
Trouxemos 10 dicas de trilhas de bike para iniciantes, com recomendações práticas para você começar suas aventuras. Com esse post, você estará preparado para começar a praticar MTB de forma saudável e segura. Vamos lá!
10 Dicas para trilha de bike
Bora aprender a se preparar para suas primeiras trilhas de bike? Separamos as 10 recomendações mais importantes para iniciantes no mountain bike. Confira:
1 – Utilize uma boa mountain bike

Uma boa experiência de trilha de bike começa pelo equipamento. Conforto, segurança, performance: tudo isso você irá ganhar utilizando uma mountain bike adequada.
E um equipamento bom não precisa necessariamente ser caro. Na verdade, o mais importante é que a bicicleta esteja bem ajustada ao seu corpo, com o tamanho de aro e quadro corretos, o selim na posição, etc.
A qualidade da bike, claro, também é importante. Vale a pena investir em MTBs com suspensão dianteira e freio a disco, por exemplo. Mas se quiser algo ainda melhor, procure uma bicicleta full suspension, com quadro de carbono e, por que não, canote retrátil.
2 – Pedale sempre com equipamentos de proteção

Independentemente do terreno, praticar ciclismo é sempre uma atividade de risco. Dessa forma, nunca faça trilhas sem estar equipado com os itens de proteção adequados.
Além de proteger de acidentes, esses acessórios também te darão mais tranquilidade e confiança para curtir o passeio. Os produtos indicados para fazer trilha de bike são:
- Capacete: do tamanho adequado da cabeça e, de preferência, com tela anti-inseto;
- Luvas: ajudam a proteger o impacto das vibrações;
- Óculos específico para mountain bike.
Veja também:
- Capacete Absolute É Bom? Confira Os Melhores Modelos Da Marca
- Os Melhores Capacetes de Bike – Confira a Nossa Lista
3 – Esteja sempre acompanhado nas trilhas

Fazer trilhas sozinho é sempre mais arriscado, ainda mais se você for um iniciante. Há riscos de acidentes, de extenuação, de se perder no caminho, entre outros desafios de estar próximo à natureza.
É claro que estando bem preparado para o pedal todos esses riscos diminuem. Ainda assim, estar acompanhado de pelo menos uma pessoa experiente é sempre mais seguro – e o passeio sempre fica mais agradável com uma boa companhia.
Mas se você e a outra pessoa forem iniciantes, a dica é percorrer a 1ª trilha junto a algum grupo de ciclismo.
4 – Estude o percurso antes de praticar
Grande parte dos imprevistos em trilhas de bike acontece quando o ciclista não está bem informado sobre o terreno. Afinal, cada terreno é único, e às vezes não condiz com o grau de preparação da pessoa.
Por isso, sempre que fizer uma prática de trilha, procure se informar sobre questões como:
- Altimetria (ganho de elevação) do terreno;
- Distância do percurso, calculando o tempo que você deve levar para percorrê-lo;
- Nível técnico do trajeto;
- Previsão do tempo para o dia da prática.
5 – Nunca pare no meio da trilha
Esse é um erro típico de iniciantes: parar no caminho do percurso dos ciclistas para descansar, se hidratar ou tirar fotos. Isso é bastante arriscado, podendo causar acidentes, além de ser inconveniente para quem vem de trás.
Assim, sempre que for parar, pelo motivo que seja, fique encostado na lateral do terreno. De preferência, pare em um local espaçado fora do percurso para a segurança ser ainda maior.
6 – Nunca ultrapasse em descidas íngremes

Outro erro que pode comprometer a segurança de ciclistas iniciantes é fazer ultrapassagens em descidas íngremes. Isso porque a inclinação já traz um desafio a mais de pilotagem, e quando envolve outro ciclista, o grau de dificuldade e o risco aumentam.
Além disso, redobre a atenção nos trajetos compartilhados com carros, como estradas de terra. Nesses casos, qualquer tipo de ultrapassagem requer um cuidado ainda maior, para evitar atropelamentos.
7 – Utilize os freios corretamente

Pedalar em trilhas requer uma perícia a mais na pilotagem da bike. Algo muito importante para evitar acidentes e melhorar a performance é saber utilizar corretamente os freios.
Seja qual for o tipo de freio, é fundamental ter consciência da força aplicada nas manetes. Se apertar demais, a freada pode ser brusca, desequilibrando o corpo e ocasionando uma possível queda.
A frenagem também tem bastante relação com a postura. No MTB, o cotovelo costuma ficar levantado e aberto, justamente para dar mais força no braço e evitar quedas.
Também é fundamental utilizar os dois freios, aplicando forças similares, e deixar pelo menos um dedo sempre encostado nas manetes, para diminuir o tempo de resposta.
Veja também: Freio A Disco Bike – Tudo Que Você Precisa Saber
8 – Leve kit básico de emergência, água e alimentos
Melhor prevenir do que remediar, correto? Por isso, uma trilha de bike segura sempre pede que o ciclista esteja preparado para o percurso e possíveis situações de emergência.
A ideia não é carregar peso excessivo, e sim ter o básico para o trajeto para possíveis imprevistos. Uma sugestão do que levar para a aventura seria:
- Garrafa térmica com água;
- Alimentos leves, como fruta, barra de cereal ou sanduíche;
- Câmera de ar extra e ferramentas para uma possível troca;
- Artigos básicos e leves de primeiros socorros, como bandagem, esparadrapo e curativo.
9 – Use roupas e sapatos de ciclismo

A segurança, conforto e performance do passeio será muito melhor com os acessórios próprios da modalidade. Vestimentas de ciclismo ajudam a proteger do sol, a diminuir a temperatura do corpo, evitar suor excessivo, entre outros benefícios.
O uso de sapatilhas também é fundamental. Boas marcas trazem vantagens como a regulagem da temperatura e a diminuição do odor, além de melhorar a sensibilidade do ciclista sobre os pedais.
Leia também: Sapatilhas Shimano – Conheça os Principais Modelos
10 – Pedale com a postura adequada
Essa última dica é um aspecto mais técnico que o ciclista de MTB desenvolve com o tempo. De qualquer forma, é importante que o iniciante tenha essa preocupação desde sempre, aprendendo a postura correta para diminuir o desgaste durante a prática e o risco de lesões.
Existem muitos fatores que influenciam nesse caso, como a modalidade da prática (estradão, single track, down hill, etc) e o seu perfil de pilotagem – se a intenção é apenas o lazer ou desempenho, por exemplo.
De qualquer forma, a dica é fazer o bike fit (ajuste voltado ao porte físico do ciclista) e pedalar com pessoas experientes, ou procurar tutoriais, para melhorar sua postura durante o pedal.
Confira também: Posição na Bicicleta – Como Ter Melhor Desempenho
Que tal começar a praticar?

Esperamos que nossas dicas para trilhas de bike te ajudem a começar com o pé direito na prática. Como você pode observar, basta seguir algumas orientações básicas para sua experiência na trilha ser a melhor possível.
Para mais informações sobre o mundo do ciclismo, continue acompanhando nosso site. Temos inúmeros conteúdos para os apaixonados por bike, como nós, conhecerem mais sobre o tema. Até a próxima!