Se você precisa saber de lugares sobre onde pedalar em São Paulo, este post é pra você! Se está pensando em se aventurar com sua bike, mas quer indicações de lugares, vamos lá!
A atividade de pedalar é uma das que mais ganha o coração dos brasileiros, justamente porque é muito prazerosa, seja para os momentos do dia a dia como meio de transporte ou para o lazer.
Uma maravilha também é pedalar ao lar livre. E, para se ter uma ideia, somente durante a pandemia, a venda de bikes aumentaram 118% e segue com uma demanda alta, devido ao gosto por esse hobby.
Vamos conferir mais deste assunto?
Por que pedalar?
Antes de falarmos de onde pedalar em São Paulo, saiba que a atividade de andar de bicicleta é uma prática de atividade física muito recomendada.
Hoje, as pessoas têm uma consciência mais sustentável e desejam melhor qualidade de vida. Então, elas vêm procurando formas de atingir esse padrão, através da atividade física de pedalar.
Por outro lado, segundo a Organização Mundial de Saúde, (OMS) ser ativo é praticar exercícios físicos ou qualquer movimento corporal que demanda algum gasto de energia e libera hormônios benéficos.
Com isso, pedalar faz muito bem à saúde. E essa atividade, seja para levar um ritmo de vida mais saudável ou para fugir de engarrafamentos, é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos.
Embora essa atividade pode ser um desafio para quem mora em cidades como São Paulo, um lugar de grandes dimensões territoriais.
Por isso, esse artigo traz um apanhado de lugares para pedalar em São Paulo. Acompanhe esta leitura!
Leia também:
Veja onde pedalar em São Paulo
Onde pedalar em São Paulo tem sido um assunto muito buscado por pessoas que moram nesta cidade. Justamente porque trata-se de um lugar muito grande, e há aquelas pessoas que querem um local mais propício para a atividade.
Veja, então, alguns lugares para pedalar em São Paulo:
1 – Parque Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera é um verdadeiro cartão postal de São Paulo. Este é considerado um dos lugares mais perfeitos para quem vai pedalar.
Localizado na Zona Sul, trata-se do parque urbano mais importante da cidade de São Paulo. Há muito espaço para a prática do pedal. Nesse parque, contamos com 1,6 milhão de m2.
Quanto a infraestrutura do Parque Ibirapuera para pedal:
- Há quadras iluminadas;
- Pistas para corrida;
- Área verde;
- Áreas para shows.
Ou seja, é um espaço completo e possui ainda infraestrutura de ciclovias para um passeio de bike seguro e apropriado!
Além disso, o Parque Ibirapuera é um dos principais pontos turísticos da cidade e conta com bons restaurantes, museus, campos para outros esportes, espaço infantil, dentre outros.
Outro ponto é que há um serviço de locação de bicicletas se você precisar, ou seja, se mora longe e não pode ir com sua bike.
Enfim, é um lugar tranquilo, ideal para pedalar em São Paulo.
2 – Parque do Carmo
O Parque do Carmo é outra boa opção sobre onde pedalar em São Paulo. Ele fica na zona leste da cidade.
Trata-se de 1,5 milhão de m2 de espaço físico, sendo considerado um espaço ideal para andar de bike e aproveitar o ar livre.
No parque há uma vegetação muito rica, por isso, as paisagens do Parque do Carmo são muito agradáveis.
Nesse parque há ainda gramados, cafezais, campo para futebol, espaço para recreação ou piqueniques.
Além disso, há uma ciclovia com uma infraestrutura ideal. Então, o espaço oferece ampla liberdade e segurança para quem vai pedalar.
E quem deseja praticar outros tipos de esportes, este parque também oferece essa alternativa, portanto, é um dos melhores lugares para pedalar em São Paulo.
3 – Parque Villa Lobos
Localizado no Alto de Pinheiros, Parque Villa Lobos tem cerca de 730 mil metros quadrados. Ou seja, um pouco menor em relação aos citados acima.
Esse parque foi fundado em 1989 e fica na região oeste da cidade.
Ele oferece várias áreas verdes, além de uma infraestrutura de ponta, para quem vai pedalar em São Paulo ou praticar outros esportes. Isso porque a infraestrutura do Parque Villa Lobos tem:
- Áreas verdes;
- Ciclovia;
- Pistas de cooper;
- Quadras para outros esportes;
- Playground.
Então, quem estiver por lá, pode usufruir de tudo isso. Você pode pedalar com tranquilidade e conforto.
Aos finais de semanas, esse parque acolhe cerca de 20 mil pessoas. É considerado, portanto, um dos lugares ideais para pedalar em São Paulo.
4 – Ciclovia Rio Pinheiros
A Ciclovia Rio Pinheiros é outra importante área turística de São Paulo. Além de ser uma boa opção para visitar e passear, quem for pedalar em São Paulo precisa conhecer essa ciclovia.
Ao longo de sua extensão, saiba que você pode acessar essa ciclovia por meio destes pontos:
- Avenida Miguel Yunes;
- Estação Jurubatuba;
- Ponte Cidade Jardim;
- Ponte da Cidade Universitária;
- Ciclopassarela do Parque do Povo;
- Estação Vila Olímpia;
- Estação Santo Amaro.
Essa ciclovia oferece, então, várias opções de acesso e está muito bem localizada.
Lembrando que ela não fica aberta o dia todo, abre às 05:30h e fica até as 19h, quando é fechada.
Essa ciclovia oferece 21,5 km de espaço físico, uma excelente opção para quem pedalar todos os dias em São Paulo.
Sua infraestrutura oferece outras opções em lanchonetes, restaurantes e áreas para descanso.
5 – Avenida Paulista
A Avenida Paulista é a região mais famosa e badalada da cidade de São Paulo. Quem vai pedalar em São Paulo não pode deixar de conferir essa alternativa.
Lembre-se que ela é fechada aos domingos para carros. Então, aproveite este dia que é mais tranquilo.
Durante seu percurso, é possível ainda visitar uma livraria, ver uma exposição no Masp (Museu de Arte de São Paulo), comer num bom restaurante e outras tantas opções de lazer, cultura e gastronomia.
Ao pedalar nesta avenida, você vai ver muitas atrações nas ruas, vários vendedores ambulantes e outras atrações. Se puder, observe antes se o local não está muito tumultuado.
Além das opções que esta avenida oferece, vale conferir ainda o canteiro central da Avenida Paulista, com uma extensão de 2,7 quilômetros, o qual faz conexão com a Avenida Angélica.
6 – Pico do Jaraguá
O Pico do Jaraguá está também como um dos melhores lugares para quem busca sobre onde pedalar sem São Paulo.
Este espaço tem uma vista única, justamente por ser o pico mais alto da cidade. É um lugar muito visitado também por quem gosta de uma trilha.
Se você desejar, o trajeto pode ser feito de carro, levando sua bike, para evitar cansaço para subir até o local.
Uma sugestão é que você se junte aos grupos de cicloturismo que exploram essa região, até você ficar mais familiarizado.
Se você gosta de se aventurar com sua magrela, esse é um dos lugares mais recomendados para pedalar em São Paulo.
7 – Campus USP
O Campus USP é ideal para quem já está no ciclismo e deseja um lugar bom para treinar com sua magrela.
Para o ciclismo esportivo, este espaço é um dos melhores de toda a cidade.
Há uma infraestrutura de alta qualidade, incluindo ciclovias seguras para os praticantes da atividade como esporte, por exemplo.
O espaço é muito frequentado e por isso possui suas regras de uso e algumas restrições.
Por exemplo, o ciclista esportivo precisa ser Ciclista Esportivo Cadastrado (CEC) e é preciso estar usando equipamentos de proteção individual.
Então, ainda sobre onde pedalar em São Paulo, esse é um espaço ótimo para isso, mas também mais regulamentado.
Desfrute os seus finais de semana ou as suas horas livres pedalando!
Por fim, neste post, você viu onde pedalar em São Paulo. Você conferiu uma lista dos lugares mais recomendados para pedalar em São Paulo.
São lugares que vêm sendo tomados por todo tipo de pessoas que querem colocar o corpo e a bike em movimento.
A bicicleta pode ser usada como uma ferramenta de transporte, lazer ou para se levar uma vida mais saudável. Agora, não faltam opções de lugares únicos para você se aventurar com sua magrela, não é mesmo?
Fique aqui no site e acesse mais posts como este de hoje!
Que tal compartilhar esse artigo com um amigo que também ama pedalar?