Bicicleta simples encostada nas plantações

Bicicleta Boa e Barata para Iniciantes 2022 – Confira as Top 5

Você ama pedalar mas não consegue encontrar uma bicicleta boa e barata que se adeque ao seu orçamento? Não deveria ficar tão preocupado assim.

Deixar a pressa de lado na compra da sua bike é muito importante.

É preciso pesquisar os vários modelos e as suas vantagens para que se entenda se realmente valem a pena e são econômicos. Saiba que deverá considerar diversos fatores que contribuem para saber qual é o estilo de bike perfeito para você.

Inúmeras pessoas fãs do esporte procuram desesperadamente valores mais baixos e que compensem da mesma forma.

Se você é uma destas pessoas que procura uma bicicleta boa e barata, não deixe de acompanhar o nosso artigo e todas as informações coerentes separadas a dedo para você!

Melhores Bicicletas Boas e Baratas de 2022

Vantagens das bicicletas baratas

Graças à conscientização das pessoas (e à alta da gasolina), as bicicletas tornaram-se um importante meio de transporte em áreas urbanas.

Entretanto, como nem todos têm orçamento para uma bike super tecnológica, existe muita busca por um bom custo benefício.

Então, uma das grandes vantagens de uma bicicleta boa e barata é o custo benefício. Pagar menos para ter um meio de transporte saudável e ainda economizar nos gastos de combustível e passagens é visto como algo vantajoso para a maioria das pessoas.

Bicicleta branca parada na estrada

Existe mesmo uma bicicleta boa e barata?

Provavelmente você já deu uma olhada nos preços de bicicletas na internet e se assustou. Não se preocupe tanto assim, não é sempre que os preços são altos.

É comum encontrar, principalmente nas lojas físicas, modelos “de entrada” custando milhares de reais, um preço que você claramente não pode e nem deve pagar. Quando se fala de bicicletas para esportes, ou seja, de alto desempenho, os preços se tornam ainda mais absurdos.

A maioria pensa que peças de qualidade e materiais bons só podem ser obtidos com modelos nesses preços absurdos. Isso não é verdade!

Apresentamos agora os 5 modelos para iniciantes escolhidos pela nossa equipe.

As top 5 – bicicleta boa e barata

Bicicleta Monark Barra Circular FI

Monark Barra Circular FI Vermelha

Muitas pessoas necessitam de uma bike simplesmente como meio de transporte para ir ao trabalho ou para um passeio curto. E a bicicleta barra circular da Monark, um clássico para os brasileiros, atende muito bem essa proposta.

É uma bicicleta com ótimo custo benefício se considerarmos a sua durabilidade e o fato de que o ciclista não terá muitos gastos com manutenção.

Características Técnicas

Marca: Monark

Quadro: Aço carbono

Aro: 26 alumínio polido

Cor: Azul ou vermelho

Freios: V-brake

Câmbio: Velocidade única

Bicicleta Caloi Urbam

Bicicleta Caloi Urbam

A Caloi Urbam é uma bicicleta urbana funcional, sendo muito boa para ambientes urbanos. Possui boa manobrabilidade, necessário para poder se desviar dos carros e outros obstáculos. Possui câmbios que, apesar de serem modelos de entrada, ajudarão muito nas subidas de ladeiras.

O quadro de alumínio é muito bem desenhado, com excelente rigidez, sendo difícil de entortar. É um modelo da Caloi que possui bagageiro e paralama, que podem ser úteis em transporte de cargas e situações de chuva.

Características Técnicas

Marca: Caloi

Quadro: Quadro de alumínio com suporte para freio v-brake

Aro: Aro 700 36F Parede Dupla

Cor: Preto

Freios: V-brake de alumínio

Câmbio dianteiro: Power – 3v

Câmbio traseiro: Shimano Tourney – RDTY300 – 7v

MTB Caloi Vulcan

MTB Caloi Vulcan

Sendo a bicicleta mais indicada pela própria Amazon, a Caloi Vulcan é a mountain bike de entrada da marca Caloi e também uma das bicicletas mais vendidas do Brasil para ciclistas iniciantes. O destaque deste modelo é o câmbio Shimano Tourney, que já é um modelo melhor que Shimano TZ, modelo de entrada da Shimano.

É uma bike muito indicada para trilhas leves e estradas de terra batida, mas nada impede também de ser utilizado em ambientes urbanos.

Outro ponto positivo é que, devido a sua popularidade, as peças de reposição da Caloi Vulcan são facilmente encontradas na maioria das cidades brasileiras, além de maior disponibilidade para assistências técnicas, se necessário.

Confira este artigo que preparamos: Caloi Vulcan é Boa?

Características Técnicas

Marca: Caloi

Quadro: Quadro de alumínio 6061 tratado

Aro: Aro alumínio VZAN P68

Cor: Preto ou Braco

Freios: Freio a disco mecânico

Câmbio: Shimano Tourney 21v

MTB KSW XLT

MTB KSW XLT

Mais uma mountain bike na nossa lista de sugestões, a MTB KSW XLT não é um modelo tão conhecido como a Caloi Vulcan mas é muito divulgado dentro dos grupos de pedal pois possui um ótimo custo benefício, além de estar disponível numa grande variedade de tamanhos e cores.

O destaque fica para o câmbio da bicicleta, sendo a Shimano TZ. Possui também freio a disco mecânico e quadro de alumínio.

Bicicleta KSW é Boa? Descubra neste artigo.

Características Técnicas

Marca: KSW

Quadro: Quadro de alumínio 6061

Aro: Aro 29 parede dupla 36f

Cor: Diversos

Freios: Disco com rotor de 160mm

Câmbio dianteiro: Shimano TZ

Câmbio traseiro: Shimano TZ

Bicicleta Dobrável Durban Eco+

Bicicleta Dobrável Durban Eco+

E a nossa última sugestão é a bicicleta Durban Eco+, uma bicicleta dobrável, que possui a praticidade de poder ser levada em viagens e também muito utilizada também pelas pessoas que realizam transporte intermodal para o trabalho (bike e ônibus, bike e metrô, etc).

O peso da bike é de 15kg e as medidas dobradas são: 66 x 33 x 80cm.

Possui um câmbio de 6 velocidades que, apesar de ser simples, já pode ajudar nas subidas. Também possui bagageiro e paralamas, tornando esta bike ainda mais prática.

Características Técnicas

Marca: Durban

Quadro: Quadro de aço, Sistema de Dobragem Durban Pole-Type

Aro: Aro 20 de alumínio

Cor: Braco, preto ou azul

Freios: V-brake de alumínio

Câmbio: SunRace M2T 6 velocidades

Já apresentadas as nossas sugestões, levantamos também as principais dicas para te ajudar na escolha da melhor bike.

Guia de compra: Como escolher bicicleta boa e barata?

Com certeza você procura economizar em suas compras sempre que possível. Por isso, não basta só escolher uma bike barata. Nem sempre elas são a melhor economia. Como se diz, em muitos casos o barato sai caro!

A economia inicial não pode ser um prejuízo no futuro. Portanto, você deve ter um certo cuidado quando escolhe a sua bicicleta. Ela pode ser barata, mas deve ser boa e barata.

É preciso que você saiba das necessidades mais importantes e saiba onde pode e onde não pode economizar numa bicicleta. Existem algumas dicas que separamos para que você possa entender isso melhor:

Busque uma bicicleta que atenda suas necessidades

Ciclista vestido de terno e gravata, pedalando no meio da cidade

O local onde irá pedalar é um dos fatores mais determinantes para a escolha de um modelo de bike, podendo variar desde bicicletas urbanas para andar na cidade, speed bikes para andar na estrada até mountain bikes para terrenos mais acidentados.

Cada função exige um nível diferente de complexidade e desempenho da bicicleta. Por isso, suas características necessitam ser diferentes. E assim, o preço também difere.

Bicicletas mais baratas, na faixa de 600 a 1200 reais, provavelmente só serão adequadas para uso urbano. Ou seja, para passeios e transporte.

Dependendo também da distância que você vai pedalar e o esforço necessário, uma bike elétrica pode ser um boa opção.

Bicicletas com quadro de aço ou de alumínio?

Quadro de bike - Créditos: Wikimedia Commons

Nas bicicletas boas e baratas, o material do quadro costuma ser de aço ou de alumínio:

Quadro de aço

A maioria das bicicletas baratas possuem quadro de aço. É um material com boa dureza e resistência.

A desvantagem fica na questão do maior peso e pelo risco de enferrujar, o que pode diminuir o tempo de vida útil. Mas, se bem cuidado, você poderá passar um longo tempo andando com a sua bicicleta com quadro de aço.

Quadro de alumínio

Os quadros de alumínio são excelentes pela sua grande durabilidade. São bem resistentes a todo o tipo de ferrugem. Por isso, se precisar fazer melhorias em sua bicicleta, eles serão bem melhores para tal.

Geralmente eles são um pouco mais caros do que os quadros de aço, mas ainda assim é possível encontrá-los nas bicicletas boas e baratas existentes no mercado.

É aí que entra o custo benefício, pois vale pagar um pouco mais caro em algo que vai durar do que pagar mais barato em algo que pode não servir por muito tempo.

Quadro de carbono

Aos que buscam mais performance, o quadro de carbono pode ser o mais adequado. Mas, devido ao seu elevado preço, é o tipo de material que nem cogitamos àqueles que buscam economizar.

Freios a disco ou v-brake?

Freio a disco de uma bicicleta

A maioria das bicicletas baratas vêm com freios V-Brake e algumas com freio a disco mecânico. Raramente terão freio a disco hidráulico.

Existe muito preconceito com os freios V-Brake. Com o surgimento dos freios a disco, o mercado tentou colocar na cabeça dos ciclistas que era necessário todas as bicicletas terem este novo sistema de freio.

Porém o sistema V-Brake cumpre a sua função, principalmente se estiver bem ajustada e no contexto de ser utilizado em bicicletas urbanas.

Agora, se tiver condições, a segurança é sempre um dos pontos que deve ser priorizado. Como o freio é o principal item de segurança de uma bicicleta, se possível, a adoção de um freio a disco mecânico é recomendável. Se conseguir instalar um freio a disco hidráulico, melhor ainda.

Seu biotipo é muito importante para escolher uma bike

O seu biotipo é importante para muitas coisas. Mas você já imaginou que ele fosse importante na escolha de uma bicicleta boa e barata? Pois bem, ele é.

Uma coisa que determina muito qual bicicleta você deve comprar é o seu biotipo. Algumas bicicletas suportam apenas certa altura, outras certos pesos. A anatomia e o tamanho do seu corpo são extremamente importantes nessa hora.

A bike deve ser escolhida com cuidado, tendo em conta as facilidades da mesma. Se você é baixo, escolha algo ajustável que comporte o seu tamanho. Se é muito alto, certifique-se de encontrar uma bicicleta que aguente o seu tamanho de forma confortável.

Se você tem mais de 100kgs, tenha cuidado, pois muitos modelos suportam até 100kgs, 120kgs e 130kgs. Procure uma bicicleta que se adapte ao seu formato corporal.

Pernas de um ciclista e sua bike

Por fim, lembre-se que preço não é tudo

Como dito anteriormente, preço não é tudo o que importa. Você precisa ter uma noção do que realmente é importante numa bicicleta. Preste atenção nas suas características!

Você deverá considerar com cuidado todos os itens desta lista e pensar seriamente se eles são ou não são importantes para você antes de comprar uma bicicleta boa e barata.

Considerando como estão todas as pessoas financeiramente, não se pode desperdiçar dinheiro. Então, não deixe de comprar bicicletas que supram todas as suas necessidades, para que não haja prejuízo no futuro.

Claro, a qualidade não importa somente pelos prejuízos que podem existir. Uma bike de qualidade ruim pode causar acidentes, colocando a sua saúde e vida em risco!

Tenha cuidado com cada oferta!

Agora é só economizar cada vez mais!

Uma bike parada e o por do sol ao fundo

Sabemos que bicicletas boas e baratas nem sempre são fáceis de achar. Por isso, quisemos dar uma mãozinha nessa sua procura.

Nenhum ciclista precisa ser rico para dar umas boas pedaladas, apenas necessita ser inteligente e priorizar as melhores partes das bicicletas!

É muito importante saber todas as informações de qualquer produto antes de o comprar, principalmente quando se trata de produtos que vão impactar diretamente no seu cotidiano.

Procure por opções de bicicleta que se adequem ao seu perfil e não se esqueça de utilizar um pouco de cada dica que separamos cuidadosamente para você!

Compartilhe o conteúdo com os seus amigos e familiares. Não se esqueça de ser cauteloso na compra da sua bike! Obrigado pela leitura e boa sorte!