Seja pela prática do esporte, para emagrecer e/ou cuidar da saúde, andar de bicicleta tem se tornado um dos esportes mais populares. Sendo também um ótimo meio de locomoção nas cidades, e até mesmo de realizar viagens, ainda possui a vantagem de não produzir gases que produzem o efeito estufa.

Porém, na hora de comprar uma bicicleta, muitos ciclistas iniciantes, ou até mesmo os ciclistas com mais experiência, muitas vezes acabam por não saber qual bicicleta seria a melhor bicicleta para comprar. Seja pelo tamanho do quadro, do aro ou o tipo de bicicleta, a confusão pode surgir para todos nós.

Porém, isso pode se tornar mais simples. Afinal, apesar de existirem inúmeros modelos e tipos de bicicleta, cada uma delas possui um objetivo ou especialidade. Além disso, o nosso gosto pessoal também trará grande influência na hora de comprar uma nova bicicleta.

Sabendo disso e procurando resolver essa possível confusão, trazemos hoje esse artigo, feito especialmente para te ajudar a entender os modelos de bike e quais seriam os mais indicados para a sua prática. Portanto, se procura por uma nova bicicleta, leia até o final!

Escolhendo a bicicleta de acordo com seus objetivos

Como já foi dito, existem diversos modelos de bikes, e muitos possuem um objetivo diferente de outro modelo. Isso é, existem modelos, por exemplo, de bicicletas BMX, mountain bikes ou bicicletas de estrada. Ainda assim, não é tão simples assim – existem modelos, como os de gravel, que permitem o uso em diversos ambientes.

Ciclista segurando sua bicicleta em trilha. Foto de Daniel Frank, Pexels.

Por isso, abaixo explicaremos um pouco sobre as modalidades do ciclismo e as bicicletas usadas para a prática das mesmas. Também é válido lembrar que existem modelos que atendem à mais de uma modalidade, como algumas das bicicletas urbanas, que podem ser usadas em algumas trilhas e dentro da cidade.

Mountain bike

Se o seu objetivo é andar de bicicleta em trilhas, conhecendo a paisagem ao seu redor e se desafiando em rotas difíceis, o melhor tipo de bicicleta seria uma mountain bike. As mountain bikes podem ser de aro 26 ou aro 29, porém, é o aro 29 que garante maior estabilidade e desempenho para o ciclista que escolhe se aventurar pelas trilhas.

Atleta praticando MTB. Créditos: Pexels, Irene Lasus

As bicicletas de mountain bike são mais resistentes e, portanto, podem ser mais pesadas que as bicicletas de passeio ou estrada. Isso garante uma estabilidade maior para o ciclista, além de fornecer maior durabilidade para as peças.

Confira mais em: Mountain Bike – Tudo sobre MTBs

Bicicletas de estrada

Se você deseja praticar o ciclismo de estrada, então a bicicleta recomendada para você são as bicicletas de estrada ou speed. As bicicletas de estrada costumam ser menores, mais leves e mais finas, facilitando o ganho de velocidade.

Ciclistas com bicicleta speed - Créditos: Pexels

Apesar de o aro 29 proporcionar maior aproveitamento de cada pedalada, também é possível utilizar uma bike de aro 26, dependendo da sua preferência e/ou tamanho. Afinal, o tamanho da bicicleta deve ser proporcional ao tamanho do corpo do cliclista.

Veja também: Os Melhores Modelos de Bicicleta Speed Barata

Bicicleta de passeio ou urbana

Se o seu objetivo é realizar longos passeios pela cidade, incluindo algumas trilhas mais leves, uma bike de passeio pode ser a melhor opção para você. Essa também é uma ótima opção para quem deseja utilizar a bicicleta como meio de transporte, como para ir ao trabalho, para a escola, etc.

Jovem passeando de bicicleta. Foto de Samson Katt, Pexels.

Os modelos de bicicletas de passeio oferecem muito conforto e leveza, tornando a pedalada mais tranquila, menos pesada para o ciclista. Sendo também chamada de bicicleta urbana, ela é ótima para quem deseja pedalar em centros urbanos. Além disso, algumas podem aguentar a prática de mountain bike em trilhas leves.

Em relação ao tamanho do aro, como pedalar em um ambiente urbano pode requerer que tenhamos um tempo mais rápido de reação, uma bike de aro 26 pode ser uma boa pedida, posto que possui maior agilidade. Da mesma forma, uma mountain bike também pode ser útil quando se trata de uma cidade sem ciclovias ou com buracos nas pistas e ruas.

Jovem pedalando em ambiente urbano. Foto de Eva Bronzini, Pexels.

Porém, o tamanho do aro deve ser de acordo com o tamanho do ciclista. O que não é um problema, visto que o aro 29 também possui um ótimo desempenho no ambiente urbano, e pode ser especialmente bom para quem deseja, também, se aventurar por trilhas.

BMX

Para a prática do BMX, as bicicletas costumam ser menores do que o normal. Como o BMX é uma prática com manobras, quão mais leve e menor for a bicicleta, melhor para o ciclista. Por isso, o quadro e o aro das bicicletas BMX são pequenos e podem causar confusão em quem vê pelas primeiras vezes.

Jovem com bike BMX. Foto de formulário PxHere.

Ainda sobre as diferenças entre as bikes “comuns” e as BMX, algumas das bikes cross não possuem correntes. O ciclista que pratica BMX não está preocupado com a pedalada, e sim com a estética das manobras. Portanto, não há necessidade de se ter correntes – mas sim, de se manter os pedais.

Portanto, uma bicicleta de BMX necessita um estudo mais a fundo sobre o assunto, além da prática anterior com bikes.

Leia também: Ciclismo BMX – Entenda sobre a Modalidade

Bicicleta Elétrica

Se o seu maior objetivo com a bicicleta não for adicionar exercícios físicos no seu dia a dia, mas sim utilizar um meio de transporte que não agrida o meio ambiente e não precise se preocupar com o trânsito, uma bicicleta elétrica pode ser a melhor escolha.

Bicicleta elétrica. Foto de formulário PxHere.

As bicicletas elétricas possuem diversos modelos, sendo alguns totalmente movidos pelo motor, e outros que são movidos apenas parcialmente pelo mesmo. Isso é, existem modelos onde o ciclista não precisa realizar esforço algum, enquanto outros modelos apenas ajudam o ciclista em cada pedalada.

Possuindo uma ajuda a cada pedalada, essa pode ser uma ótima escolha para quem deseja sair do sedentarismo ou possui alguma limitação física e deseja praticar o esporte. Também é uma ótima escolha para quem deseja pedalar em centros urbanos.

Confira também: As Melhores Bicicletas Elétricas

Tamanho da bicicleta e outras peças

Agora que você sabe que tipo de modelo buscar ao comprar a sua bike, vamos falar sobre o tamanho das peças. Afinal, existem diferentes bicicletas com o mesmo objetivo, sendo adaptadas para pessoas e preferências distintas.

Por isso, começaremos falando sobre o tamanho dessas peças e como elas podem afetar a sua experiência com a bike.

Tamanho do quadro

O quadro é a parte central da bicicleta, é nela que se montam todas as outras peças. Portanto, ela é como a alma da sua bike, e deve ser sempre levado em conta quando comprar as outras peças. Da mesma forma, é ele quem dita o tamanho da bike, e deve ser pensado em torno do tamanho do ciclista.

Bike com quadro vermelho. Foto de Oleg Prachuk, Pexels.

Segue abaixo a lista de tamanho do quadro em relação ao tamanho do ciclista.

Também existe a possibilidade do uso de quadros fora do indicado pela sua altura, seja maior ou menor. Isso, porém, depende da preferência do ciclista, e tampouco pode ser muito fora do padrão da sua altura, pois pode acabar causando problemas e lesões.

Portanto, o mais indicado é seguir a lista de recomendações, especialmente para os que não possuem muita experiência no ciclismo.

Leia também: Tamanho de Quadro de Bike – Como Escolher o Ideal?

Tamanho do aro

Assim como o quadro, o tamanho do aro de sua bike é uma das coisas mais importantes. O aro é o tamanho de sua roda e pneus, o que o torna uma das características mais importantes na hora de comprar ou montar uma bike.

Existem diversos aros distintos, porém, os mais comuns são os aros 26 e 29. Além deles, também existem os aros para BMX e para crianças. Trataremos mais sobre eles abaixo.

Close up do aro de uma bicicleta. Foto de Haydan As-soendawy, Pexels.

O tamanho do seu aro ser de acordo com o seu tamanho e com os seus objetivos com a bike é de extrema importância. Dependendo do seu tamanho, e do tamanho do seu quadro, um aro 29 pode acabar atrapalhando mais do que ajudando.

Confira também: Como Saber o Aro da Bicicleta Ideal para Você.

Aro 29 ou Aro 26?

O aro 29 é um dos preferidos para quem procura leveza e tranquilidade ao pedalar. Ele proporciona um desempenho melhor em estradas com irregularidades, como pedras, raízes e buracos, e também possui um aproveitamento melhor de cada pedalada.

Já o aro 26, por ser menor, possui mais agilidade e pode ser uma ótima opção para quem deseja praticar manobras e/ou pedalar em locais mais apertados.

Aros BMX

Se o seu objetivo for praticar o BMX, porém, como já foi dito acima, os aros são bem menores do que o normal. Os aros usados no BMX podem variar entre 20″ e 24″, sendo o aro 20 o mais comum.

Como escolher bicicleta para iniciantes e as suas primeiras aventuras?

Se o uso for feito por alguém que ainda é iniciante no mundo do ciclismo, o nosso conselho é que procure uma bicicleta específica para esse momento. Como você, ou o iniciante em questão, ainda não possui experiência com a bike, vai ser difícil saber qual o melhor modelo para você – afinal, é uma questão de gosto e estilo do ciclista.

Caloi Velox. Imagem retirada do site da Caloi.
Caloi Velox. Imagem retirada do site da Caloi.

Portanto, o mais importante no momento é comprar uma bicicleta funcional, que vá te permitir ter mais experiência e descobrir o que te agrada ou não. Para isso, um modelo de entrada é a melhor escolha a se fazer, pois possuem qualidade e funcionalidade com um bom custo benefício.

Veja aqui as Melhores Bicicletas Boas e Baratas para Iniciantes.

Bicicleta Infantil

Acima, tratamos sobre tamanho do quadro e aro, por exemplo, para ciclistas adultos. Porém, se for o caso da bicicleta ser para uma criança, existem tamanhos específicos que devem ser comprados de acordo com a idade dela.

Criança andando de bicicleta. Foto de Tarikul Raana, Pexels.

Abaixo segue a lista de tamanhos de bicicleta para as crianças:

Leia mais em: Aro de Bicicleta por Idade.

Pneus

Os possíveis pneus de uma bike podem se resumir em dois tipos: os mais largos, e os mais finos. Assim, é possível determinarmos quais as diferenças entre um pneu e outro, e entender as suas posições dentro dessa escala.

Pneus mais finos são normalmente usados em bicicletas de speed. Isso é, os ciclistas que desejam mais velocidade. Isso acontece pois, quanto mais fino é o pneu, menor contato ele possui com o solo, o que gera menos atrito, e diminui a força necessária para impulsionar a bike.

Ciclistas praticando MTB com pneus largos. Foto de Dó Castle, Pexels.

Já os pneus mais grossos, por sua vez, são mais usados no mountain bike, por exemplo, pois possuem maior área de contato com o solo. Isso facilita atravessar trilhas acidentadas, com raízes expostas, buracos, pedras, etc. Porém, isso também faz com que as pedaladas rendam menos do que os pneus mais finos.

Conclusão

Portanto, no momento de comprar uma bicicleta deve-se levar em consideração diversos fatores. Desde o seu tamanho, até se irá participar de competições ou não. Assim, você encontrará o modelo que te trará mais conforto no pedal.

Ciclista pedalando em trilha. Foto de Harry Shelton, Pexels.

Esperamos que esse conteúdo tenha sanado suas dúvidas e que essas dicas te ajudem a decidir dentre as opções que existem no mercado. Lembre-se: cada ciclista pode procurar características diferentes com um mesmo objetivo em mente, por isso, é importante saber os aspectos que você deseja em sua bicicleta.

Se gostou da leitura, não deixe de visitar o nosso site! Possuímos diversos artigos sobre o mundo do ciclismo, incluindo diversos outros que podem ajudar a escolher melhor a sua bicicleta!