Pneu de bicicleta em close-up. Créditos: Pxhere

Descubra como saber o aro da bicicleta e qual é o ideal para você!

Ao decidirmos comprar uma nova bike, é comum que precisemos realizar uma pesquisa para saber qual é a bicicleta ideal para nós.

Algumas informações podem nos guiar nessa decisão, como saber o aro da bicicleta que desejamos, o quadro, o pneu e outras peças que melhor atenderão nossas necessidades e vão garantir o melhor desempenho para o nosso objetivo.

Existem aros mais ou menos indicados para cada tipo de ciclista.

O que vai definir o aro a ser utilizado pode ser a altura das pessoas que irão pedalar, ou o tipo de uso que será feito da bike, como percorrer pequenas distâncias para ir ao local de trabalho ou de estudo, por exemplo, ou percorrer distâncias mais longas, como no caso de maratonas e afins.

Porém, não é só o aro que influencia na sua pedalada, mas outras peças, como o pneu, o quadro, e outros componentes da sua bicicleta, também o farão. Além disso, o tamanho do aro influenciará diretamente no tamanho dos pneus.

No artigo de hoje, falaremos especificamente sobre como saber o aro da bicicleta e as diferenças entre eles.

Portanto, não deixe de ler tudo para entender melhor sobre alguns componentes das bicicletas e receber algumas dicas para realizar a escolha do aro ideal para você.

O que é o aro da bicicleta?

Aro de bicicleta. Créditos: Unsplash, Clint McKoy

Antes de sabermos como fazer a escolha da nossa bike ideal, é necessário entender o que é o aro da bicicleta e no que ele interfere na experiência de pedalada.

O aro da bicicleta é a parte da roda em metal, onde são acoplados o pneu e a câmara de ar. Ele é a circunferência da roda de sua bicicleta, e a sua largura, e tamanho em geral, vai influenciar diretamente a sua experiência.

O número da medida do aro é de grande importância dentro do ciclismo, por se tratar de tipos de bikes diferentes. Além disso, a largura dos pneus também poderá variar e atender diferentes usos.

Bike com pneus de largura maior que o normal. Créditos: Unsplash, Karim MANJRA

Por isso, é importante conhecer as diferenças que um aro pode ter em relação a outro. Alguns podem ter o desempenho maior em uma estrada de terra, por exemplo, ou com terreno mais difícil, enquanto outros serão melhores para ambientes fechados e em percorrer menores distâncias.

Portanto, o aro é o componente que irá definir o diâmetro da circunferência das rodas da bike, e é ele que vai definir onde e como ela será melhor utilizada.

Como saber o aro da bicicleta

Se precisamos comprar um pneu novo para a bike ou apenas resolver um caso de pneu vazio calibrando-a em um posto, é necessário que saibamos o número do aro que possuímos. E é muito comum que esqueçamos ou não saibamos quais são as medidas de nossa bike.

Pneu de bicicleta. Créditos: Pxhere

Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois não é difícil de descobrir o tamanho do seu aro. Para isso existem duas possibilidades: usar uma fita métrica para realizar a medição manual, ou verificar as rodas da sua bike, mais especificamente o pneu.

Verificando no pneu

Parte traseira da bicicleta, mostrando o pneu e o aro. Créditos: Pexels, Haydan As-soendawy

Primeiramente, você pode verificar os pneus, pois existe a possibilidade de encontrar a informação gravada neles. Essa é a forma mais fácil de conseguir a medida do seu aro.

Para verificar o número do seu aro olhando o pneu de sua bicicleta, basta procurar pela inscrição com as suas medidas. O primeiro número, normalmente, será o tamanho do aro de sua bicicleta.

Medindo o aro com fita métrica ou trena

Por outro lado, caso não encontre o número do aro nas rodas de sua bicicleta, você poderá usar uma fita métrica, ou uma trena, para verificar as suas medidas.

Como foi dito, o aro da bicicleta nada é além do diâmetro da roda. Dessa forma, basta encontrar o diâmetro dessa circunferência e você saberá o aro da sua bike .

Para isso, você deve encostar a sua bike na parede ou usar o seu descanso para mantê-la em pé. O posicionamento de sua bike é essencial para que não tenha problemas para tirar a medida, e é recomendado que use a parede para deixa-la em um ângulo de 90 graus.

Feito isso, basta medir a distância entre o centro da roda até o solo. Agora que você possui o raio do seu pneu, basta multiplicar por dois para encontrar o seu diâmetro.

Lembre-se que o número do aro é sempre dado em polegada, portanto, não esqueça de realizar a conversão de centímetros para polegadas. O valor encontrado será o tamanho do aro da bicicleta.

Como escolher o número do aro para a sua bicicleta

Para escolher uma nova bicicleta, precisamos estar atentos a diversos fatores, sendo um dos principais, o tamanho dos aros. Para que a você possa fazer a escolha com sabedoria e não lhe reste dúvida alguma, vamos explicar agora um pouco mais sobre qual deles pode ser útil para determinadas atividades.

As bicicletas feitas para o mountain bike costumam ter aros maiores do que as de BMX, por exemplo, e são dos tamanhos mais utilizados pelos ciclistas no geral.

Loja especializada em bicicletas. Créditos: Unsplash, Manny Becerra

Aros mais utilizados

Antes de mais nada, vamos falar sobre as opções mais utilizadas dentro do ciclismo. Cada uma delas oferecerá vantagens e desvantagens, e poderão atender necessidades diferentes para cada ciclista.

Esses aros são os de número 26 e 29, e falaremos deles a seguir.

Aro 26

O aro de número 26 é o mais comum dentro do ciclismo. Antes do 29 existir, o 26 era o mais utilizado pela grande maioria das pessoas, sendo de tamanho suficiente para atender a maioria das demandas.

O aro 26 tende a ter um desempenho maior em locais fechados, que requerem maior agilidade do ciclista. Isso ocorre pois sua roda é menor do que a de 29 e, por isso, requer menos esforço para mudar a direção e fazer curvas.

Bike sendo usada em ambiente urbano, mais fechado. Créditos: Unsplash, Tobias Cornille

Além disso, por ser menor, pode ser mais leve do que o aro 29. Isso, porém, dependerá do material do qual eles são feitos, assim como o peso de outras partes da bicicleta, como o quadro, a suspensão, o pedal, etc.

Por vezes, a largura dos pneus também podem afetar o peso da bicicleta.

Aro 29

Já as bicicletas de aro 29, por sua vez, garantem um contato maior do pneu com o solo. Isso garante um rendimento maior por pedalada, e maior estabilidade em terrenos difíceis, como em trilhas com pedras, buracos, etc.

Por promover maior conforto e segurança durante sessões de pedaladas mais longas, essa se torna uma das melhores opções para trilhas maiores, assim como para o cicloturismo, maratonas em circuitos abertos, etc.

Ciclista descendo estrada. Créditos: Unsplash, Paul Green

Mesmo que a bicicleta de aro 29 tenda ser mais pesada por sua roda ser maior, o aro é apenas um item que compõe a bike, e isso pode ser neutralizado pelo uso de um material mais leve na sua produção. Um ótimo exemplo para isso é a fibra de carbono.

Apesar de ser um material com uma faixa de preço mais cara, ele proporciona a leveza e a possibilidade de usar pneus maiores sem prejudicar o ciclista.

Escolhendo de acordo com a altura

Outro fator que pode ser importante no momento de comprar a nova bicicleta é a altura de quem a vai utilizar. Por isso, bikes para crianças são menores e possuem aros de tamanhos bem menores que os utilizados por ciclistas adultos.

Bicicleta infantil

Esses aros vão do 12 ao 24, até chegar ao 26. Dos dois aos três anos e meio, o ideal seria o tamanho 12; de 3 e meio até 6, o 16; 6 aos 9, aro 20; e de 9 à 12, 24. A partir dos 12 anos, a criança já pode utilizar uma bicicleta de aro 26.

Família pedalando em conjunto, com bicicletas de aros menores para as crianças. Créditos: Pexels, Brett Sayles

Altura do ciclista

Porém, como a altura do ciclista que vai utilizar a bike também influencia nessa decisão, a escolha de um aro maior, como o de número 29, pode se tornar um problema para o ciclista mais baixo.

Porém, esse problema tem diminuído dada a criação de um novo modelo de quadro e suspensão que ajudam o uso de aros maiores por pessoas mais baixas.

De acordo com o tipo de uso

A depender do tipo de uso que se irá fazer, você poderá tirar um maior proveito de um tamanho ou de outro.

Como já foi citado anteriormente nesse artigo, o tamanho do aro influencia diretamente na superfície de contato do seu pneu com o chão e cada um deles atenderá diferentes categorias dentro do universo do ciclismo.

Mountain bike

Para os praticantes de mountain bike, as rodas podem ter diferentes tamanhos, desde o número 26 até o 29, passando pelo 27.5, também. O uso dos diferentes tamanhos irá variar de acordo com a preferência das pessoas, pois todos são apropriados para o uso.

Atletas de mountain bike em curso. Créditos: Pexels, Mídia

Mountain bikes de diferentes tamanhos podem ter o mesmo desempenho, ou ser bem próximo. O mais importante é que seja a melhor opção para o usuário em si, pois tudo dependerá dos métodos de cada um dos atletas.

Uso urbano

O uso da bike em ambiente urbano pode pedir um pouco mais de agilidade para que as curvas sejam mais fáceis e fluidas. Portanto, é comum que o uso mais comum seja o de bikes com aro 26, em vez do 29.

Jovem pedalando na cidade. Créditos: Pexels, Blue Bird

Por ter pneus menores, esse modelo proporciona uma agilidade extra ao ciclista, por ter menor área de contato com o chão. Por outro lado, a sua pedalada percorrerá menos distância do que em comparação com o aro 29.

Por isso, pode ser uma ótima opção para percorrer uma distância que seja de pequena a média, como do trabalho para a casa, ou para visitar alguma loja próxima.

A importância da escolha do aro

Agora que você já sabe como saber o aro da bicicleta e a diferença entre os tamanhos disponíveis, você poderá escolher o item que mais supre as suas necessidades!

Com uma pequena pesquisa, vimos que, além do tamanho das rodas, também é importante saber escolher o quadro, os pneus, a suspensão, e as outras partes da sua bicicleta.

Aproveite também para ler o nosso artigo sobre O que é Bike Fit?

Porém, uma das especificações mais importantes de sua bicicleta será, sem dúvida, o diâmetro da roda: o seu aro. Afinal, a conclusão a qual chegamos é de que é a medida dele que definirá os tipos de estradas e usos mais indicados.

Se gostou dessas dicas, não deixe de visitar o nosso site e ler outros artigos sobre o tema!