Handbike ou handcycle, é uma bicicleta adaptada para ser pedalada com as mãos, sentado ou deitado. O modelo é adequado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

A handbike tem diferenças fundamentais da estrutura de rodas e, obviamente, da posição dos pedais, apesar de ser muito semelhante com uma bicicleta tradicional.

Democrática, a handbike devolve para quem ficou com a mobilidade reduzida, a oportunidade de sentir o vento no rosto e vivenciar bons momentos usando a bicicleta.

Além do prazer proporcionado pela handbike no dia a dia, o modelo também é uma ferramenta de inclusão social para quem tem alguma limitação física.

Por isso mesmo, nós vamos te apresentar com mais detalhes o que é e como funciona a handbike.

O que é uma handbike?

Uma handbike - Créditos: Wikimedia Commons

A handbike é um modelo de bicicleta com 3 rodas, que é adaptada para pessoas que sofreram alguma lesão nas costas ou deficiência nas pernas.

O ciclista pilota a handcycle praticamente deitado, usando as mãos para a pilotagem. Geralmente a roda da tração é a da frente, tendo duas rodas atrás para estabilizar o modelo de bike.

A versão para atletas que são apaixonados por mountain bike conta com pneus largos e duas rodas na frente e somente uma atrás. Dessa forma, o ciclista poderá percorrer trilhas de diferentes estilos com segurança.

O uso do modelo é seguro, possibilita independência e torna o dia a dia mais prazeroso, permitindo que a pessoa se sinta integrada à sociedade, fazendo algo que gosta e que é prazeroso.

Mesmo as opções mais simples de handcycle são interessantes para quem busca passear e fazer atividades ao ar livre sem depender de terceiros para ter bons momentos.

No início do uso da bike é comum que o deficiente físico precise de ajuda para usar a bicicleta. Entretanto, com o treino e passar do uso da handbike, se torna natural começar a fazer uso da bike por conta própria.

A handbike mais leve e ágil é o modelo para asfalto

Competição de handbike

A handbike é um modelo que pode ser usado para lazer, passeio ou competição. Atualmente, os modelos mais leves e mais rápidos disponíveis no mercado são os usados para competições em asfalto.

Geralmente, as pessoas acreditam que modelos de mountain bike são os mais eficazes. Entretanto, é interessante perceber que no Brasil ainda não há um mercado com muitas opções de modelos adaptados para quem tem necessidades especiais.

É mais comum e fácil de encontrar a handbike para o asfalto, como uma opção de investimento que é um pouco mais acessível no quesito preço.

Os modelos adaptados para mountain bike custam um valor muito elevado por causa da necessidade de importar o produto.

É possível montar uma handbike por conta própria?

Parede de oficina com peças para montagem e reparo de bike

A principal diferença da handbike é justamente a adaptação do banco, para que o ciclista fique praticamente deitado, e a posição das mãos que são usadas para impulsionar a bike no lugar dos pés.

Isso faz com que as pedivelas (ou nesse caso podemos chamá-las de manivelas) tenham encaixe diferenciado no quadro da bike, para que possam ser acionadas em conjunto, gerando mais intensidade ao impulsionar a bicicleta com as duas mãos para obter o movimento desejado.

A área de troca de marchas e de freio também são adaptados, para que possa usar os componentes com mais praticidade, acionando-os com as mãos. Para quem tem os membros superiores também afetados, podem ser feitos uma série de outras adaptações, como o acionamento com os cotovelos ou até por trás da cabeça para troca de marchas e frenagem.

É completamente possível montar a sua própria handbike sem precisar adquirir um modelo já pronto na loja, tendo em vista que, nesse caso, o ciclista poderá ter mais autonomia de escolher as peças e fazer uma montagem de qualidade com preços mais baixos.

Com uma boa noção de como é o design da bike, é possível montar um modelo exclusivo, para que possa diminuir o preço de aquisição da bicicleta e garantir que o pedal volte a fazer parte de sua rotina, totalmente adaptado para sua nova realidade.

É possível personalizar a experiência de uso, escolhendo o quadro, design, cor e outros fatores para sua própria bike, visando ter um peso que facilita a pilotagem e uma handbike com preço que cabe em seu orçamento.

Qual é o valor de uma handbike?

Cofrinho tipo porquinho rosa

Quem deseja adquirir uma handbike pronta para pessoas com necessidades especiais deverá desembolsar entre R$4 e R$5 mil no mínimo para comprar um modelo de entrada.

Obviamente, também estão disponíveis handbikes de preço mais alto, com qualidade superior de peças.

Dificilmente será possível encontrar um modelo com preço mais baixo, comprando usado, por exemplo. Por ser uma peça que adiciona qualidade de vida no cotidiano e ser um modelo específico pensado para as suas necessidades, dificilmente os compradores vendem suas handbikes usadas.

O modelo possibilita mais qualidade de vida, melhora da saúde e até mesmo do humor no cotidiano de quem tem necessidades especiais, para que a pessoa se sinta novamente incluída na sociedade ao fazer parte de um grupo de ciclistas e pedalar por paixão.

Mesmo pesquisando em redes sociais e site especializado, é pouco comum encontrar uma opção de segunda mão para baixar o preço de sua compra.

Conheça os principais tipos de handbikes disponíveis no mercado

Cadeirante utilizando a sua handbike para lazer - Créditos: Wikimedia Commons

Assim como as demais categorias de bikes, é comum ter uma divisão entre os modelos que estão disponíveis no mercado.

Para que o ciclista escolha a handbike que mais combina com a sua demanda de uso, confira as principais opções na atualidade:

1. Upright Handbike

Trata-se de um modelo de entrada, com peças mais simples e design que já oferece a possibilidade de experimentar a sensação de pedalar com as mãos.

Na categoria Upright o usuário terá uma bike single speed, ou seja, de apenas uma marcha, que é indicada para passeios leves e recuperação de sua rotina com individualidade, aproveitando uma atividade que gosta de fazer nas ruas.

2. Recumbent Handbike

Ideal para quem já tem experiência com o modelo ou deseja percorrer grandes distâncias, a Recumbent Handbike é um modelo que conta com várias marchas, podendo alcançar até 27 marchas.

Além disso, ela é mais leve e tem peças de melhor qualidade, possibilitando que seja usada para treinos mais longos.

3. Handbike Infantil

Com um padrão mais colorido e simples de pedalar, as handbikes infantis seguem o padrão de design de um produto voltado para crianças, possibilitando uma experiência rica para crianças com algum tipo de deficiência.

O modelo não tem marcha, conta com freio tipo ferradura ou v-brake e possui rodas de aro 20 ou aro 24 no máximo.

4. Cross-Training Handbike

Idealizada para disputar provas e suportar o treinamento pesado, a Cross-Trainning é uma handbike com qualidade superior das peças e visual arrojado.

5. Off-Road Handbike

Trata-se da versão mountain bike das handbikes, fabricada para rodar em terrenos mais acidentados, estradas com cascalho e longos trechos de terra.

Apesar de ser um modelo pensado para estradas mais complexas, a handbike Off-Road não tem suspensão.

A versão tem peças de alta performance e pneus de cravo para possibilitar melhor desempenho.

Cuidados importantes para iniciar no uso de handbike em sua rotina

Grupo de usuários de handbike - Créditos: Wikimedia Commons

Quem nunca usou as mãos para pedalar, precisa tomar alguns cuidados com a própria segurança ao iniciar a prática da atividade como parte do dia a dia, como:

Tendo tais cuidados no dia a dia, é possível evitar acidentes durante sua adaptação.

Benefícios da bike de mão para a saúde física e mental

Competidor pilotando handbike - Créditos: Wikimedia Commons

Quem adota uma handbike como parte de sua rotina, poderá usufruir de todos os benefícios da prática de atividade física para a saúde.

As pessoas que possuem limitações físicas geralmente percebem o impacto da limitação no cotidiano, restringindo as opções de momentos prazerosos de lazer.

Com uma handbike, é possível melhorar não só os marcadores de saúde física, como também, melhorar a própria saúde emocional ao socializar.

Ter um grupo de amigos e usar a handbike com outras pessoas pedalando pela cidade, possibilita um cotidiano mais feliz.

Além do impacto emocional, a atividade física libera hormônios de prazer, que são importantes para a saúde física.

Portanto, o investimento em ter sua própria handbike faz toda a diferença na rotina, aproveitando a bike como uma ferramenta de inclusão social e melhora significativa da qualidade de vida.

Use a bicicleta indicada para o atleta paraplégico para se inserir no esporte

Competição de handbike - Créditos: Pxhere

Outra possibilidade interessante é que as pessoas com limitações físicas podem usar a handbike como uma ferramenta para serem inseridas em competições esportivas.

Aproveitar a bike para ter um novo significado em sua rotina, mudando seu estilo de vida para adotar treinos mais intensos e competir, é uma motivação interessante.

Na página da Confederação Brasileira de Ciclismo, é possível conferir tudo sobre a modalidade, para que possa conhecer as regras e opções.

Adicionar em sua rotina algo que te motiva e te faz feliz, trará ótimos resultados para a sua qualidade de vida. Afinal, ter alguma limitação não pode te impedir de ter uma vida feliz e repleta de satisfação.

Agora que já sabe mais sobre a handbike, use as informações da página para se motivar, até mesmo montando sua própria bike para começar a pedalar com as mãos e aproveitar tudo que a vida de ciclista pode te oferecer.

Sem dúvidas, será uma ótima experiência para agregar em sua rotina, trazendo benefícios incalculáveis não só físicos como também mentais.

Veja também o artigo 25 benefícios ao andar de bicicleta, se aplicando também a quem anda de handbike.

Aproveite todas as dicas que acabou de conhecer para se inspirar e buscar incluir a bike em sua rotina atual.