Uma bicicleta de mountain bike encostada numa pedra

O Melhor Selim Para Mountain Bikes 2022 – As Top 10

O estilo mountain bike (MTB) é um esporte radical para pessoas que gostam de desafiar a si mesmas. Os terrenos muitas vezes são irregulares e possuem muitos obstáculos, que precisam de muita técnica para serem transpostos. Portanto, ter um equipamento à altura para a boa prática e desempenho.

Por isso, montar a bike certa é essencial para uma pedalada segura e dinâmica. Mas se você já é praticante de MTB ou está iniciando no esporte, sabe que o selim, ou banco, é uma das partes mais importantes da bicicleta. 

Além de evitar lesões musculares, é no selim que você sustenta o seu corpo e mantém a postura certa para melhorar seu desempenho.

No estilo MTB, os selins são diferentes das bicicletas de passeio, já que precisam de características específicas para garantir uma boa performance no esporte.

Muitas pessoas negligenciam o selim, privilegiando outros componentes na hora da montagem da bike. Outros não possuem informações suficientes para escolher a melhor opção.

Aqui, nesse texto, vamos te explicar a importância do selim. Além disso, vamos te ensinar como escolher e quais são os melhores selins do mercado. Confira! 

Ciclista praticando downhill

Como escolher o selim MTB para sua bike?

Antes de tudo, é importante conhecer um pouco mais da prática do mountain bike.

Ao longo do tempo, o que começou em bosques e florestas, foi ganhando a cidade, com a modalidade sendo cada vez mais praticada nos grandes centros urbanos. Hoje em dia é um esporte organizado e em franca ascensão, atraindo cada vez mais os olhares de pessoas de todas as idades.

O que é mountain bike?

Cada vez mais popular nos últimos anos, o MTB começou como uma brincadeira em que ciclistas desciam montanhas e terrenos desnivelados. Aos poucos a diversão foi ficando séria e se tornou um esporte de verdade.

Assim, as bicicletas, que ainda não eram específicas para isso, precisaram ser adaptadas para suportar o impacto e incrementar a performance.

As bikes utilizadas em pistas lisas e estradas possuem uma estrutura leve, com pneus afinados. A MTB, ao contrário, tem uma estrutura robusta e resistente e os pneus grossos. Assim, ela consegue aguentar os terrenos irregulares e obstáculos do caminho.

As categorias do MTB

Atualmente, a MTB conta com várias modalidades. O Downhill talvez seja a primeira modalidade mais clássica, que consiste apenas em descer montanhas de bike. No Cross Country ganha quem faz o menor tempo em distâncias curtas ou longas. Também tem a versão maratona, com circuitos muito maiores. O Dirt Jump e o Pump Track são modalidades que exigem mais manobras em pistas com rampas. 

Para cada tipo de prática tem um selim que melhor se adequa à situação. Por isso, é importante saber bem o que você quer praticar para aplicar seu dinheiro no produto certo. Abaixo, te explicamos como escolher o melhor selim para sua MTB.

Como escolher o melhor selim?

Uma bicicleta parada numa estrada de terra

MTB é sinônimo de aventura. Lama, pedras, longas descidas e subidas, galhos e árvores… São inúmeros obstáculos que você precisa superar nesse esporte incrível! Muitas vezes, as bikes MTB não possuem um selim muito confortável, já que privilegiam a performance. 

Para saber qual a melhor opção para sua bicicleta MTB, é importante entender que o selim é o que sustenta o ciclista na bicicleta. São diversos fatores que podem influenciar na sua escolha.

Ter um selim adequado é essencial para o bom desempenho na MTB e para evitar lesões musculares, na coluna e nos ísquios.

O que você precisa saber para escolher seu selim MTB?

Sabendo qual modalidade quer praticar, o próximo passo é entender a anatomia do seu corpo para escolher o melhor selim MTB.

Compreenda bem as dimensões do seu quadril e a distância entre seus ísquios. Se você prefere a ajuda de um profissional, procure numa loja especializada o “fitter”, que se dedica a esse fim.

Normalmente, as mulheres têm o quadril mais largo e os homens possuem um volume a mais entre as pernas. Portanto, um selim para as mulheres possui a parte de trás do banco mais larga, enquanto para os homens o banco é vazado no meio. Também existem modelos do produto que combinam as duas características.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, abaixo listamos os 3 principais parâmetros para escolher o seu selim. Seguindo essa lista, você terá mais segurança na escolha do banco para sua bike MTB.

Largura do banco

Um selim muito largo ou muito estreito não funcionam bem no MTB. Como é uma modalidade de alto desempenho, é muito importante que o selim tenha uma estabilidade grande para sustentar o corpo do ciclista. Por isso, o ideal é que a região dos ísquios esteja em contato com o selim.

Estrutura

Além do banco vazado ou mais largo na parte de trás, normalmente os melhores selins de bike possuem amortecimento. Esse sistema serve para estabilizar a bike em altos impactos e terrenos irregulares. As molas ficam na parte de baixo do selim e ajudam a manter a performance do ciclista.

Curvatura

Modelos de selim muito retos não são ideais para o MTB. Isso ocorre porque eles não conseguem manter a estabilidade da bike em momentos de alto impacto. Assim, a tendência é que alguma lesão ocorra. É a curvatura do selim que ajuda a manter sua ergonomia correta.

Pronto! Já explicamos o que você precisa para escolher o melhor selim MTB. Agora vamos listar os melhores produtos no mercado e suas características. Escolha o que mais te agrada e vá se aventurar!

Os melhores selins MTB

Abaixo separamos uma lista para você conferir o modelo ideal de selim para sua MTB. Selle Royal, Vader, Calypso… São diversas marcas e opções para você aproveitar cada vez melhor sua pedalada! Confira!

Assento Mountain Road Winomo

Assento Mountain Road Winomo

O Assento Mountain Road Winomo é ideal para o ciclista que quer percorrer longas distâncias. Provas como essas desafiam a resistência de quem pedala, por isso é importante ter um selim adequado para esse fim.

Possui acolchoamento de espuma e é vazado no centro. Tem 27cm de comprimento.

Produto com preço mais elevado, é indicado para quem já é praticante de MTB.

Selim MTB Vazado Vader

Selim MTB Vazado Vader

Uma das melhores opções considerando o custo-benefício. O selim MTB Vazado Vader possui espuma macia e revestida com couro sintético em sua estrutura.

Além de vazado, o selim possui dimensão de 28x13cm, o que dá um conforto a mais para o ciclista.

O preço do produto é justo e é uma excelente opção para quem pratica MTB.

Selim MTB Turnix TI- Pro

Selim MTB Turnix TI- Pro

O selim MTB Turnix TI-Pro é um dos melhores do mercado. Com formato arredondado e estrutura de fibra de carbono, tem o design aerodinâmico e materias leves.

Além disso, possui a qualidade assegurada da Shimano Pro – a marca mais famosa do ciclismo. Escolha perfeita para quem quer melhorar sua performance. 

Wakauto

Selim Wakauto

Para o público feminino, com certeza o selim Wakauto é uma das melhores opções. Com 27cm de largura, dá uma excelente estrutura para quadris largos.

Com design dinâmico, possui sistema de amortecimento com molas – o que melhora a sua performance e diminui o risco de lesão. 

Calypso Soft Point Vazado

Calypso Soft Point Vazado

Excelente opção para quem está iniciando, o selim Calypso Soft Point Vazado garante uma excelente ergonomia e conforto para o ciclista.

Revestido de material ecológico, o banco é sem costura e possui um comprimento de 21 centímetros.

Apesar de não ser o ideal para todos os quadris, é um bom selim para quem procura um bom preço com grandes benefícios.

Essax Extreme CR

Essax Extreme CR

O selim Essax Extreme CR é uma excelente escolha para sua MTB.  Com design leve, é uma modernização do modelo Adrenaline XC, um dos mais vendidos da Essax.

É um modelo para quem já está mais avançado na prática de MTB.

Selle Royal Absolut Atletic

Selle Royal Absolut Atletic

Uma das mais tradicionais marcas de MTB, o selim Selle Royal Absolute Atletic é perfeito para quem pratica MTB. Com um design leve e aerodinâmico, é vazado no centro e vem com o sistema “memory foam” – para o seu quadril se adaptar melhor ao banco.

A largura de 14cm não deixa o assento com mais conforto, mas incrementa muito no seu desempenho!

Atrio BI070

Atrio BI070

O Atrio BI070 talvez seja o modelo mais em conta da lista. Com preço baixo e feito de material resistente, é o produto perfeito para iniciantes na pedalada.

Tem o comprimento de 27cm, sendo adequado para a maior parte dos quadris.

Pro Bikegear Griffon Saddle

Pro Bikegear Griffon Saddle

O Pro Bikegear Griffon Saddle é o selim para quem deseja aliar conforto com performance. Com design leve e aerodinâmico, possui as bordas arredondadas, o que melhora sua relação com os pedais.

Com trilho de carbono, é um modelo profissional e se adequa a maior parte dos quadris.

Power Comp com MIMIC Feminino Specialized

Power Comp com MIMIC Feminino Specialized

Esse selim é um ótimo modelo para mulheres. Possui a tecnologia MIMIC, e por isso o banco se adequa perfeitamente aos quadris.

É um produto especializado para o público feminino e possui um excelente custo-benefício, apesar de ser recomendado para pessoas que já praticam o MTB.

Selim MTB K6748- TSW

Selim MTB K6748-TSW

Para iniciantes, o selim MTB K6748-TSW é uma ótima opção em custo-benefício. Feito de nylon e espuma de alta densidade, possui trilhos em Cromoly com design exclusivo para MTB.

É um selim perfeito para pessoas que querem incrementar o seu desempenho no esporte. 

É hora de aproveitar sua pedalada!

Agora você já sabe o que precisa para ter uma ótima experiência com sua MTB! Escolha com cuidado o selim para MTB mais adequado para o seu tipo de atividade.

Fique atento à estrutura do banco e à ergonomia. É muito importante ter um bom selim para melhorar a performance e evitar lesões. Aproveite a pedalada e, acima de tudo, se divirta!