Uma das modalidades mais novas do ciclismo, o BMX é considerado o caçula do esporte. Caso ainda não saiba, o ciclismo possui diversas modalidades que podem ser praticadas, como o BMX, o MTB, a bike de estrada, etc.
O BMX é uma modalidade um pouco mais radical, que possui diversas manobras feitas em pistas de terra. Porém, existem outras características da modalidade que complementam e especificam o estilo BMX, diferenciando de MTB XC, ou Enduro, por exemplo, que também são praticadas em pistas e estradas de terra.
Confira abaixo mais informações sobre o bicicross, mais conhecido como BMX! Saiba a história da modalidade, como funcionam as competições e mais algumas curiosidades sobre o esporte olímpico!
História do BMX
Antes de mais nada, é interessante começar entendendo a história do esporte, para que possamos compreender melhor a motivação de sua criação e porquê é como é. Afinal, as bicicletas de BMX são consideravelmente menores, e isso pode causar estranheza para quem não conhece sobre.
O BMX, sigla para bicycle moto cross, foi criado nos Estados Unidos, pelos jovens fãs do motocross, que estava em alta na época, por volta de 1960 e 1970. Com a admiração por seus ídolos e as manobras arriscadas que faziam, e com a falta de condição para se adquirir uma motocicleta, esses fãs se viraram para as bicicletas e criaram as bicicletas BMX.
Essas eram usadas, principalmente, em pistas de terra e com obstáculos. Hoje em dia, já existem diversos tipos de pistas para a prática do BMX, como pistas com rampas de madeira, o uso da rua e seus obstáculos já existentes, como corrimãos e rampas de concreto.
Foi em 1981 quando surgiu a Federação Internacional de BMX e logo depois, em 1982, ocorre o primeiro campeonato mundial de BMX. Em 2008 a categoria é inserida nos jogos olímpicos na forma de corridas, para apenas em 2020 passar a incluir, também, a categoria BMX Freestyle.
O que é o BMX?
Se você já conhece um pouco do BMX, já sabe que, assim como o seu inspirador, o motocross, ele é um esporte radical, com diversas manobras, trilhas/pistas difíceis, com rampas ou com obstáculos.
Dentro da categoria de BMX existem diversas formas de competição, como o racing ou o freestyle, além dos tipos de locais possíveis de se praticar. O esporte pode ser praticado em terrenos com terra, em praças e outros locais públicos, em pistas com rampas, e etc.
Categorias de competição do BMX
Como falamos, existem dois tipos de competição dentro do BMX e falaremos rapidamente sobre elas.
Racing
Como o nome sugere, as competições de racing, ou corrida, são competições onde os competidores devem ser ágeis e superar diversos obstáculos espalhados pela pista. O objetivo, é claro, é chegar em primeiro lugar, superando os obstáculos mais rapidamente do que os outros atletas.
BMX Freestyle
Já o BMX freestyle possui um outro foco, onde a velocidade não é tudo o que importa. No BMX Freestyle, o objetivo é fazer manobras bonitas e arriscadas, e a velocidade não é o que mais importa, mas sim a boa execução desses movimentos.
Dentro do BMX freestyle, porém, existem ainda mais modalidades que podem ser exploradas. Essas dizem respeito ao estilo da pista que é utilizado. Esses são:
Dirt Jump
A modalidade de dirt jump é aquela praticada em trilhas de terra, com elevações e rampas de variados tamanhos e distâncias.
Vertical
Já o freestyle vertical, é praticado em pistas semelhantes às da categoria de mesmo nome do skate: as rampas em “U”, que chegam a 90° de inclinação.
Mini Ramp
A mini ramp, por sua vez, é parecida com a vertical no aspecto de possuir subidas. Porém, elas não são tão longas e altas como as do vertical. O foco nessas rampas menores é de realizar manobras de bordas, além dos saltos e as manobras aéreas.
Street
A modalidade de street é, assim como o skate, a modalidade praticada nas ruas, utilizando corrimãos, escadas e outros obstáculos para a realização das manobras.
Flatland
O BMX flatland é uma forma de apresentação de manobras em solo plano, sem rampas ou obstáculos. Aqui, o que mais conta é o equilíbrio e a criatividade para combinar manobras e movimentos inusitados.
Park
A modalidade de prática de BMX Park consiste em utilizar um local próprio para a utilização de bikes e/ou skates. Esses parques podem conter diversos obstáculos e rampas diferentes, tornando essa uma das modalidades mais variadas do esporte.
Curiosidades sobre o BMX
Algumas curiosidades que podemos trazer aqui são informações sobre os campeonatos mundiais. Essas duas curiosidades, na realidade, podem ser ligadas uma a outra.
Uma delas é o fato de apenas existir um único bicampeão mundial da modalidade de racing nos jogos olímpicos. Esse é Maris Strombergs, morador da cidade de Valmiera, na Letônia. O atleta venceu em 2008, em Pequim, e também em Londres, em 2012, se consagrando o primeiro e o único bicampeão mundial.
O outro fato interessante é a diversidade dos países que ganharam as medalhas das olimpíadas, sendo um número bem diversificado: das 12 medalhas distribuídas na história do BMX olímpico, 7 foram para diferentes nações.
Conclusão
Agora você já sabe o que é o BMX, de onde ele veio e como é praticado hoje em dia! Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda, esclarecendo suas dúvidas e trazendo informações interessantes.
Se gostou, não deixe de visitar o nosso site, onde possuímos diversos outros artigos sobre o ciclismo!