Quase todo ciclista, em algum momento de sua trajetória no esporte, terá a necessidade e vontade de possuir um ciclocomputador. Seja para acompanhar o seu desenvolvimento no esporte ou simplesmente para ter um GPS funcional e com precisão, o ciclocomputador se mostrará como uma ótima aquisição.

Caso você já esteja procurando um bom produto para te manter na rota sempre e ainda mostrar em números como foi o seu desempenho, já deve ter encontrado diversos modelos de ciclocomputadores pela internet.

Sabemos que isso pode ser um pouco confuso e dificultar a escolha de um aparelho. Porém, lembre-se: quanto mais opções, mais fácil é de encontrar aquilo que você procura.

Por isso, hoje falaremos um pouco sobre o modelo de ciclocomputador da Xoss, o Xoss G! Se você procura por mais informações sobre esse modelo, você veio ao lugar certo! Explicaremos um pouco de suas funções, e traremos suas especificações mais gerais, como tamanho, peso, etc. Se deseja entender melhor, leia até o final!

Confira também: Os Melhores Ciclocomputadores

Por que possuir um ciclocomputador?

Antes de comentarmos sobre o Xoss G, é válido falarmos um pouco sobre o porquê de possuir um ciclocomputador. O ciclocomputador é uma ferramenta importante para o ciclista, especialmente aqueles que desejam guardar os dados de suas corridas e procuram por melhorias em sua prática.

Visão em primeira pessoa pedalando uma bicicleta na estrada, acompanhado do ciclocomputador Xoss G. Imagem retirada do site da Xoss.

Além disso, também é ótimo para quem deseja apenas uma maneira de controle sobre o tempo de pedal, a velocidade que atingiu, quantas calorias queimou, a distância já percorrida, etc. Esses dados, afinal, não interessam apenas aos que desejam melhorias, mas também aos que desejam controlar suas condições físicas e o seu exercício.

Se deseja conhecer outros modelos de ciclocomputadores, visite nossos artigos sobre o Garmin Edge 130, Edge 530 e o Edge 830!

Xoss G

Em sua busca, você deve ter se deparado com o Xoss G, um modelo simples e de ótimo custo benefício. O Xoss G possui, também, a sua versão mais completa, com sensores cardíacos, etc., e falaremos mais sobre ele abaixo!

Ciclocomputador Xoss G. Imagem retirada do site da Xoss.

Em geral, podemos dizer que o Xoss G é um ótimo modelo para quem está comprando o seu primeiro ciclocomputador, não deseja gastar muito e nem espera tanto de seu aparelho. Com as funções mais básicas funcionando com muita qualidade e precisão, o aparelho não deixa a desejar quando o assunto é a confiança no seu aparelho.

Além disso, ele oferece suporte para o aplicativo Xoss e conexão direta com o Strava, o que traz ainda mais facilidades para o ciclista. Abaixo, você encontrará mais informações sobre o produto!

Sobre o Xoss G

Para começar a falar sobre o Xoss G, podemos focar em seu design simples e compacto. Com a sua tela de 1,8″, o seu peso é de apenas 52 gramas. Porém, com o aparelho montado em sua bike, o peso total é de 101 gramas, o que ainda não afetará a sua experiência no pedal.

Sendo um modelo mais simples e com foco no custo benefício, o Xoss G ainda não possui a tela sensível ao toque. Por isso, suas funções são controladas por dois botões, encontrados abaixo da tela.

Abaixo falaremos sobre outras características e funções que o dispositivo oferece!

GPS

Diferente de outros modelos dentro da faixa de preço e com as mesmas funcionalidades do Xoss G, este possui o sistema de GPS, com Glonass, Galileo e BeiDou. Isso garante a velocidade e a precisão do GPS Xoss G.

Vale comentar aqui que o modelo não possui um sistema de navegação embutido. Ou seja, você não encontrará rotas ou mapas no sistema, apenas informações sobre a sua pedalada.

Luz de fundo automática

Demonstração da tela durante o dia e a noite. Imagem retirada do site da Xoss.

Uma comodidade que o Xoss G oferece é a função de acendimento do fundo da tela automático. Baseada na sua localização, a iluminação de tela ligará automaticamente quando estiver em um exercício durante a noite. Assim, você terá uma boa visibilidade em todos os momentos de sua pedalada!

À prova d’água

Xoss G molhado, ainda em pleno funcionamento. Imagem retirada do site da Xoss.

Com o Xoss G, você não precisará se preocupar com chuvas ou com pedalar em locais com água próxima, pois o aparelho é completamente resistente à água. Ainda é necessário seca-lo imediatamente após o uso em dia de chuva ou após algum acidente em que o aparelho seja submerso – porém, isso não afetará o seu funcionamento.

Bateria de longa duração

Com a sua bateria de duração de até 25 horas, você não precisará se preocupar em ficar sem bateria por um bom tempo. Afinal, uma bateria de 25 horas pode durar por várias sessões de pedal.

Xoss App

Adquirindo o seu aparelho Xoss G, você terá acesso à um QR Code que te levará para o download do aplicativo Xoss. Com ele, você poderá ver as métricas de seus treinos em mais detalhes e configurar o seu dispositivo de maneira mais fácil e completa.

Além disso, o aplicativo também permite a conexão direta com o Strava, para que você possa compartilhar e salvar os seus treinos automaticamente!

Xoss App. Imagem retirada do site da Xoss.

Desvantagens do Xoss G

Apesar de ser um ótimo ciclocomputador para o preço que é oferecido, o Xoss G não possui diversas funções, e pode apresentar alguns pontos negativos. Para começar, podemos falar sobre as suas telas, que não são configuráveis.

Esse pode ser um ponto negativo para muitos, que preferem a possibilidade de customização das telas, para ter acesso às informações que mais lhe interessam em um só lugar. Além disso, como já foi dito, o aparelho não possui sistema de navegação, o que pode ser um outro ponto negativo para muitos.

Xoss G ou Xoss G+?

Em sua busca pelo seu ciclocomputador, ao encontrar com o Xoss G, você deve ter visto, também, a sua versão mais completa, o Xoss G+. Em comparação com o primeiro, o Xoss G+ possui mais funções, mas, em geral, mantém-se com as mesmas especificações.

Xoss G+ e todas as suas funções. Imagem retirada do site da Xoss.

Também podendo ser encontrado em seu combo com as faixas com os sensores, o Xoss G+ oferece ao seu usuário uma experiência completa, registrando a cadência e os batimentos cardíacos. Isso, claro, com a separação entre o máximo, mínimo e o número médio de batimentos cardíacos, etc. durante sua pedalada.

Conclusão

Como podemos ver, o Xoss G é um modelo simples e compacto, feito para os que desejam um ciclocomputador sem muitas funções, barato e que dará conta do recado, independentemente das condições climáticas. Possuindo diversos sensores e funções de localização, marcando dados como a altitude atual, e o ganho de altitude durante o pedal, é ainda uma boa opção para os praticantes de mountain bike.

Ciclista em montanha com sua bicicleta. Foto de formulário PxHere.

Em sua versão G+ o aparelho ainda pode te oferecer os sensores de cadência e de batimentos cardíacos, trazendo ainda mais detalhes sobre o seu exercício, tornando-o um equipamento mais completo. Porém, como já foi dito, o aparelho, infelizmente, não possui um sistema de navegação, não possuindo rotas ou mapa.

Portanto, se o seu objetivo for possuir uma maneira de navegação, esse não é o aparelho para você. Porém, caso procure um produto de qualidade por um bom preço, que ofereça as informações básicas sobre o seu treino, o Xoss G e o Xoss G+ com certeza poderão satisfazer as suas necessidades.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender sobre o aparelho! Se você procura por mais conteúdos sobre o assunto, não deixe de visitar nosso site, onde você pode encontrar diversos artigos como esse!