Manete de freio da Magura. Imagem retirada do site da Magura.

Freio Magura é bom? Tudo sobre esta marca alemã

Se você conhece sobre bicicletas e procura um freio novo para a sua bike, já deve ter se deparado com os freios Magura por aí. Apesar de, pelo menos até pouco tempo atrás, não ser tão conhecida no Brasil, essa é uma das melhores marcas da Alemanha em sistemas de transmissão.

Como você chegou até aqui, você está procurando, especificamente, um freio novo para a sua bike e gostaria de saber sobre o freio Magura, se é bom e se realmente vale a pena. Bom, já vale dizer que o freio Magura é um dos mais recomendados e bem avaliados no mundo do ciclismo, o que já é um ótimo começo.

Falaremos abaixo sobre a Magura e os modelos de freios que possuem, explicando os usos indicados e tecnologias empregadas. Portanto, leia até o final para entender melhor sobre o freio Magura e qual o melhor modelo para você!

Freios Magura

Ciclista praticando Mountain Bike, prática que requer mais força dos freios. Foto de Axel Brunst, Unsplash.

Uma das partes mais importantes para a segurança do ciclista durante suas pedaladas é o seu freio. Se você não tem controle e/ou não se sente confortável com o seu freio, é possível que você tenha acidentes ou, simplesmente, não sinta tanto prazer em pedalar por não estar completamente a vontade.

Por isso, possuir um freio que você pode confiar é fundamental. Desde evitar os acidentes até melhorar o seu desempenho dentro do esporte, tudo isso passa por possuir um freio em que você se sinta confortável e possa confiar.

Afinal, nem todos os freios darão conta do seu objetivo, especialmente se for para práticas de MTB mais intensas, como o cross country ou o downhill.

História da Magura

A Magura, como foi dito, é uma das empresas mais conhecidas dentro do mundo do ciclismo, sendo considerado um dos fabricantes de freios da melhor qualidade para bikes. Com mais de 125 anos de história, a empresa foi a pioneira na fabricação de freios hidráulicos, em 1987.

Freio Magura MT8 Raceline. Imagem retirada do site da Magura.

Componentes adaptativos

Um diferencial importante e chamativo da Magura é o fato de que seus freios são customizáveis; isso é, você pode combinar diversos componentes para montar o freio que mais te agrada. Você pode variar a cor, a orientação do desempenho e a ergonomia. Assim, você consegue ter um freio de qualidade que é a sua cara em todos os sentidos: design e eficiência.

Modelos de freio Magura

Agora falaremos sobre os modelos de freio que a empresa oferece. Variando entre 2 e 4 pistões e com tecnologias de ponta, seus componentes são de ótima qualidade e alguns são feitos em carbono, garantindo um baixo peso para os seus produtos.

Freio Magura com 2 pistões

Começaremos a nossa lista com os freios com 2 pistões, trazendo alguns dos modelos apresentados no site da fabricante.

Freio Magura MT Sport

Começando pelo modelo de entrada, temos o freio Magura MT Sport. Recomendado para quem deseja segurança e tranquilidade em um passeio na cidade, trilhas leves de cross country, e um bom preço em relação ao produto que está adquirindo.

Freio Magura MT Sport. Imagem retirada do site da Magura.

Assim como todos os seus modelos, o MT Sport é um freio que funciona com discos hidráulicos, o que garante uma força maior na frenagem do que outros, como o v-brake ou modelos a discos mecânicos.

Além disso, boa parte dos seus componentes é feito em carbono, o que garante leveza e resistência maiores do que o alumínio, um dos materiais mais utilizados na fabricação de componentes para bicicletas. O modelo pesa apenas 245g, e é o mais em conta quando o assunto é qualidade x preço.

Freio Magura MT4

Um dos modelos intermediários da empresa é o Magura MT4, recomendado para o uso em trilhas e asfalto. Esse é um modelo que abrange “os dois mundos”, por assim dizer, e é perfeito para os ciclistas que desejam desempenho em todos os tipos de terreno.

Freio Magura MT4. Imagem retirada do site da Magura.

Com o seu material em carbono, o produto pesa 230g, apenas. Além disso, ele é considerado, pela própria fabricante, um dos melhores custo benefício possível, sendo um modelo de alta performance que não custa tanto. Se você procura por produtos que desenvolverão seu desempenho no esporte, ou simplesmente deseja uma segurança maior em sua prática, esse modelo pode ser uma ótima opção!

Freio Magura MT8

Já na linha profissional, a empresa possui o clássico MT8 Raceline, que possui características marcantes desde o seu início, em 1994, como o primeiro freio a disco hidráulico. Desde então, continua sendo destaque em competições, sempre avançando com as novas tecnologias e materiais.

Freio Magura MT8 Raceline. Imagem retirada do site da Magura.

Esse modelo é o top de linha para quem deseja competir na categoria de estradas. O seu poder de frenagem é tanto que com apenas um dedo você pode parar por completo a sua bicicleta. Além disso, sendo feito quase que por inteiro de carbono, o seu peso não ultrapassa os 200g.

Freio Magura com 4 pistões

Agora, falaremos sobre alguns dos modelos com 4 pistões que a Magura oferece em seu site oficial. Depois, comentaremos de maneira geral para dizer se o equipamento da Magura vale realmente a pena.

Freio Magura MT5

O primeiro modelo que falaremos sobre na categoria de 4 pistões é o MT5. Esse é o modelo de entrada dos produtos dessa linha, e garante bom desempenho em todos os tipos de uso: desde enduro até um leve passeio na cidade.

Freio Magura MT5. Imagem retirada do site da Magura.

Mais uma vez, esse modelo é um dos que mais está em conta para quem procura produtos econômicos que não percam em qualidade por isso. Com o seu design, o MT5 consegue diminuir a fricção e pode ser adaptado para sistemas de transmissão maiores ou menores: tal é a ergonomia aplicada nesse modelo.

Freio Magura MT C5

Ainda na linha dos freios com 4 pistões, temos o MT C5. Mais voltado para o uso urbano, esse modelo garante a facilidade do uso e a força de frenagem necessária. Muito baseado no outro modelo que trouxemos, o MT C5 possui boa parte da estrutura do MT5.

Freio Magura MT C5. Imagem retirada do site da Magura.

A sua relação de transmissão e a ergonomia aplicada no MT C5 são feitas especialmente para o uso urbano e bike todo terreno. Podendo ser acionado com pouca força sem perder a força da frenagem, esse modelo te garante a segurança e estabilidade necessárias. Além do uso urbano, ele também pode ser usado em práticas leves de MTB.

Freio Magura MT7 Raceline

Já na linha profissioal, temos o MT7 Raceline, o top de linha da fabricante. Utilizado em competições de downhill, é um modelo voltado para a práticas de MTB mais extremas. Assim como os modelos anteriores, ele também possui uma construção que diminui a tração e melhora o uso do seu equipamento, trazendo mais estabilidade e segurança.

Magura MT7. Imagem retirada do site da Magura.

Parte de suas peças são feitas em fibra de carbono, garantindo uma grande resistência e leveza. A sua pinça é feita em alumínio forjado, garantindo mais rigidez na peça e o primeiro lugar dentro os freios mais resistentes do mercado.

Freios Magura, afinal, valem a pena?

Como vimos, essa empresa é conhecida em diversos países como uma das melhores do mercado e possui diversos tipos de freios que podem atender a diferentes ciclistas. E, como vemos em sites de revisão de produtos e fóruns sobre ciclismo, a maioria dos ciclistas procuram obter, em algum momento, um freio Magura.

Ciclistas aproveitando uma trilha em conjunto. Foto de formulário PxHere.

Com a lista dos freios, suas tecnologias, materiais utilizados e referência histórica, é fácil dizer que os freios da Magura são de ótima qualidade. Devido ao nível do produto que eles possuem, existem peças que saem em conta para o bolso de quem mora no Brasil e depende de importações, quando comparado com o preço de outros que não possuem a mesma qualidade.

Portanto, se você procura um bom freio e está considerando algum desses apresentados, ou outro da empresa, podemos te dizer que sim, o freio Magura vale a pena.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado! Se procura por outros modelos, de outras marcas, basta checar o nosso site, onde temos diversos artigos sobre o mundo do ciclismo!

Confira os produtos Magura na Amazon!