Se você já assistiu a campeonatos de ciclismo, deve ter notado que existem diversos tipos de provas, como, por exemplo, provas na estrada, provas em pistas de terra, em rampas, etc. Para quem não conhece sobre o esporte, isso pode ser um pouco confuso, porém, não é nada complicado.

Dentro do ciclismo, existem diversas modalidades que podem ser praticadas e possuem a sua competição. Algumas dessas modalidades são o ciclismo de estrada, o mountain bike e o BMX, por exemplo. Porém, uma das mais conhecidas é, definitivamente, o ciclismo de estrada.

Por isso, no artigo de hoje falaremos um pouco sobre o ciclismo de estrada, trazendo a sua história, as regras das competições, as principais provas atuais, e sobre as bicicletas usadas pelos profissionais dessa modalidade!

O que é o ciclismo de estrada?

O ciclismo de estrada é uma modalidade do ciclismo que consiste no uso de estradas pavimentadas urbanas ou feitas especialmente para a prática do esporte. Essa é uma das formas de competição mais antigas e pode ser disputada por amadores ou profissionais, dependendo da prova.

Mulher pedalando em estrada pavimentada. Foto de The Lazy Artist Gallery, Pexels.

O esporte pode ser praticado individualmente ou em equipe, dependendo do tipo de competição, e normalmente consiste em circuitos ou trajetos entre 100 e 250 quilômetros. O percurso ainda pode ter rampas e declives em geral, o que traz ainda mais variedade às provas. As maiores competições do ciclismo de estrada são: a prova olímpica e o Tour de France.

Além disso, existem diferentes tipos de competição. Como já foi dito, existem competições individuais e em grupo, porém, não são apenas essas diferenças que existem. Mais abaixo você encontrará outras modalidades de competições que o ciclismo de estrada possui.

A história do ciclismo de estrada

A história do ciclismo de estrada começa no final do século XIX, com o desenvolvimento das primeiras bicicletas com pneus macios, o que tornou possível a realização de viagens longas de bicicleta. A primeira competição da modalidade se deu na França, no Parc de Saint Cloud, em 1868, e teve como campeão o britânico James Moore.

Durante as décadas de 1890 e 1900, surgiram diversos eventos esportivos de ciclismo. Dentre eles, está o o Tour de France e o Liège-Bastogne-Liège, que se tornaram clássicos do esporte. É neste momento que o ciclismo de estrada se torna uma modalidade mundialmente popular, com competições realizadas em todos os continentes. No Brasil, porém, o esporte só ganhou visibilidade midiática em 1990.

Competidores em prova do Tour de France. Foto de Howard Bouchevereau, Unsplash.

Já em 1896, apenas 5 anos após o Tour de France, o ciclismo de estrada entrava nos jogos olímpicos. O seu ingresso nos jogos olímpicos, porém, não foi simples. As próximas três edições já não contavam com provas de ciclismo de estrada. O esporte só retorna para as Olimpíadas, dessa vez para ficar, em 1912.

Na década de 1950, o ciclismo de estrada teve um pico de popularidade, com milhões de pessoas assistindo as competições do esporte. Porém, nas décadas de 70 e 80, a popularidade do ciclismo de estrada começou a declinar devido às preocupações com a segurança dos ciclistas e a ascensão do ciclismo de montanha, que começa por volta de 1970.

Hoje o ciclismo de estrada é uma das modalidades esportivas mais populares no mundo, com milhões de pessoas participando de competições de ciclismo de estrada, e ainda mais pessoas utilizando bicicletas para realizar viagens entre cidades.

As competições do ciclismo de estrada

Hoje existem diversas competições que ganham destaque dentro das provas dessa modalidade. Já comentamos um pouco sobre a existência de diversas provas e competições distintas, mas traremos agora apenas dois dos mais aclamados eventos esportivos do ciclismo de estrada.

Esses são o Tour de France e as Olimpíadas. Porém, também podemos citar grandes eventos como o Giro d’Italia, e o La Vuelta, da Espanha.

Tour de France

Competidores em prova de Tour de France. Foto de Rob Wingate, Unsplash.

Considerada a competição de mais prestígio do mundo, o Tour de France oferece uma rota com as mais belas paisagens da França. O evento acontece todos os anos, desde 1903, quando teve início. Desde então, ciclistas do mundo todo treinam para o evento.

Olimpíadas

Uma das maiores competições no ciclismo de estrada são as provas disputadas nos jogos olímpicos, que acontecem regularmente desde 1912, com modalidades femininas entrando na competição em 1984.

Tipos de provas

Dentro das competições e eventos dessa modalidade existem diversos tipos de provas, que possuem critérios e regras diferentes entre si. Por exemplo, já citamos que as provas podem ser em equipes ou individuais, o que configura uma prova completamente diferente da outra.

Porém, além disso, ainda existem diversos critérios que podem modificar uma prova e outra, ainda que ambas sejam em equipes ou individuais. Abaixo explicamos melhor – confira!

Provas de circuito

As provas de circuitos consistem em uma corrida feita em uma pista fechada. Normalmente, esses circuitos possuem por volta de 2km por volta, e cada prova pode ter entre 10 a 20 voltas, vencendo aquele que terminar a última volta primeiro. Podem também ser decididos pelo tempo, tendo cada prova por volta de 30 min a 60 min, onde vence quem realizar mais voltas.

Provas de um dia

As provas mais clássicas são as disputas que duram um dia inteiro. Para participar desse tipo de prova o ciclista deve ser bem treinado e possuir muita resistência física. Normalmente consistem em provas longas, tendo por volta de 100km de estrada a ser percorrida.

Ciclistas em Giro d'Italia. Foto de FulAnd, Flickr.

Também pode ser disputada em circuitos fechados, porém, maiores do que os citados anteriormente. Esses circuitos podem possuir 10km a cada volta, sendo necessária a conclusão de 10 voltas ou mais.

Nesse tipo de prova, o mais importante não é a velocidade, mas o quanto os atletas conseguem manter um ritmo que os permita vencer e não se tornarem exaustos antes do final da prova.

Provas contra relógio

Como o nome já indica, nesse tipo de prova os ciclistas correm contra o relógio, procurando realizar o trajeto no menor tempo possível. Aqui também são utilizados circuitos menores, porém, esses podem assumir dois formatos: terrenos planos ou com ladeiras.

Ciclistas pedalando em pista asfaltada. Foto de Yomex Owo, Unsplash.

Essa modalidade de prova pode ser uma disputa individual ou entre equipes, e a classificação mundial dela é separada do ciclismo de estrada. Isso é, existe uma categoria para o road bike, e uma para provas contra relógio.

Prova por etapas

As provas por etapas já são maiores do que as provas de um dia inteiro, podendo levar dias para terminar. São chamadas também de Grandes Voltas, pelo seu caráter grandioso. Os atletas disputam as provas em equipes e existem diversas premiações, sendo cada uma delas baseadas em uma capacidade apresentada na competição.

Como essa é uma prova grande, existem diversas provas. Um dos dias, a prova é de ciclismo de estrada, em outro, mountain bike, e em outro, provas contra relógio. Grandes competições dessa modalidade são o Tour de France, o Giro d’Italia e o La Vuelta. No Brasil pode ser mais difícil encontrar competições nesse estilo.

Provas em equipe ou individuais

Como foi dito anteriormente em diversos tópicos, existem provas feitas para a disputa individual e outras feitas para a disputa entre equipes. As disputas individuais são mais simples: quem ganhar, ganhou – seja o critério que for.

Ciclistas em competição. Foto de Yomex Owo, Unsplash.

Já com as disputas em equipes, isso é diferente. Existem provas onde o critério vai ser em cima da média do tempo ou posição de todos os atletas da equipe, enquanto outras apenas contará com o melhor resultado da equipe.

Confira também: Corrida de Bicicleta – Como se preparar para as competições

Tipos de ciclistas no ciclismo de estrada

Por causa dos diversos tipos de competição que existem dentro do ciclismo de estrada, os ciclistas que participam se dividem em alguns tipos – isso é, possuem certa especialidade. Como existem provas que o mais importante é manter um ritmo e outras que precisam da velocidade, não faz sentido para uma equipe, por exemplo, manter apenas um tipo de ciclista.

Equipe de Ciclismo de Pista. Foto de paolo candelo, Unsplash.

Essas especialidades são divididas em:

Leia também: Ciclista Profissional – Como se tornar um

Então, o que é o ciclismo de estrada?

Para finalizar, podemos reduzir que o ciclismo de estrada é uma modalidade do ciclismo onde o ciclista pedala em uma superfície asfaltada – seja um circuito fechado, ou estradas e ruas da cidade. As competições podem tomar diversos formatos, inclusive formatos mistos, com outras modalidades do ciclismo.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender melhor o que é essa modalidade e como são as provas. Se gostou do conteúdo, visite já o nosso site e encontre os melhores artigos sobre bicicletas e ciclismo em geral!