Fazer a manutenção periódica da bicicleta é uma atividade primordial de todo o ciclista e auxilia a prolongar a vida útil do equipamento como um todo.
São inúmeras formas de como lavar a bicicleta e existem diversas marcas de produtos existentes no mercado, cada um com função específica para cada componente e assim por diante.
E a limpeza da corrente das bikes também é um fator de especial destaque, especialmente para melhor funcionamento de todo o conjunto de engrenagens, coroas e pedivela, garantindo melhor desempenho durante a pedalada e a proteção de todos os componentes que fazem parte deste sistema existente em todas as bikes.
Independentemente se você for ciclista de mountain bike ou ciclismo de estrada, os cuidados com a corrente da sua bicicleta devem ser levados em consideração e não demanda grandes dificuldades.
Certamente, além da lavagem, há necessidade da lubrificantes para manter a vitalidade e o bom funcionamento destas peças.
Não há uma única maneira de fazer a limpeza e garantir maior durabilidade deste equipamento. Por isso, confira as dicas a seguir que certamente vão te ajudar na hora de dar um trato na sua magrela.
Afinal, é tão importante assim limpar a corrente?
A corrente é uma das principais peças da bicicleta e não pode ser ignorada.
Na verdade, sua limpeza deveria se tornar uma atividade constante para qualquer ciclista, independentemente do nível de experiência, modalidade e tipos de bikes.
Na maioria das vezes a gente nem se dá conta o quanto de detritos levantam dos pneus e acabam indo diretamente para a correia e todo o sistema de marchas.
Se você mora em regiões mais áridas, o vento traz e espalha muita areia e sal, o pode prejudicar fortemente a bicicleta e as peças.
Ainda, para quem é praticante de mountain bike, faz muitas trilhas ou frequenta alguma competição em solo empoeirado, sabe o quanto a lama e a incidência da água podem ser fatais para um bom rendimento e conclusão com êxito das pedaladas.
Desta forma, são inúmeros os benefícios de limpar a corrente da bicicleta de modo frequente e manter devidamente lubrificada, de modo a prolongar sua vida útil e de todo o equipamento que a circunda.
Leia também o nosso artigo sobre como lavar bicicleta.
Material necessário para limpeza da corrente de bicicleta
Primeiramente, você precisará ter alguns materiais que vão te ajudar neste processo e evitar problemas de corrosão e ferrugem. A grande maioria você tem em casa e são de fácil acesso.
Uma lista de produtos que você vai precisar:
- Limpadores específicos de correntes;
- Desengraxante;
- Escova pequena (preferencialmente escova de dente);
- Sabão em pó;
- Lubrificante;
- Pincel pequeno;
- Pano limpo.
Outro ponto importante e que muitas vezes as pessoas esquecem, é ter um lugar devidamente preparado e limpo, para que você consiga efetuar a limpeza de modo mais fácil e evitando a contaminação da corrente com algum outro tipo de produto ou sujando a sua bicicleta.
Passo a passo para limpar a corrente da bicicleta
Você pode fazer a limpeza da corrente de duas maneiras. Por isso, vamos mostrar um passo a passo de como limpar usando um limpador de corrente e usando uma escovinha, o que auxilia em toda a relação de componentes que circundam essa parte da bike.
O resultado final é bem semelhante, o que vale é a paciência e a dedicação para ficar tudo em ordem.
Com limpador de corrente
Esta é uma ferramenta específica para este tipo de limpeza e possui escovinhas para que a corrente passe por dentro e fique limpa. Embora existam algumas marcas diferentes, o formato de funcionamento é muito similar.
Antes de usar o limpador, é preciso usar um pouco de removedor de graxa.
Não use gasolina, thinner ou óleo diesel, pois, além de serem materiais extremamente agressivos ao ser-humano, podem prejudicar algumas partes plásticas destas peças.
Com este equipamento, tenha junto um pouco de água e sabão. O passo a passo é simples e funciona para todas as bicicletas:
- Não é necessário tirar a corrente da bicicleta. Erga a bicicleta com algum suporte para deixar a roda traseira no ar;
- Passe desengraxante na correia e espere agir. A remoção da graxa é um passo importante. Atente-se às instruções do rótulo do produto;
- Encaixe o limpador de corrente. Fique atento em qual é a parte de saída e de entrada da ferramenta;
- Coloque a água misturada com sabão dentro da ferramenta;
- Gire o pedivela no sentido contrário ao que normalmente seria para pedalar, com um movimento contínuo e suave;
- A ação do limpador de corrente com a água e sabão farão uma excelente limpeza na corrente, bem como na coroa, no cassete e nas roldanas.
- Troque o líquido de dentro da ferramenta e repita o processo umas três vezes ou quantas mais forem necessárias para limpar a corrente;
- Seque bem a corrente com um pano limpo. Na medida do possível, seque a catraca, cassete, coroa e toda a relação de marchas da bike;
- Lubrificação com óleo (veremos adiante este passo).
Esta ferramenta é excelente e auxilia bastante no processo de limpeza da bike, além de ser muito prático de usar, não causar tanta sujeira e poder fazer na sua própria casa.
Com escovinha
Agora veja como limpar corrente de bicicleta com a escovinha. Essa é uma opção mais caseira e tão eficaz quanto o limpador de corrente.
Pode-se usar tanto uma escova de dente, um pincel ou outra escova apropriada, sendo muito fácil de remover a sujeira também.
Misture água e sabão. Pode-se usar sabão de coco, que causa menos impacto na natureza, se preferir. O procedimento é bem simples também:
- Molhe a escova ou pincel com a mistura de água e sabão e esfregue na corrente, de modo que consiga limpar bem entre os elos. Faça por toda a extensão da corrente.
- Limpe a parte de cima da corrente primeiro, e depois na parte de baixo, porque, quando a corrente passa pela catraca, ela vira do avesso.
- Limpe o pedivela e as coroas dianteiras, bem como o cassete, catraca e câmbio.
- Jogue água enquanto gira o pedivela, para que enxague e tire o excesso;
- Com o auxílio de um pano, seque a corrente.
- Após isso, deixar algum tempo secando ao natural, para que as partes mais internas também fiquem devidamente secas;
- Por fim, faça a lubrificação.
Essa forma de limpeza da corrente da bicicleta é muito simples de fazer em casa e não requer o uso de muitos equipamentos específicos, além de ser muito útil para remover a sujeira.
Caso respingue um pouco de água e sabão no quadro da bicicleta, basta passar um pano levemente umedecido, deixar secar naturalmente e pronto.
Lubrificação da corrente da bicicleta
Por fim, após já estar bem limpo todo o sistema de transmissão, principalmente a corrente, chegou a hora de passar lubrificante em todas estas engrenagens da bicicleta.
É importante que tudo esteja bem seco, para evitar a contaminação do óleo pela água e prejudicar a sua eficiência.
Para tanto, use óleo especial para correntes de bicicleta. Atente-se às informações que constam nos rótulos dos produtos, para correta aplicação do produto.
Para efetivar uma boa lubrificação da bike, basta aplicar uma gota do lubrificante em cada elo da corrente, mas sem girar o pedivela.
Aguarde secar e remova o excesso do óleo com um pano seco e que não solte fiapos.
Para o sistema de transmissão da bike, tendo em vista que tem partes de mais difícil acesso, o ideal é usar micro óleo que tenha um bico dosador, auxiliando na penetração deste nas partes mais profundas do sistema e sem perda excessiva de material.
Veja também: As melhores ceras para corrente de bike.
Dicas Extras
- Uma corrente da bike bem lubrificada e limpa fica com a sua cor natural, nem muito preta e nem enferrujada;
- Não utilize outros aditivos para remover o óleo da corrente, pois pode danificar a peça e todo sistema de transmissão;
- Prefira produtos que sejam ecologicamente corretos, de modo a contribuir com o meio ambiente;
- O desgaste do sistema da bike como um todo é maior em estradas de terra. Portanto, nesses casos, é fundamental uma limpeza mais frequente;
- Se você pedalou em algum dia de chuva, é recomendado que, após o passeio, faça a revisão;
- Revise a corrente ao final de cada competição, para evitar surpresas desagradáveis;
- Recomenda-se a troca da corrente da bicicleta a cada 2 mil quilômetros aproximadamente;
- Antes de sair com a bicicleta, avalie as condições da corrente.
Confira também o nosso artigo: Conheça Todas as Peças e Partes da Bicicleta.