Casal aproveitando os benefícios ao andar de bicicleta

Os 25 Benefícios de Andar de Bicicleta – Confira a Lista

Está pensando em começar a andar de bicicleta?

Ou já pedala e quer se motivar ainda mais?

Ando de bicicleta há alguns anos, mas sabendo dos benefícios de andar de bicicleta me motivaram ainda mais.

Benefícios que envolvem saúde física e mental:

  • perda de peso
  • prevenção de doenças cardíacas
  • prevenção diabetes tipo 2
  • menor sensação de cansaço
  • melhor capacidade de realização de outras atividades físicas
  • etc.

Mas também geram benefícios sociais:

  • maior socialização
  • melhor vida sexual
  • mais momentos alegres com os seus amigos e sua família
  • entre outros.

Portanto, veja a nossa lista dos principais benefícios de andar de bicicleta, se inspire e melhore ainda mais a sua qualidade de vida.

25 benefícios de pedalar

Pedalar é uma atividade completa.

Nós elencamos as principais vantagens de incluir o ciclismo como parte de sua rotina:

1. Fortalece a sua imunidade

Andar de bicicleta fortalece a imunidade

Este item é muito importante para o momento que estamos vivendo.

Fica constantemente resfriado? A atividade física deve ser incluída em sua rotina de forma regular! Fazer exercícios ajuda a melhorar a imunidade, e com o ciclismo não seria diferente.

Pedalar acelera o metabolismo, eleva a força e retarda o envelhecimento. Tudo isso ajuda a manter a imunidade em alta.

Outro aspecto interessante do ciclismo para sua imunidade é que a atividade promove contato com a natureza e costuma ser feita sob o sol.

A vitamina D é sintetizada durante o exercício sob o sol, fazendo com que o sistema imunológico seja fortalecido.

Além disso, utilizando a bicicleta como meio de transporte evita o risco de transmissão dentro de ônibus e trem.

2. Andar de bicicleta te ajuda a perder peso

Andar de bicicleta te ajuda a perder peso

Quem deseja ter mais tônus muscular nas pernas e um corpo em melhor forma física, pode aproveitar a bike como meio de transporte ou lazer, uma vez que pedalar ajuda a queimar muitas calorias.

Além da queima de calorias enquanto se está pedalando, com o fortalecimento muscular obtido você estará queimando mais calorias também durante o repouso.

Por isso a perda de peso pode acontecer mais rapidamente quando se inicia uma atividade física, e não somente comendo menos.

3. Te deixa mais atraente

Andar de bicicleta te deixa mais atraente

Pedalar te deixa mais bonito e atraente.

Quem não prefere um parceiro mais em forma, com mais músculos e mais ativo, certo?

Ou você prefere alguém que fica o final de semana inteiro afundado no sofá?

Esta pesquisa da British Heart Foundation constatou que 23% dos 600 homens e mulheres respondentes declararam que preferem ir num encontro amoroso com um(a) ciclista.

Com certeza só este único motivo vai fazer muitos começarem a pedalar o quanto antes!

4. Diminui riscos de doenças cardíacas e câncer

Andar de bicicleta diminui o risco de doenças cardíacas e câncer

Durante o pedal, seu corpo aumenta a frequência cardíaca, que faz o sangue ser bombeado pelo corpo de forma mais rápida.

Isso tem relação com o processo de perda de peso, ajudando a queimar calorias, além de contribuir para o fortalecimento do coração.

Mantendo a prática regular em sua rotina, é possível ter um estilo de vida mais saudável, que te afasta de doenças como pressão alta e câncer.

5. Pedalar melhora o controle da respiração

Ciclista com bicicleta BMX

Entre os benefícios de pedalar, está o fato de melhorar o condicionamento físico. Tendo em vista que, durante todo o percurso o coração e pulmão trabalham intensamente para que o exercício possa ser executado com eficiência.

Durante os percursos é necessário ter uma respiração mais controlada, para que consiga pedalar em longas subidas ou outros trechos que exigem mais do corpo.

Aos poucos o organismo vai se recuperando de cada percurso e melhorando seu condicionamento físico, o que ajuda a ter mais disposição para todas as atividades de seu dia a dia.

Afinal, andar de bike é um exercício aeróbico intenso. Especialmente quando existem subidas envolvidas em seu percurso.

6. Melhora o funcionamento cerebral

Pedalar melhora o funcionamento cerebral

Além de ser bom para seus músculos e desempenho físico, começar a pedalar ajuda a melhorar o fluxo de sangue enviado para seu cérebro.

Isso é um benefício importante, por diminuir o risco de desenvolver demência ao longo dos anos, tendo em vista que o cérebro passa a ser melhor irrigado de sangue até mesmo quando a atividade física já foi encerrada.

Portanto, quem deseja mais qualidade de vida por meio de uma atividade física pode investir no ciclismo como exercício em sua rotina.

Ao adotar a bike como parte de sua rotina, é possível melhorar a saúde de sua mente, melhorar a circulação sanguínea e evitar problemas graves de saúde como o derrame cerebral.

Afinal, o uso da bike como parte de seu cotidiano possibilita sucesso na melhora de sua saúde como um todo. E isso é importante para proteger o funcionamento cerebral durante todo o envelhecimento.

7. Adeus à insônia está entre os benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta melhora o sono

Controlar a ansiedade, fazer amigos, se divertir, fazer um esforço intenso, diminuir seu peso. Tudo isso é benefício do ciclismo e impacta diretamente na sua rotina de sono.

Diminuindo seu peso, ganhando condicionamento cardiorrespiratório e combatendo ansiedade e depressão é possível ter noites de sono com mais qualidade, aspecto que está intimamente ligado ao bem-estar físico e mental, contribuindo para que possa ter um sono recuperador.

O cansaço após andar de bike pode estar intimamente atrelado ao sono mais profundo e capaz de proporcionar a sensação gostosa de ter dormido o suficiente logo que acorda.

Através da noite de sono profundo, seus músculos conseguem se recuperar após o treino intenso. Bem como, é possível ter mais ânimo e bem-estar ao longo dos dias.

8. Melhora a qualidade de vida combatendo o estresse

Andar de bicicleta melhora a qualidade de vida e diminui o estresse

O estresse faz parte do cotidiano de todas as pessoas que residem em grandes cidades. No entanto, é sempre importante adotar medidas que possam combater os danos causados pelo estresse.

A atividade libera endorfina, que atua diretamente no combate do estresse e promove a sensação de bem-estar. Aspecto que é importante para o corpo e para a mente.

Afinal, o estresse oxida as células e é prejudicial para a qualidade de vida. Quem adota o esporte como uma parte de sua vida consegue ter na prática esportiva uma forma de aliviar a tensão da semana.

Portanto, o ciclismo não é positivo apenas para a mudança física e ganho de saúde em indicadores como colesterol, redução da pressão arterial elevada e controle de glicemia. Na realidade, a prática de andar de bike é excelente também para a saúde da mente.

9. É uma atividade física de baixo impacto

Andar de bicicleta gera baixo impacto

Quem está acima do peso, deve procurar atividades de baixo impacto que auxiliam a queimar calorias e emagrecer rapidamente.

Como é o caso do ciclismo, que apresenta entre suas vantagens o fato de não exigir muito dos joelhos e pés, tendo pouco impacto.

Dessa forma, é possível sair do sedentarismo com uma atividade que não apresenta alto risco de desencadear lesões.

Obviamente, quem anda de bike todos os dias e não dá o devido descanso ao corpo, acaba se expondo ao risco maior de se lesionar.

No entanto, em cenários menos extremistas, o ciclismo é um dos exercícios físicos com pouco impacto que gera bem estar e não apresenta altas probabilidades de gerar lesões.

10. Te ajuda a economizar tempo no dia a dia

Bicicleta como meio de transporte para o dia a dia

Quem substitui o transporte público por andar de bicicleta, consegue economizar tempo no cotidiano, possibilitando que inclua uma atividade física importante para seu bem-estar, ao mesmo tempo em que poupa o período que ficaria esperando o transporte público.

O tempo que será diariamente poupado, bem como o dinheiro gasto com transporte podem ser redirecionados para outras demandas, possibilitando que faça bom proveito de sua rotina e tenha ótimos resultados para a qualidade de vida, bem-estar e otimização de tempo.

Além disso, sua substituição é boa para o meio ambiente.

11. Diminui a sensação de cansaço

Pessoa que não anda de bicicleta cansada

Não parece uma opção muito intuitiva, no entanto, quem faz mais atividade física tende a se sentir mais disposto em sua rotina.

Outro aspecto importante entre os benefícios de andar de bicicleta, é que o exercício aeróbico intenso contribui para dormir bem, como já citamos.

E essa melhora da qualidade de seu sono é responsável pela diminuição da sensação de cansaço em sua rotina.

Portanto, é interessante adicionar uma atividade física em sua rotina quando está se sentindo muito cansado.

12. Melhora a criatividade

Andar de bicicleta melhora a criatividade no trabalho

A atividade aeróbica, sendo o ciclismo uma das principais atividades deste tipo, é responsável por ajudar a melhorar a criatividade.

Com a melhora da oxigenação do corpo e com a distribuição de sangue para o cérebro de forma mais eficaz, é possível ter um aumento significativo de sua criatividade.

Portanto, quem está precisando resolver uma demanda difícil, pode aproveitar apenas alguns minutos de seu dia para pedalar.

Cerca de 25 minutos de bicicleta são suficientes para proporcionar aumento da criatividade e melhora da cognição.

Obviamente, quanto mais frequente é a prática de atividade em sua rotina, melhor tende a ser o resultado obtido.

13. Te deixa longe de diabetes tipo 2

Andar de bicicleta te deixa longe de diabetes tipo 2

Os exercícios aeróbicos requerem a queima da glicose disponível no sangue para que seja possível ter energia para o exercício.

Dessa forma, é possível evitar que tenha diabetes tipo 2 ou que a doença piore com o passar dos anos caso já tenha um diagnóstico confirmado.

Um aspecto interessante é que, perdendo peso, mantendo uma alimentação saudável e prática regular de atividade física, também é possível reverter a doença já instalada.

Portanto, os pacientes que possuem histórico familiar de diabetes tipo 2 e querem prevenção ou que querem atuar no tratamento da doença, podem pedalar para tal, tendo em vista que exercícios regulares são parte da mudança necessária para manter o corpo saudável e em equilíbrio.

Cabe sempre a dica de que atividades físicas aeróbicas são muito interessantes para pessoas que sofrem com doenças metabólicas como diabetes. É possível melhorar sua saúde ao começar a andar de bike ou adotar outra atividade aeróbica de sua preferência.

Inclusive, quem faz exercícios físicos regularmente pode consumir alguns alimentos menos saudáveis esporadicamente sem que o impacto negativo seja tão significativo em sua saúde (sugerimos que consulte o seu médico para mais informações).

14. É possível pedalar com quem você ama

Pedalando com a família

O ciclismo tem como um de seus benefícios, o fato de ser algo que poderá ser praticado pela família inteira.

Passeios de bike com a família, amigos ou par romântico são sempre divertidos, aproveitando a beleza do percurso escolhido para tornar o momento mais agradável ainda.

Portanto, pode se tornar um passeio com as pessoas queridas. Tornando os momentos livres mais prazerosos e oferecendo tempo de qualidade com as pessoas que ama.

Esse é um dos benefícios de andar de bicicleta, devido ao fato de ser algo acessível, que é feito na rua e que pode incluir todas as pessoas que você gosta.

O ciclismo acaba se tornando um “vício” que é saudável em sua rotina e que possibilita diversão todos os dias.

15. Os benefícios de andar de bicicleta não possuem limite de idade

Andar de bicicleta na cidade possui muitos benefícios

É interessante perceber que, todas as pessoas podem usufruir dos benefícios de andar de bicicleta. Não existe idade ideal para começar a se beneficiar.

Todas as pessoas podem pedalar, independentemente de quantos anos cada um tenha. Basta ter disposição e interesse para começar e se dedicar de fato.

Afinal, a bike é um exercício físico benéfico e transformador, que pode ser adotado como parte da rotina de pessoas de todas as idades.

Certamente o principal benefício será o ganho de saúde a partir da inclusão do esporte como parte de seu cotidiano.

16. Melhora a pele

Andar de bicicleta melhora a pele

Um fator interessante entre os principais beneficios de andar de bicicleta em sua rotina é justamente a melhora significativa que a atividade desempenha em sua pele, tendo em vista que o exercício permite minimizar o envelhecimento precoce, uma vez que a pedalada ajuda seu corpo a eliminar toxinas que provocam o envelhecimento precoce.

Outro fator interessante é que o treino minimiza o estresse e melhora a qualidade de vida. Aspectos que são importantes para manter a pele bonita.

Associar o pedal ao hábito de consumir uma alimentação saudável, beber bastante água e usar protetor solar sempre que for pedalar são cuidados que complementam o processo de evitar o envelhecimento da pele.

17. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta melhora a coordenação motora

Além de pedalar continuamente, é preciso ter noção do espaço que ocupa, observar o percurso que está fazendo durante as pedaladas e manter a atenção em outros fatores, de modo que o ciclista possa ter segurança no trecho percorrido.

Tudo isso contribui para que a coordenação motora se desenvolva conforme a pessoa adquire experiência no ciclismo.

Afinal, é necessário desenvolver suas habilidades para que seus pedais sejam seguros em diferentes trechos da cidade.

O ciclismo é interessante para crianças e adolescentes que apresentam dificuldades motoras. No entanto, nesses casos o trecho deve ser adaptado em dificuldade para evitar acidentes e traumas.

18. Melhora o humor

Andar de bicicleta melhora o humor

Já viu alguém irritado pedalando? Certamente não! Isso ocorre devido ao fato que um dos principais benefícios de andar de bicicleta é a liberação de dopamina e serotonina.

Os hormônios aumentam a sensação de felicidade e estão diretamente relacionados ao bom humor, funcionando como antidepressivos naturais que são liberados pelo corpo diante da pedalada.

Fazer exercícios regulares que exijam um bom desempenho físico diminui significativamente as chances de desenvolver ansiedade e depressão, além de servir como um tratamento natural e indicado por muitos psiquiatras quando diagnosticam pacientes com crises de ansiedade e sintomas depressivos.

O contato com a natureza, sol, ar livre são fatores importantes do ciclismo que auxiliam na melhora do quadro. Obviamente, o tratamento medicamentoso também precisa continuar sendo seguido.

19. Melhora o funcionamento intestinal

Funcionamento intestinal é melhorado ao andar de bicicleta

Constipação faz parte de sua rotina? Isso é muito prejudicial para a saúde! Reter fezes por longo período no intestino faz com que as toxinas não sejam eliminadas.

Portanto, o ideal é recorrer a medidas naturais para melhorar o funcionamento do intestino. E uma delas consiste em pedalar regularmente.

O ciclismo faz com que o ritmo intestinal possa ser agilizado, eliminando com maior agilidade as fezes, justamente por causa dos músculos intestinais que são estimulados pela prática de exercícios aeróbicos intensos como o caso do pedal.

Um aspecto interessante é que tratar naturalmente a constipação diminui as chances de desenvolver câncer de intestino.

20. Reduz efeitos de quimioterapia

Ciclista após sessões de quimioterapia

Quem está em tratamento para eliminar o câncer, deve incluir atividade física em sua rotina, especialmente o ciclismo que permite contato com a natureza.

É relaxante e melhora o humor, tendo em vista que a atividade aeróbica auxilia o corpo a combater fadiga e outros efeitos colaterais comuns do tratamento de câncer, contribuindo para que seja possível manter uma rotina mais saudável, que favorece o tratamento e possibilita o desenvolvimento de um novo hábito benéfico.

Afinal, praticar exercícios físicos que são tão benéficos ao bem estar é importante para uma rotina com mais qualidade, sendo positivo para a mente e corpo durante o processo de recuperação do câncer.

21. Te ajuda a melhorar suas capacidades físicas em outros esportes

Ciclista sente melhora na capacidade física em outros esportes

Um aspecto interessante sobre o ciclismo é que te ajuda a melhorar em todos os outros esportes que possa querer fazer.

A pedalada desenvolve uma série de habilidades que são essenciais para outras modalidades esportivas, como a noção espacial, melhora na navegação, bom controle da frequência cardíaca versus o esforço que precisa ser feito, melhora do fôlego e muito mais.

Com esses fatores em jogo, é possível não só queimar gordura e melhorar seu fôlego, como também melhorar seu desempenho físico em todos os esportes que deseja praticar, uma vez que o exercício aeróbico intenso é responsável por preparar o corpo para todas as demandas habituais do dia a dia.

22. Trata problemas nas articulações

Andar de bicicleta trata problemas nas articulações

Tem histórico familiar de artrite? Já foi diagnosticado com problemas nas articulações? A pedalada pode te ajudar no tratamento.

Por ser de baixo impacto, é possível manter ossos e articulações mais saudáveis incluindo o pedal em sua rotina.

A melhora da saúde de suas articulações é um fator que aumenta significativamente seu estilo de vida, possibilitando maior mobilidade para fazer as demandas que são necessárias em seu dia.

23. Aumenta a resistência física

Ciclismo aumenta a resistência física

A estamina é aumentada com a rotina de pedais intensos. Isso significa que, ao incluir o ciclismo como parte de sua rotina, conseguirá resistir ao treino intenso, possibilitando fazer exercícios mais longos sem se cansar tanto.

É por isso que, todo ciclista consegue aumentar progressivamente e de forma saudável o trecho que percorre durante um dia.

Quem começa pedalando 5 quilômetros, ao longo de um ano de treinos já consegue chegar a 20 quilômetros ou mais sem se sentir exausto. Efeito da adaptação de seu corpo.

24. Aumenta e melhora o seu círculo social

Andar de bicicleta aumenta o seu círculo social

Somos seres sociais.

Nos sentimos melhor quando nos sentimos pertencentes a certos círculos sociais. Aspecto que é fundamental para a rotina e bem-estar físico e emocional.

E a sociabilização é um dos benefícios do ciclismo. A atividade costuma ter clubes e formar amizades duradouras, aspecto que é importantíssimo para manter a saúde mental em dia.

Ter amigos, se divertir e vivenciar bons momentos em grupo combate a ansiedade e depressão.

Afinal, poderá aproveitar as paradas para se divertir, manter uma boa conversa e vivenciar momentos diferentes dos habituais.

Essa pesquisa da Universidade de Harvard mostra que bons relacionamentos é um dos principais fatores para a felicidade, e o ciclismo pode te ajudar muito nisso.

25. Andar de bicicleta melhora sua vida sexual

Andar de bicicleta melhora a vida sexual

Andar de bicicleta melhora significativamente sua vida sexual por te deixar mais ativo e com melhor circulação do sangue no corpo.

Isso é importante para auxiliar a melhorar a libido, além de ajudar a manter os músculos usados na atividade sexual mais saudáveis, de modo que consiga ter um desempenho mais longo e atlético na vida íntima.

Outro fator interessante é que estar em boa forma física ajuda a se sentir mais autoconfiante, o que tem impacto significativo na própria performance sexual.

Afinal, quem se sente bonito e bem consigo mesmo consegue se entregar aos momentos íntimos com maior facilidade.

Andar de bike ajuda na saúde sexual, sendo uma atividade física interessante para manter o corpo em boa forma física, contribuindo para melhorar o sistema cardiovascular e consequentemente ter relações mais prazerosas.

Posso pedalar todos os dias? Entenda sobre benefícios de pedalar versus a frequência

Andando de bicicleta

Após descobrir todos os benefícios de andar de bicicleta é natural se empolgar e até mesmo querer pedalar todos os dias.

No entanto, é importante perceber que existem alguns cuidados que devem ser adotados em sua rotina.

Quem usa a bicicleta como meio de transporte e pedala todos os dias nela, deve evitar fazer trechos extremamente longos e/ou de alta intensidade.

Dessa forma terá tempo suficiente para que a musculatura da perna consiga ter o repouso necessário para se fortalecer e recuperar após os pedais.

Já os que optam pelo pedal como prática para diversão, podem pedalar cerca de 3 vezes na semana. Prefira, nesses casos, fazer um percurso mais longo, de modo que os exercícios mais prolongados possam ajudar a queimar mais gordura e ter também todos os benefícios já citados.

Em resumo, vale a pena incluir exercícios físicos em sua rotina, para melhorar seu bem estar e condicionamento físico. O ciclismo é bom para a saúde mental e física como um todo. Portanto, se estava pensando em começar a pedalar, saiba que andar de bike vai mudar sua vida para melhor.

Aproveite que agora já sabe que fará bem para sua mente e corpo e inicie hoje mesmo esse seu novo objetivo. As pedaladas são viciantes e a rotina de ciclista é repleta de vantagens para sua vida.

É por isso que cada vez mais encontramos apaixonados pelo pedal em todas as cidades do país. Aproveite que é algo em conta e que pode ser a solução de muitos problemas de sua saúde.

Não é raro ouvir “depois que comecei a pedalar minha saúde mudou”. Aproveite para andar de bike e ser uma pessoa feliz com os resultados obtidos.