Para quem deseja começar a prática do ciclismo, o primeiro passo, é claro, é procurar por uma boa bicicleta. Isso, porém, dependerá de muitos fatores, que podem fazer com que uma ótima bicicleta para um seja indesejável para outro.
É muito comum que o ciclista iniciante, que não conhece muitas marcas, procure pelas mais famosas, como a Caloi, por exemplo. A marca possui uma grande fama no mundo do ciclismo, e isso não é a toa – é uma das melhores marcas de bicicletas do Brasil.
Porém, a marca possui diversos modelos, que também são equiparáveis a modelos de outras marcas. Muitas vezes, modelos com o mesmo preço e qualidade podem possuir especificações bem distintas, e isso pode causar confusão para quem não conhece sobre o assunto.
Por isso, pode ser um tanto quanto difícil decidir qual será a sua primeira bicicleta. Para tentar resolver esse problema, trouxemos esse artigo hoje, onde falaremos especificamente sobre um modelo: o Caloi Andes. Portanto, se deseja saber mais sobre o modelo, leia até o final do artigo!
Especificações da Caloi Andes
Para entender melhor o produto, falaremos um pouco sobre os seus componentes e como eles influenciam o seu desempenho e a sua aplicação dentro do ciclismo.
Para começar, a Caloi Andes possui rodas com aro 26, o que traz uma agilidade maior para o ciclista, se mostrando ideal para o uso em ambientes mais fechados ou urbanos. O aro é feito em alumínio, o que garante a leveza e resistência desse produto.
O seu quadro é feito em aço, o que garante a resistência da peça. Porém, também pode acabar trazendo um peso maior ao produto. Com tamanho 18, é indicado para quem tem por volta de 1,75 m de altura.
Já seus pneus e o seu guidão são peças feitas para o MTB, o que traz um perfil off road para o modelo. Isso, aliada à suspensão dianteira da bike, possibilita o seu uso em terrenos acidentados e trilhas, expandindo as suas opções de passeio.
Porém, com freio V-Brake e câmbios integrados da Caloi, esse não é o modelo ideal para trilhas mais pesadas. Portanto, se optar por adquirir este modelo, se atenha aos terrenos acidentados mais simples. O seu câmbio possui um sistema de marchas de 7×3, garantindo assim 21 velocidades para o ciclista.
Uso ideal da Caloi Andes aro 26
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a bicicleta Caloi Andes, podemos nos aprofundar um pouco no seu uso, já comentado acima. Afinal, o que vai definir se essa é a bicicleta para você ou não é exatamente o uso que você deseja fazer de sua bike, e se ela está apta à tarefa.
Trilhas
Como já foi dito acima, o uso da Caloi Andes em trilhas é possível, apesar de um pouco restrito. Não procure sair por trilhas que não conhece, ou que não sejam muito utilizadas, pois podem oferecer maiores riscos a você e sua bicicleta.
Da mesma forma, não se aventure em trilhas mais difíceis, pois o seu equipamento pode não suportar o que outras bicicletas feitas para o mountain bike podem. Lembre-se: essa é uma bicicleta para uso urbano e em passeios leves.
Porém, não se acanhe caso conheça uma trilha tranquila, sem muitos obstáculos: com certeza, ela dará conta do recado, e não te dará nenhuma dor de cabeça. Apesar do mais desejado ser um câmbio feito para o uso em trilhas, assim como freios a disco, o modelo apresentado não apresenta dificuldades em trilhas simples.
Passeios urbanos
Para você que deseja fazer passeios pela cidade, essa é a bicicleta ideal. Com um ótimo custo benefício para quem não procura por grandes aventuras em trilhas, mas deseja um produto de qualidade e com grande durabilidade.
Com seu aro 26 e perfil de MTB, a Caloi Andes une a funcionalidade ao conforto, trazendo ao ciclista uma experiência confortável e segura. Especialmente recomendada para os ciclistas iniciantes, por garantir a qualidade mas não possuir um preço exacerbado.
Caloi Andes: vale a pena o investimento?
Se você ainda está em dúvida se essa bicicleta vale a pena para você, não se preocupe, pois iremos simplificar um pouco mais a questão.
Como foi dito, esse não é um modelo para ciclistas que desejam uma melhora na performance. Portanto, para começar, se você não é um iniciante e deseja uma bicicleta melhor do que a que possui atualmente, essa bicicleta não te atenderá.
Porém, se você é um ciclista iniciante, procurando pela sua primeira bicicleta, afim de entender o que te agrada ou não, essa pode ser uma das melhores opções. Não apenas isso, mas se você procura apenas por momentos de lazer com a sua bicicleta, como passeios por parques, trilhas leves, ou até mesmo ir para o trabalho ou faculdade, ele também te atenderá sem problemas.
Caloi Andes: avaliação dos compradores
Em diversos sites de vendas onde podemos encontrar o modelo em questão, como a Amazon, por exemplo, podemos encontrar diversas opiniões distintas sobre o produto.
Enquanto a maioria fala sobre a funcionalidade e a qualidade do produto, também podemos ver clientes que reclamam de certos detalhes do produto.
Alguns apontam que as trocas de marchas não são tão fluidas, o que pode ser explicado pela simplicidade do câmbio utilizado na montagem do equipamento. Da mesma forma, apontam problemas em outras peças menores, como a câmara de ar dos pneus.
Porém, a grande maioria dos comentários aponta para o bom funcionamento da marcha, dos freios, e todo o resto dos componentes.
Conclusão
Portanto, respondendo à pergunta se a Caloi Andes é uma boa bicicleta, podemos dizer que depende. Se você é um ciclista experiente, ela não será uma boa escolha, travando o seu potencial e desempenho. Porém, se você é um ciclista mais casual e/ou iniciante, a compra de uma Caloi Andes pode sim valer a pena.
Se deseja conhecer mais produtos da Caloi, visite nossos artigos sobre a Caloi Vulcan, Velox e Atacama!
Confira também os nosso artigos sobre outras marcas de bicicleta: Absolute, KSW e Colli.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o modelo Caloi Andes, e te ajude a escolher a sua nova bicicleta! Se gostou, não deixe de visitar nosso site e conferir outros artigos para escolher melhor a sua bicicleta!