Na hora de decidir qual será a sua bicicleta, é importante sabermos quais são nossas opções e saber como nos decidirmos para realizarmos nossas melhores compras. Uma das informações mais importantes, nesse momento, pode ser o tamanho do aro da bicicleta que deseja adquirir.
Claro, o aro é só uma das informações necessárias para que você realize a melhor compra. Já possuímos diferentes artigos tratando sobre os sistemas de transmissão da Shimano e da SRAM, além dos câmbios da Microshift; chegou a hora de falarmos sobre as vantagens e desvantagens das bicicletas aro 29.
Portanto, se você ainda está se decidindo quanto ao tamanho do aro e o modelo da bike que pretende comprar, você veio ao lugar certo para sanar suas dúvidas. Leia até o final para entender melhor sobre o assunto, e não deixe de checar nossos artigos sobre a Shimano e a SRAM!
Bicicleta aro 29
Diferente do que muitos podem pensar, as bicicletas aro 29 não são criadas exclusivamente para pessoas mais altas. Mesmo que você possua uma estatura baixa, você pode fazer o uso de uma bicicleta aro 29, pois existem diversos tamanhos para escolher dentre os modelos disponíveis.
As bicicletas de aro 29, como se pode imaginar, possuem rodas maiores do que as de aro 26. O aro, como já falamos em outro artigo, é o tamanho do diâmetro das rodas da bicicleta. Quanto maior o aro da bicicleta, mais facilmente ela consegue superar obstáculos, como pedras, raízes e até mesmo escadas.

Com um aro maior, é certo que a bicicleta aro 29 irá proporcionar uma facilidade maior ao ciclista que deseja praticar mountain bike, ou apenas andar em estradas e trilhas mais difíceis. Além disso, como o seu contato com o chão é maior, cada pedalada é melhor aproveitada, garantindo uma performance maior na velocidade.
Por isso, mesmo para o ciclista que deseja apenas pedalar em estradas ou na cidade, a bicicleta aro 29 pode ser de grande auxílio. Afinal, quanto maior o contato com o chão, maior estabilidade a bicicleta pode oferecer ao seu usuário.
Porém, nem tudo são flores: também existem desvantagens ao utilizar um modelo de bicicleta aro 29. Dentre elas, podemos citar algumas como: maior peso da roda, devido ao seu tamanho; menor agilidade em ambientes ou terrenos fechados; e a necessidade de adaptação dos outros componentes para utilizar uma roda de aro 29.
Como decidir entre o aro 29 ou o 26?
Sendo dois dos tamanhos de aro mais conhecidos, costumam ser os mais utilizados pelos ciclistas. Como foi dito anteriormente sobre os modelos de aro 29, esses podem ser grandes aliados quando o assunto é pedalar em trilhas e estradas mais difíceis, mas podem ser mais pesados e não possuir tanta agilidade.

Portanto, para realizar a sua decisão, basta se perguntar: como usarei minha bicicleta? Se você procura um modelo para praticar BMX, ou alguma outra atividade que precise de mais agilidade para trocar de direção, talvez os modelos de aro 26 sejam os mais indicados.
Porém, se deseja praticar MTB ou percorrer grandes distâncias em pouco tempo nas estradas, as bicicletas aro 29 seriam as mais indicadas, por possuírem maior contato com o chão. Como já foi dito, isso pode ajudar a superar obstáculos e aumentar o rendimento de cada pedalada.

Melhores modelos de bicicleta aro 29: conheça os favoritos
Faremos agora uma lista guia para que você conheça alguns dos modelos que são considerados os melhores da categoria. Falaremos em questão de custo benefício e de tecnologias que possui.
Comentaremos sobre os sistemas de transmissão que eles possuem, trazendo o número de marchas, informações sobre os freios e mais. Também falaremos sobre os materiais usados na fabricação dessas bicicletas, trazendo o seu peso e sua função mais indicada (como MTB, bicicletas para passeio, etc.).
Bicicleta aro 29 KSW XLT 100 24V
A KSW é uma das empresas mais procuradas quando se trata de bicicletas. Possuindo diversos modelos de bicicletas aro 29, a empresa disponibiliza diferentes sistemas de transmissão em suas bikes, com alguns modelos possuindo câmbios Shimano, por exemplo.

Esse é um desses modelos que podem vir com o sistema de transmissão da Shimano. Além disso, o modelo é leve, robusto e versátil, podendo ser usado tanto na cidade quanto em trilhas. Com certeza, ele da conta de diversas trilhas leves e longas pedaladas na cidade.
Pesando 19kg, o modelo pode vir em diversas cores diferentes, assim como os diferentes tamanhos pro quadro. A sua estrutura é em alumínio, o que garante uma leveza maior quando comparado com outros materiais. Além disso, com 24 velocidades, você tem um controle maior sobre a velocidade e o seu exercício enquanto pedala.
Leia o nosso artigo para saber mais sobre as bicicletas da KSW.
Bicicleta aro 29 Caloi Vulcan
Uma das marcas mais conhecidas de bicicletas, a Caloi também oferece diversos modelos de bicicletas aro 29. Trazemos aqui um modelo pensado no custo benefício, sem deixar de lado nem a qualidade do produto, nem o seu preço.

Esse é o Caloi Vulcan. Com seu quadro em alumínio, garante pouco peso para o ciclista. O modelo possui 21 velocidades, controladas por um passador index, e freios a disco mecânico. Porém o Caloi Vulcan possui o seu câmbio traseiro da Shimano como uma das opções para a compra.
Se o seu objetivo é passear com a sua família, com amigos, ou ter o seu tempo com você mesmo, essa bicicleta aro 29 pode te proporcionar facilidades para pedalar por um longo tempo sem problemas. Da mesma forma, se você procura uma bicicleta que te permita explorar diversos terrenos, ela também te supre essa necessidade, apesar de não ser indicada para trilhas mais pesadas ou atividades como o downhill.
Confira a análise completa que fizemos sobre a Caloi Vulcan.
Bicicleta aro 29 Sutton New 24v
A marca Sutton pode não ser tão conhecida quanto a Caloi, por exemplo, mas é uma marca que não deixa a desejar na qualidade dos seus produtos. Trazemos hoje o modelo Sutton New 29, com 24 velocidades.

Com o seu quadro feito em alumínio, além de garantir um peso menor para a bicicleta, que possui apenas 15kg, a Sutton New 29 também assegura menos impactos em trilhas e na prática de Mountain Bike.
O modelo vem equipado com freios hidráulicos e câmbios traseiro e dianteiro da Shimano, dos grupos Altus e Tourney, respectivamente. Com um sistema de transmissão de qualidade, com certeza esse modelo te trará resultados se o seu objetivo é possuir um equipamento de qualidade que dê conta de longos trajetos no dia a dia, ou algumas trilhas para o lazer nos dias de folga.
Bicicleta aro 29 Caloi Velox
Para quem deseja um uso um pouco mais casual, apenas na cidade, em ciclofaixas ou ciclovias, esse modelo pode ser uma ótima opção pelo seu custo benefício. Mais acessível do que outros modelos antes citados, o Caloi Velox é uma das melhores opções quando se trata de um uso urbano, sem deixar de lado a qualidade do produto.

Diferente dos outros modelos que falamos, o quadro da Caloi Velox é em aço. Porém, isso não afetou muito no peso final da bicicleta: 17kg. O tamanho do seu quadro, porém, pode ser um problema dependendo da sua altura, já que a altura apropriada para esse modelo é de 1,70m até 1,85m.
Seu sistema de transmissão é todo indexado, isso é, feito pela própria empresa Caloi. O peso máximo suportado por essa bicicleta aro 29 é de 100kg. O seu aro é feito em alumínio, e possui freios v brake.
Veja também a análise que fizemos sobre a Caloi Velox.
Bicicleta aro 29 Colli Athena
Uma das outras marcas que podem não ser tão conhecidas, mas que ainda garantem bons produtos, é a Colli. Trazemos hoje o modelo Athena da sua coleção de bicicletas aro 29, que possui opções para compra de versões com câmbios Shimano.

Porém, esse ainda é um modelo pensado no custo benefício de quem deseja possuir uma bicicleta aro 29 para passeio e uso cotidiano. Com seu quadro em aço carbono, o modelo não possui muito peso – pelo contrário, pesa apenas 17kg. Além disso, a Colli Athena também conta com freios a disco mecânico e suspensão dianteira.
A maior crítica encontrada a esse modelo é o seu selim, mas isso pode ser resolvido facilmente com a troca. Não é por isso que deixa de ser um bom modelo, que dará conta do seu dia de passeio e uso no dia a dia.
Bicicleta aro 29 Rino Everest
O modelo de bicicleta aro 29 Everest da empresa Rino também não deixa a desejar no seu desempenho e também merece o destaque de estar nesta lista. Com freio a disco mecânico e a estrutura do seu quadro e aro feitas em alumínio, a Rino Everest garante leveza e precisão para suas pedaladas.

Sendo muito indicada para pedaladas em ambiente urbano, isso é, no asfalto, esse modelo pode ser uma ótima opção para quem deseja segurança e desempenho para o seu uso no dia a dia ou para o lazer. Além disso, esse modelo também dá conta de trilhas leves, para quem deseja se aventurar em algum dia de lazer.
Possuindo 24 velocidades e câmbios Shimano, essa é uma das opções que não deixa a desejar em sua qualidade. Além disso, o modelo possui diversos tamanhos de quadro, o que possibilita o uso para crianças e adultos de qualquer altura.
Bicicleta aro 29 TK3 Track TK 7.0
Outra bicicleta aro 29 que não deixa a desejar e merece destaque é a Track TK 7.0. O seu quadro, em vermelho, é feito de alumínio e tamanho único, de 17,5. Seu freio é a disco mecânico, o que garante bom controle sobre o equipamento.

Sendo um modelo pensado para a prática do mountain bike, ele não deixa a desejar quando o assunto é andar em terrenos acidentados e em trilhas, com pedras, galhos e outros desníveis. Se o seu objetivo é desbravar e se aventurar em trilhas, esse modelo pode dar conta do recado.
Além disso, o modelo possui suspensão dianteira. O peso, porém, não foi informado. Como o seu quadro é de tamanho único, o uso é indicado para pessoas com altura de 1,70m até 1,80m.
Bicicleta aro 29 Oggi Big Wheel 7.3
Um dos modelos de maior qualidade dentre as bicicletas aro 29 aqui apresentadas, a Oggi Big Wheel 7.3, definitivamente, é um bom investimento para quem deseja uma bicicleta aro 29 que vá durar e servir para uma grande sorte de práticas.

Feita especialmente para o Mountain Bike, essa bicicleta aro 29 pode trazer o conforto e o desempenho tão desejados pelos atletas com mais experiência e, logicamente, não deixa a desejar para os iniciantes na prática.
Seu quadro é feito em alumínio, garantindo leveza e menos impacto durante suas pedaladas em trilhas, e o seu sistema de transmissão é o Shimano Deore, um dos grupos medianos da marca, feito para profissionais. Portanto, esse modelo pode dar conta da maior parte da demanda de quem procura uma bicicleta aro 29 para a prática de MTB ou apenas para o lazer, garantindo bom desempenho e durabilidade.
Bicicleta aro 29 Caloi Explorer Sport
Outro modelo feito especialmente para o MTB (já que esse é o maior uso dos modelos de bicicletas aro 29 aqui no Brasil) é o Caloi Explorer Sport. Esse modelo poderá te garantir conforto e segurança ao pedalar, trazendo também a estabilidade e o controle sobre o equipamento.

Seu quadro é em alumínio, o que garante a leveza, mas esse não é o seu ponto principal. Seu sistema de transmissão é todo composto por peças da Shimano, de diferentes grupos. O câmbio traseiro e o pedivela são do grupo Tourney, enquanto o câmbio dianteiro e os passadores são do grupo Altus.
Portanto, esse modelo servirá além do necessário para um dia de passeio, podendo ser utilizado para desbravar trilhas e terrenos difíceis, sem dificuldade. O tamanho do seu quadro é de 21, pesando apenas 15,5kg e conta ainda com freio de disco hidráulico e suspensão dianteira. O tamanho ideal do usuário é de 1,80m até 1,90m.
Bicicleta aro 29 GTS M1 I-VTEC MX9
Para finalizar a nossa lista dos modelos favoritos do público ciclista, trazemos o modelo I-VTEC MX9, da GTS M1. Esse modelo pode ser a opção ideal para quem procura uma bicicleta versátil e que possa cobrir uma longa distância, ou passear em trilhas e terrenos acidentados sem problemas.

Para manter o custo benefício atrativo, a marca optou por não utilizar nenhuma das peças da Shimano nesse modelo. Porém, isso não significa que as peças utilizadas são de baixa qualidade: pelo contrário, a empresa ainda preza pela qualidade e durabilidade do seu produto.
Uma diferença que pode ser notada desse modelo para outros é o número de marchas que ele possui, que são 27 velocidades. O seu quadro em alumínio, como a maioria dos citados anteriormente, garante um peso abaixo de 15kg. O modelo também conta com disco hidráulico, que garante maior durabilidade do que o disco mecânico, e suspensão dianteira.
Mais informações úteis sobre as bicicletas aro 29
Existem algumas outras informações que podem ser úteis ao realizar a compra de uma bicicleta aro 29, principalmente o tamanho do quadro.
Não deixe de procurar entender os sistemas de transmissão, principalmente os da Shimano, que são muito presentes nas bicicletas aro 29 que apresentamos aqui. Aqui no nosso site você pode encontrar artigos sobre esses grupos e sua hierarquia, não deixe de visitá-los!
Material do quadro
Quando se trata do material do quadro, falamos também no peso final dessa bicicleta. Os materiais mais usados são o alumínio e a fibra de carbono, mas também é possível encontrar quadros feitos em aço.
Os quadros feitos em aço normalmente são mais pesados, o que pode diminuir a velocidade final de sua bike, e causar mais cansaço ao ciclista. Já os de alumínio são considerados uns dos melhores, por diminuírem o impacto e garantir a leveza do equipamento.
Já os quadros de fibra de carbono podem ser também muito leves e resistentes, visto que a fibra de carbono é um dos materiais mais indicados quando o assunto é qualidade e performance.

Tamanho do quadro
Uma das informações principais, sem contar os sistemas de transmissão, freio, etc., é o tamanho do quadro. Dependendo da altura que a o usuário tenha, será um tamanho de quadro diferente.
Quadros de tamanho 14 são indicados para pessoas de 1,50m a 1,60m; tamanho 16, de 1,60m até 1,70; quadros de 18 são indicados para pessoas de 1,70m até 1,80m; enquanto os de 20 são de 1,80m até 1,90m. Acima disso, existem os quadros 21, 22 e 23, para pessoas de 1,90m a mais de 2m de altura.

Freios
Você pode ter percebido, ao decorrer do texto, que existem diversos tipos de freios usados nas bicicletas aro 29. Agora falaremos um pouco sobre os tipos que foram citados, para que você possa escolher a melhor opção, com uma base mais forte, entendendo o que está escolhendo.
V Brake
O V Brake é o estilo de freio mais comum, que possui a manutenção mais simples e barata. Por isso, acaba sendo o favorito quando o assunto é bicicleta de passeio, que não precisa de tanta força no seu freio.

Disco mecânico
Já as bicicletas aro 29 com freios a disco mecânico, são mais indicadas para atividades que exigem mais de sua bicicleta, como o mountain bike, por exemplo. O disco mecânico, apesar de ser mais forte e mais confiável, requer mais força ao realizar o seu freio, causando impactos.

Disco hidráulico
Assim como os discos mecânicos, o disco hidráulico é mais indicado para pessoas que praticarão esportes como o mountain bike, que requer maior força nos freios para garantir a estabilidade do ciclista. Esse, porém, possui uma ativação muito mais fluida, sem causar impactos e sem exigir força de sua bicicleta.
Suspensão e amortecedores
Se você deseja o maior conforto possível, evitando impactos que podem machucar e danificar o seu equipamento, é importante levar em consideração se o modelo que está procurando possui suspensão e amortecedor. Eles podem garantir uma estabilidade ainda maior para o ciclista.

Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda, e você possa realizar a sua compra sem erro! Lembre de sempre realizar uma grande busca para encontrar o melhor preço e a melhor entrega, para evitar problemas e, se possível, economizar no frete.
Confira também: Top Bicicletas Boas e Baratas.