Para muitos ciclistas, possuir um ciclocomputador com GPS é algo essencial. Especialmente quando o seu objetivo é realizar longas pedaladas, como o cicloturismo ou um passeio em uma trilha maior.

Porém, como todos os produtos hoje em dia, não é tão fácil assim decidir qual o modelo poderá suprir suas necessidades. Por isso, trouxemos pra você o review do Garmin Edge 130, o primeiro da série Edge.

Portanto, se procura mais informações sobre o produto em questão, você veio ao lugar certo! Explicaremos sobre o produto e traremos suas vantagens e desvantagens, bem como as suas funções. Então, se quiser entender melhor sobre o produto, leia o artigo até o final!

Confira também:

    Garmin Edge 130 Plus

    O Garmin Edge 130 é um ciclocomputador com GPS, conexão com o celular e diversas outras funções. Com ele você poderá acompanhar a sua velocidade atual, média e a máxima que já chegou durante a sessão atual.

    Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus, vista frontal. Imagem retirada do site da Garmin.

    Além disso, o dispositivo possui um medidor de altitude, simulador de exercícios, monitoramento de desempenho, dentre outras funcionalidades. Compacto e simples, o modelo conta com a praticidade necessária para o uso no dia a dia e em distâncias maiores, como uma maratona ou a prática do cicloturismo.

    Características

    O modelo, como já dissemos, é bem compacto e simples. Sua tela é de apenas 1.8″, ou 46mm, e não possui touch screen. Apesar da tela ser pequena, ela é a única que possui MIP, o que faz com que seu display seja o mais rápido. Isso também faz com que a tela seja fácil de ler no sol, com ou sem óculos escuros.

    Além de seu tamanho menor, o modelo também apresenta o peso de apenas 33 gramas. Isso garante que o dispositivo não impactará negativamente em sua bicicleta ou sua experiência de pedalada.

    Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus. Imagem retirada do site da Garmin.

    Com design simples, o aparelho possui apenas cinco botões que controlam todas as suas funcionalidades e configurações. Dessa forma, seu uso se torna fácil e intuitivo. O lado negativo, porém, é a falta de uma tradução para o português, possuindo apenas opções de inglês ou mandarim.

    Também vale ressaltar aqui mais duas características desse modelo: sua potente bateria de lítio, e a impermeabilidade que possui. Aguentando até 15 horas de pedalada, sua bateria promete não te deixar na mão em suas sessões. Além disso, o aparelho aguenta quedas acidentais e até um metro abaixo d’água, por 30 minutos.

    Tecnologias Garmin Edge 130

    Agora falaremos sobre algumas tecnologias utilizadas no dispositivo para que o ciclista tenha a melhor experiência. Essas tecnologias podem trazer diversos benefícios, alguns essenciais, outros não, mas que com certeza podem fornecer conforto e facilidade.

    Conexão bluetooth

    O seu aparelho é conectado ao seu dispositivo celular para que tenha acesso à internet e suas funções estejam em pleno funcionamento. Para isso, você precisará usar o aplicativo Garmin Connect, que pode ser utilizado tanto por quem possui iOS ou Android.

    Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus, com conexão Bluetooth. Imagem retirada do site da Garmin.

    Da mesma forma, ele pode ser conectado com luzes e radar traseiro da marca, facilitando ainda mais o uso de todos os componentes de sua bike. Essa tecnologia também conta com um sistema de ligação automático para a emergência em caso de detectar algum incidente.

    O Garmin Connect também possui uma comunidade online onde você e todos os outros usuários podem compartilhar suas conquistas, seus percursos e muito mais!

    Sistemas de localização

    Além de utilizar o GPS, o Garmin Edge 130 Plus utiliza, em conjunto, o GLONASS e o Galileo, fornecendo ao ciclista uma localização muito mais precisa em ambientes mais exigentes. Isso garante a segurança do ciclista, fornecendo a localização atual da melhor maneira possível, e o ciclista raramente irá se perder. Além disso, o sistema também ajuda em caso de incidentes e necessidade de resgate.

    Monitoramento de desempenho

    Se você deseja um equipamento que poderá te mostrar o seu desempenho nas trilhas enquanto você pratica o seu mountain bike, o Edge 130 pode te surpreender! Além de marcar a velocidade, como já foi dito, ele também te mostra a altitude do local.

    Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus, na tela de VO2 Máximo. Imagem retirada do site da Garmin.

    Porém, o que pode chamar mais atenção aos praticantes de MTB é a sua função de monitorar todo o percurso feito pelo ciclista – incluindo seus saltos. O sistema pode te fornecer o número, a distância e o tempo em suspensão de cada salto realizado em sua sessão, te trazendo dados que podem te ajudar a melhorar.

    Vantagens e desvantagens

    Como você pode ver, o ciclocomputador possui diversas funções embutidas em si. Isso o torna não só um bom dispositivo de medição de desempenho, mas também uma forma de se conectar enquanto está no pedal.

    Porém, existem outros modelos que possuem as mesmas funcionalidades. Portanto, citaremos agora algumas das vantagens e desvantagens desse modelo em relação a outro. Trataremos as suas características apontando o que elas podem trazer de positivo ou negativo para o ciclista!

    Tamanho compacto

    O seu tamanho compacto, que já foi citado anteriormente, pode ser uma grande vantagem para uns, mas também um desvantagem para outros. Por ser pequeno, sua tela é menor em relação aos outros modelos da marca.

    Tamanho do Garmin Edge 130, à esquerda, comparado ao Garmin Edge 520, à direita. Imagem de Glory Cycles, Flickr.

     

    Tamanho do Garmin Edge 130 (esquerda) comparado ao Garmin Edge 520 (direita).

    Da mesma forma, em questões de estética, ele pode ser uma ótima opção, ou não. Nesse caso, dependerá do tamanho da bicicleta e do gosto pessoal do ciclista.

    Tela com boa visibilidade

    Apesar do seu tamanho, a tela do Garmin Edge 130 Plus possui uma ótima visibilidade. Com design simples e uma tela potente, ele possui uma das melhores telas da marca quando o assunto é visibilidade.

    Display com boa visibilidade do Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus. Imagem retirada do site da Garmin.

    Preço em conta

    Apesar de não ser o produto mais barato quando se trata de ciclocomputadores, o Edge 130 pode ser um dos melhores em relação custo benefício. Sendo o primeiro da série Edge, o Garmin Edge 130 Plus é o mais barato dentre os modelos disponíveis pela fabricante.

    Porém, a empresa não mede esforços quando se trata da qualidade de seus produtos, e mesmo o mais simples dos seus ciclocomputadores possuem ótimas tecnologias. Mesmo não possuindo grandes diferenciais, tudo o que o aparelho faz é com extrema qualidade e precisão, além de ser de fácil manuseio.

    Conclusão

    Podemos concluir, então, que o Garmin Edge 130 Plus é uma boa opção para quem deseja um ciclocomputador com GPS eficiente e com um ótimo custo benefício. Também é ótimo para quem deseja acompanhar os resultados, programar treinos, manter o controle de sua velocidade e tempo de pedal, etc.

    Com um preço não tão baixo, mas que não chega perto dos modelos que a marca oferece acima dele, como o Edge 530, por exemplo, ele é um modelo intermediário – apesar de ser o mais simples da Garmin.

    Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus, na tela de gráfico de altimetria. Imagem retirada do site da Garmin.

    Portanto, se o seu objetivo é possuir um equipamento que possa te entregar diversas informações e funcionalidades, mas não deseja um modelo tão caro, o Edge 130 é uma ótima opção.

    Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e que tenha te ajudado a entender melhor sobre o produto! Se gostou, visite nosso site, onde você pode encontrar diversos artigos sobre o ciclismo, desde guias até reviews de diversos outros produtos!