Em sua busca por novas peças para a sua bike, com certeza você se deparou com diversos componentes da marca Shimano. Também já deve ter percebido que os grupos Shimano podem ser um pouco confusos, com diversos nomes e diversas opções em cada grupo.

Seja você iniciante no pedal, ou um ciclista mais experiente, é certo de que você deseja melhorar a sua experiência de pedalada, seja com mais conforto, ou aumentando a performance. Por isso, hoje nós vamos te ajudar a escolher um bom sistema de transmissão, para que a sua pedalada seja a mais fluida e tranquila possível.

As marcas fabricantes de peças de bicicleta possuem diversas linhas de produtos, com variações dentro das próprias linhas, também chamadas de grupos. Portanto, a confusão não se dá apenas com a diferença dos grupos, mas também dentro dos mesmos.

Quando se trata de sistema de transmissão, é certo de que você poderá encontrar diversos modelos dentre os grupos da Shimano. Cada um deles terá sua própria especialidade, sendo melhor para uma modalidade, ou pela preferência do próprio ciclista.

Sabendo da possível confusão quando se trata de distinguir os modelos apresentados pela marca Shimano, vamos falar hoje sobre os melhores câmbios Shimano em 2023. Portanto, se o que você procura é uma resposta simples sobre quais são os melhores câmbios Shimano, você veio ao lugar certo! Não deixe de ler até o final para entender melhor.

O que são os câmbios?

Para começar a falar sobre o assunto principal, é importante entendermos qual é o papel dos câmbios dianteiro e traseiro.

Resumidamente, o câmbio é a peça da bicicleta que irá realizar a troca de marchas. Sua função é receber a ordem do trocador de marchas utilizado pelo ciclista e, a partir disso, movimentar a corrente pelas engrenagens da coroa.

Câmbio Shimano Tourney instalado em bike. Foto de formulário PxHere.

Ou seja, é o câmbio que vai realizar a troca da marcha comandada pelo ciclista, variando entre as velocidades disponíveis no sistema de transmissão – isso é, o câmbio. Quanto mais marchas o sistema possuir, mais velocidades terá.

Os melhores sistemas de transmissão são aqueles que não travam, realizam as trocas de maneira precisa, silenciosa e rápida. Além disso, o material deve ser resistente e adequado ao uso específico.

Grupos Shimano

Agora vamos entender um pouco sobre o que são os grupos Shimano. O que chamamos de grupos são como linhas de produtos que se assemelham quanto aos materiais, uso e tecnologias utilizadas. Por isso, existem diversos grupos, com diferenças grandes e pequenas entre os componentes.

Bicicleta equipada com peças Shimano. Foto de Mark Hansen, Pexels.

Além disso, é claro, existem grupos de entrada, intermediários e avançados/profissionais. Portanto, é interessante entender melhor cada um desses grupos. Se quiser entender melhor os grupos Shimano e a sua hierarquia, visite nosso artigo aqui!

Portanto, existem diversas opções de peças da Shimano que estão disponíveis para o cliente. Isso também inclui outros componentes, como o pedivela, o cassete, as coroas, etc.

Um dos maiores benefícios de se adquirir as peças em conjunto é a compatibilidade de todas elas, além da qualidade garantida pela marca.

Para melhor entendimento deste artigo, traremos um breve resumo sobre os grupos que a marca possui. Segue a relação com alguns desses grupos:

Shimano Altus

Câmbio traseiro Shimano Altus M310. Imagem retirada do site da Shimano.

Grupo de entrada para quem deseja uma bicicleta de passeio. Possui uma versão de câmbio eletrônico e é o segundo mais simples na hierarquia Shimano. Ótimo para quem procura iniciar a prática do ciclismo sem ter de se preocupar se o terreno é asfaltado ou não.

Shimano Alivio

Câmbio dianteiro Shimano Alivio M3120, direct mount. Imagem retirada do site da Shimano.

Outro grupo de entrada para o mountain bike, o grupo Alivio é voltado para aqueles ciclistas que desejam se aventurar em trilhas mais intensas. Esse grupo é para aqueles que desejam começar as suas práticas de mountain bike sem se aventurar muito.

Shimano Dura-Ace

Câmbio Shimano Dura-Ace R9250. Imagem retirada do site da Shimano.

Grupo mais avançado da marca para os praticantes de road e speed. Focado para atletas profissionais e competidores, trazendo as melhores tecnologias da marca, com a mais rápida troca de marchas que podem oferecer.

Shimano Deore XT

Grupo avançado da marca, ideal para quem deseja competir no mountain bike. Encontrado em diversas competições.

Câmbio Shimano Deore XT Shadow RD+. Imagem retirada do site da Shimano.

Em nosso site você também pode encontrar artigos que tratam especificamente sobre o sistema da linha Tourney e da linha Altus.

Como escolher o melhor Câmbio Shimano para você

Certo, agora você conhece alguns dos grupos da Shimano e já pode ter uma certa ideia de suas diferenças. Porém, isso ainda não responde quais seriam o melhores câmbios Shimano e muito menos qual deles é o melhor para você.

Pensando nos diversos tipos de ciclistas, abaixo falaremos um pouco sobre peças em relação ao perfil de cada um. Afinal, cada um deles possui suas características que trarão as vantagens e benefícios.

MTB

Se você procura por um produto que pode ajudar a melhorar o seu desempenho na prática do mountain bike, a Shimano pode te oferecer diversos grupos e diversos modelos dentro desses grupos. As linhas listadas anteriormente são todas voltadas para a prática do MTB (exceto a Dura-Ace), porém cada uma possui a sua melhor aplicação, baseada também no ciclista.

Ciclista praticando mountain bike. Foto de formulário PxHere.

Tratando-se de iniciantes, os melhores câmbios Shimano seriam do grupo de entrada. Afinal, não há motivos para comprar peças avançadas antes de se familiarizar com o tipo de equipamento e descobrir o que mais te agrada. Portanto, os mais indicados são os modelos da linha Tourney, Altus, Acera ou Alivio.

Porém, caso deseje o melhor desempenho possível, os grupos Deore, Deore XT e XTR podem ser os mais indicados. Esses são os modelos utilizados por atletas profissionais, aparecendo em diversas competições.

Road / Estrada

Quando o objetivo é subir em uma bicicleta e pegar uma longa estrada, com velocidade e segurança, as características a serem levadas em consideração podem mudar um pouco. Afinal, o praticante do ciclismo de estrada procura um produto que vá garantir também a sua velocidade, uma grande parte do esporte.

Atleta pedalando em estrada. Foto de formulário PxHere.

Existem, também, preocupações que são desnecessárias quando se trata de uma bike de estrada. Como os componentes não receberão tantos impactos quanto em uma mountain bike, as peças das bikes de estrada não precisam de tanta rigidez, o que também pode afetar diretamente no preço.

Os melhores câmbios Shimano

Agora você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre os componentes para MTB e para estrada. Traremos, então, uma lista dos melhores câmbios Shimano, seja para MTB, estrada ou outros usos.

Câmbio Shimano Tourney TY300 SGS

O câmbio da Shimano Tourney é a mais simples que a marca pode oferecer. Por isso, é considerado um dos melhores para os ciclistas iniciantes. O câmbio do grupo Tourney pode ser utilizado em bicicletas de estrada ou mountain bikes de entrada.

Câmbio Shimano Tourney TY300 SGS. Imagem retirada do site da Shimano.

O modelo é construído em alumínio, aço e plástico, o que lhe garante leveza e resistência. Porém, não tente se aventurar em trilhas mais difíceis e com saltos, pois o modelo não foi feito para aguentar esse tipo de impacto com frequência.

O modelo pode ser usado em bicicletas de 6 ou 7 velocidades, e em cassete de 13 a 24 dentes. Devido ao seu posicionamento como uma das peças de entrada da marca, ele é considerado um dos melhores câmbios Shimano em custo benefício.

Confira o preço na Amazon

Câmbio Traseiro Shimano Alivio M3100

Se você procura por um produto que te permitirá dar início à prática de mountain bike casual, em trilhas mais difíceis, o câmbio Shimano Alivio podem se mostrar uma ótima opção. Possuindo compatibilidade com cassete de 32 a 36 dentes, o Alivio M3100 pode ser usado com peças de 18 a 27 velocidades.

Câmbio Alivio M3100. Imagem retirada do site da Shimano.

Com as tecnologias Shadow RD, Two Way Release e Rapidfire Plus, o modelo oferece suavidade durante as pedaladas, com um trocar de marchas suave e preciso. Além disso, a tecnologia Shadow RD fornece uma proteção maior ao produto, evitando choques com galhos, pedras e o acúmulo de terra.

Confira o preço na Amazon

Câmbio Traseiro Shimano SLX M7100

Para quem já é ciclista experiente e deseja um bom desempenho de suas peças, além de uma longa durabilidade, o câmbio SLX M7100 pode ser o ideal.

Feito completamente em alumínio, o modelo possui a leveza e a resistência necessárias para que os ciclistas não tenham medo de encarar todos os tipos de terrenos sem se preocupar.

Câmbio Shimano M7100. Imagem retirada do site da Shimano.

Com diversas tecnologias da marca, a troca de marchas é suave por todas as 12 velocidades, e a integridade do produto é garantida pelo sistema de amortecimento do câmbio.

Portanto, se você deseja uma bicicleta de passeio de longa data ou para a prática mais intensa do MTB, o SLX M7100 é o modelo para você.

Confira o preço na Amazon

Câmbio Traseiro Shimano XTR M9100

Para os que desejam um uso profissional, seja para competições ou para se obter o melhor desempenho possível, o grupo XTR pode trazer a solução para os seus problemas. Sendo o grupo de mais alto nível da Shimano, o câmbio traseiro XTR M9100 possui tudo que você precisa para se superar cada vez mais no MTB.

Câmbio Shimano XTR M9100. Imagem retirada do site da Shimano.

O modelo possui a capacidade para cassete de até 51 dentes, e possui de 11 a 12 velocidades. Além disso, também possui a sua versão eletrônica.

O modelo, é claro, também conta com as melhores tecnologias da marca, como a Shadow RD, que garante maior durabilidade para a peça. Seu peso é de 240 gramas e sua montagem é convencional, isso é, fixação direta.

Confira o preço na Amazon

Câmbio traseiro Shimano Ultegra R8150

Já para os ciclistas que procuram bons equipamentos para a prática do ciclismo de estrada, a Shimano não deixa a desejar com componentes como os do grupo Ultegra. Sendo um dos mais avançados da marca quando se trata de bicicletas de estrada, ele é perfeito para quem deseja a tranquilidade de realizar viagens de bicicleta ou sessões maiores em estradões.

Câmbio traseiro Shimano R8150. Imagem retirada do site da Shimano.

Equipado com as melhores tecnologias da marca, como a Direct Mount e o Shadow RD, esse é o sistema de transmissão traseiro com as trocas mais rápidas já fabricado pela empresa.

Com um peso de 262 gramas, o modelo garante a leveza e praticidade. Além disso, o modelo também possui uma unidade sem fio integrada, trazendo mais opções para os ciclistas.

Confira o preço na Amazon

Por que comprar um câmbio Shimano?

Se mesmo conhecendo os melhores modelos da marca ainda não sentir confiança em comprar um sistema de transmissão da Shimano, não se preocupe. Estamos aqui para te assegurar que a sua compra não será em vão e que os componentes da empresa são de ótima qualidade.

Peças Shimano em oficina. Foto de Tom Conway, Unsplash.

Primeiramente, é válido lembrar que a empresa é uma das maiores do mundo no meio do ciclismo, o que já traz diversas vantagens aos seus compradores.

Além disso, a empresa oferece uma grande gama de câmbios dianteiros e traseiros, que podem ser utilizados em conjunto, criando diversas configurações possíveis para a sua bike.

Por estar no mercado há anos, a empresa acompanha a evolução do esporte de perto, oferecendo as melhores tecnologias e, consequentemente, umas das melhores peças oferecidas no meio. Sendo, mais uma vez, uma das maiores empresas do meio, ela oferece o suporte necessário para o seu consumidor, com diversos pontos de atendimento ao cliente pelo Brasil.

Conclusão

Como vimos, existem diversos câmbios que podemos dizer que são os melhores da Shimano. Seja câmbio dianteiro ou traseiro, para MTB ou estrada, a Shimano com certeza dá conta de atender aos seus consumidores.

Além disso, o melhor câmbio para você será o que melhor atende suas necessidades e esteja dentro da quantia que está disposto a pagar.

Bicicleta em trilha. Foto de Tim Foster, Unsplash.

Portanto, a maior dica que podemos te dar é de estudar e entender melhor o que você procura e qual produto pode te entregar o resultado que deseja.

Também é valido dar preferência para as marcas mais bem conhecidas pelas pessoas, afim de evitar qualquer tipo de dor de cabeça, seja em relação a qualidade do produto, do suporte, ou da entrega.

Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda em sua busca! Se gostou do conteúdo, não deixe de visitar nosso site, onde você pode encontrar diversos outros artigos sobre o mundo do ciclismo!

Veja também: