Pra quem é apaixonado por sua bicicleta, sabe que deixá-la sempre bem limpa é uma questão muito importante. Mas não se trata somente da estética, há benefícios com a lavagem regular da bike, ou depois de uma pedalada, podendo ser feito na sua própria casa, com muita facilidade.

Uma bike limpa ajuda ela a ter melhor desempenho e durabilidade geral dos seus componentes, pois a sujeira decorrente do pó, da chuva, do barro e demais agentes externos aumenta o atrito entre as peças, causando desgaste e diminuindo a vida útil do equipamento.

No entanto é preciso tomar ter cuidado para lavar a bike em casa. Ainda que não seja uma tarefa difícil, requer atenção para não danificar alguma parte e não fazer muita bagunça. Cada vez mais gente está se tornando adepto e você vai aprender como lavar bicicleta com essas dicas.

Praticante de MTB com a sua bicicleta suja de lama. Foto: Mark Northern - Unsplash

Importante destacar que a experiência e a prática vão ser adquiridas com o tempo, se tornando cada vez mais prático e econômico lavar a bicicleta em casa.

Veja agora um passo a passo de como lavar bicicleta, os devidos cuidados e algumas dicas importantes.

 PASSO A PASSO PARA LAVAR A BIKE EM CASA E CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

1. SEPARE UM LUGAR PARA LAVAR A BICICLETA

A primeira das dicas, é escolher um lugar adequado para lavar a bicicleta, sendo apto para que você fique confortável e que a bicicleta consiga entrar.

Para quem mora em casa, talvez seja mais acessível fazer a lavagem na garagem ou no quintal. Por outro lado, se você mora em apartamento, também é possível lavar a bike, com algumas adaptações.

De antemão, separe o material necessário e, se preciso, forre o ambiente ou o chão, pois pode cair algum lubrificante e tornar escorregadio. Se você tem uma mountain bike em casa, é possível que caia terra também. As bikes costumam acumular muitos detritos na relação de marchas e por baixo do seu quadro.

Se você costuma lavar a bicicleta em casa com frequência, investir em um cavalete pode ser uma ótima opção. Mesmo assim, você pode fazer diversas adaptações para auxiliá-lo, como manter a bicicleta apoiada de forma estável ou remover as rodas da bike e pendurá-la pelo selim no varal, numa trave ou barra.

Outra possibilidade útil é colocar a bicicleta de virada de ponta cabeça, tomando as devidas precauções para que não arranhe ou estrague algum componente. Desta forma, você conseguirá também ficar ao redor da magrela sem dificuldades.

2. USE MATERIAIS PRÓPRIOS PARA LAVAGEM

A maioria dos utensílios que você vai precisar para lavar a bike você já deve ter em casa e não é preciso muitas coisas. Não é necessário nada muito profissional ou específico, pois são materiais de uso diário de limpeza.

De qualquer forma, recomenda-se que mantenha um kit separado somente para limpeza da bike, de modo a evitar a contaminação de produtos químicos e graxa com outros produtos. Essas dicas são fundamentais para evitar danos à pintura.

Ciclista limpando a roda da bike. Créditos: Pexels

Basicamente, os itens necessários são:

É importante não usar produtos abrasivos ou super limpadores destinados a outras finalidades, pois podem danificar tanto o quadro e pintura, como as peças da bicicleta. O tipo de material de limpeza usado deve ser apto a remover as impurezas sem danificar os equipamentos.

3. JOGUE ÁGUA NA BICICLETA PRIMEIRO, ANTES DE ESFREGÁ-LA

O primeiro conteúdo do passo a passo para começar efetivamente a lavagem da bicicleta é jogando água em toda a magrela. Deste modo, a sujeira, como barro, poeira e demais detritos começam a sair de todas as partes.

Opte por usar uma mangueira de modo que o jato seja mais fraco e persistente. Se for o caso, use balde ou até mesmo um regador pode ajudar na limpeza.

Quadro da bicicleta. Créditos: Pexels

Água e sabão ou detergente são preferenciais para limpeza da bicicleta em geral. Comece limpando o quadro, passando uma esponja de maneira suave. Opte começar de cima para baixo, assim, a medida que for limpando, a sujeira vai caindo e não interferirá onde já foi lavado.

Passe água no guidão, na caixa de direção, no tubo superior, selim, pedais e demais peças, sendo que, conforme for a necessidade, repita o processo. Caso sua bicicleta for equipada com freios a disco, mantenha o sabão longe dos rotores e das pastilhas de freio.

4. COMECE PELO QUADRO E SUSPENSÃO

Logo em seguida, é hora de começar a passar a esponja macia, tirando as sujeiras mais aderidas. Após isso, passe o pano molhado, com sabão ou detergente, no quadro e na suspensão. .

Depois, é útil retirar as rodas para que seja possível lavar o restante de forma mais fácil, sempre de cima pra baixo, da frente para trás, pelo guidão até a parte de trás da bike. Não precisa usar muita força, o bastante para que limpe sem arranhar a bicicleta.

Quadro de bike. Créditos: Pexels

Se a bicicleta tiver freios a disco, lembre de colocar os espaçadores entre as pastilhas do freio quando retirar as rodas. Caso a bicicleta tiver V-Brake, é útil usar uma esponja abrasiva para limpar as sapatas de freio. Essas dicas são fundamentais para manutenção e prolongação da vida destes componentes das bicicletas.

Se necessário, repita o processo, sempre passando água e esponja macia com sabão na bike, até que consiga retirar todas as impurezas. As bicicletas costumam variar a forma com que são pintadas, por isso, preste atenção quando for fazer a limpeza e manutenção.

5. LIMPE A RELAÇÃO DE MARCHAS COM CUIDADO

O ideal é usar produtos adequados para a limpeza da relação de marchas, como um desengraxante para bike, já que ajudam a retirar a sujeira e graxa velha sem danificar ou deixar manchas na pintura. Esses produtos são facilmente encontrados nas bike shops ou site especializado.

Você deve passar o produto em toda a relação e espere até a sujeira começar a “desgrudar” das engrenagens e dentes das coroas e pedivela. Utilize escova de dente velha ou escovas com cerdas duras para esfregar as peças e auxiliar na remoção da sujeira de uma vez por todas.

Da mesma forma, aplique o desengraxante na corrente, cassete, dentes e coroa e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Depois, é só esfregar com o auxílio de uma escova e enxaguar. Repita o processo se necessário, até que tenha sido removida toda a sujeira.

Dicas Adicionais

Algumas dicas importantes neste tópico é, não misturar as escovas e esponjas usadas na limpeza da relação, que estarão contaminadas com desengraxantes e graxa, com as esponjas e escovas que você vai usar no resto da bicicleta. Mantenha um kit único para limpar a relação e outro para o resto da bike.

A maioria dos desengraxante são oleosos. Portanto, use depois sabão, água corrente e passe uma esponja para remover o máximo possível deste produto, pois, quando você for fazer a lubrificação, pode atrapalhar no desempenho desta e diminuir o grau de eficiência.

Se sua corrente não estiver com muita sujeira acumulada, basta usar um pano e desengordurante. Por outro lado, para correntes mais sujas, existe um limpador de corrente específico que auxilia na limpeza, o que facilitará o trabalho.

Depois que o desengordurante secar, você deverá lubrificar a corrente, aplicando um pouco em cada elo e aguardar secar, igualmente. Após isso, com um pano seco, retire o excesso de lubrificante, para que não atraia mais sujeira.

Se a sua corrente estiver enferrujada, basta fazer uma mistura de água e bicarbonato de sódio na mesma proporção e aplicar a pasta diretamente nas áreas afetadas, deixando agir por 15 a 30 minutos. Após, com auxílio de uma escova de dentes velha e um pano limpo, retire o excesso e termine a limpeza.

6. RETIRE AS RODAS E ESCOVE OS PNEUS

Essa é uma parte importante da lavagem das bicicletas. Retire as rodas e lave-as, bem como, escove os pneus. O ideal é ir molhando na medida que for esfregando, para conseguir soltar toda a sujeira.

Esfregue os pneus com a escova de cerdas duras e jogue água para tirar a sujeira. Repita o processo até que fique tudo limpo, e só depois vá para os aros, que devem ser escovados com cerdas macias.

O cassete e o disco de freio também devem ser limpos com escova. Posteriormente, passe um pano úmido em cada disco do cassete. Ao final, jogue água e, se necessário, repita o processo.

Ciclista tirando a roda da bike. Créditos: Pexels

7. SECAGEM

Deixar a bike seca é um passo importante também. Use panos que não soltem fiapos e gire o pedivela para ajudar todo o sistema de marchas e engrenagens.

Essas dicas são fundamentais para guardar a bicicleta de forma adequada.

8. LUBRIFICAÇÃO

O uso de lubrificantes protege contra a ferrugem e corrosão dos componentes, principalmente na corrente, cassete e sistema de marchas. É fundamental, sempre que lavar, efetuar a lubrificação.

Bike limpa. Créditos: Pexels

Lubrifique as alavancas de freio e câmbio: Você pode aplicar uma ou duas gotas de lubrificante seco nos pivôs da alavanca e nas entradas dos conduítes.

Lubrifique o pedal: O pedal é uma parte fundamental da bicicleta, e lubrificar o sistema que prende ao pedivela e permite o seu funcionamento auxiliará na hora da pedalada.