Caloi Vulcan. Fonte: Caloi.

Caloi Vulcan é boa? Confira se é a melhor bike para você!

Pensando em comprar uma Caloi Vulcan, mas ainda não tem certeza se ela vale a pena ou ainda se ele é o ideal para você? Então você está no lugar certo!

Afinal, no artigo de hoje, reunimos tudo o que você precisa saber sobre esta bicicleta que irão te ajudar a entender se a Caloi Vulcan é boa para você ou não.

Ah e não se preocupe, sabemos que escolher uma bicicleta não é uma tarefa fácil. Por isso, vamos lhe fornecer dicas, informações detalhadas sobre o modelo e tudo o que é preciso para facilitar a sua decisão. Acompanhe:

Visão Geral

Em geral, a Caloi é uma das melhores marcas de bicicletas que se pode encontrar atualmente no Brasil. Portanto, a grande maioria dos modelos costumam ter boa qualidade e grande procura. Com a Caloi Vulcan, não poderia ser diferente. Mas, será que vale a pena?

A Caloi Vulcan é uma bike bastante popular. Entretanto, é importante destacar que não se trata de uma Caloi genérica. Ou seja, ela não é indicada para todos os ciclistas.

Visão Geral da bike Caloi Vulcan.

Bom, aqui vale destacar que não há um modelo que corresponda a todas as necessidades de todo e qualquer ciclista.

Afinal, há bicicletas que são mais adequadas para os praticantes de MTB; para aqueles que gostam das modalidades mais radicais; para os com mais experiência; aos que gostam apenas de pedalar no asfalto ou os que ainda são iniciantes no ciclismo.

Deste modo, é preciso conhecer as características técnicas do modelo, bem como verificar se a composição das peças podem ou não suprir as suas necessidades como ciclista.

Sabendo disso, você certamente será capaz de saber se a Caloi Vulcan é boa para você ou se outro modelo será o mais ideal. Dito isso, vamos conhecer a bike mais a fundo:

Quadro

Detalhe Caloi Vulcan. Foto: Caloi.

De acordo com o site da marca, o quadro da Caloi Vulcan é feito em alumínio rígido com liga 6061 tratado e conformado. Além disso, possui suporte de freio a disco standard, gancheira removível e um headtube que possibilita suspensão ou garfo com espiga reta.

Também vale a pena dar destaque ao tamanho do quadro, uma vez que a Caloi Vulcan só é comercializada com quadros de tamanho 15 e 17.

Suspensão

Já no quesito suspensão, a Caloi Vulcan é equipada com uma suspensão de 60mm de curso. Por conta disso, ela não é considerada uma das melhores bikes para trilhas pesadas e terrenos mais desafiadores.

Logo, a Caloi Vulcan é boa para pessoas adeptas de trilhas leves e vias urbanas, uma vez que é capaz de atender as necessidades destes terrenos e ainda proporcionar segurança e conforto ao ciclista.

Transmissão

Sistema de transmissão da Caloi Vulcan. Foto: Caloi.

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que a transmissão de uma bike é composta por: passadores de marcha; câmbio traseiro e dianteiro; cassete; corrente; pedivela e eixo central.

No caso do sistema de transmissão da Caloi Vulcan de 21 velocidades, este é composto por:

  • Passadores de marcha da Trigger (3x7v)
  • Câmbio traseiro da Shimano Tourney, RD-TY300 ou Sunrun, RD-HG-35A-7v
  • Câmbio dianteiro Caloi Indexado 3v
  • Cassete roda livre 7 velocidades 14-34D
  • Corrente KMC Z7
  • Pedivela de aço com chain guard de 170mm (42/34/24)
  • Eixo central Neco, B887W

Vale destacar que o uso do câmbio traseiro da Shimano Tourney na bike Caloi Vulcan é um dos pontos de destaque deste modelo. Isso porque, bikes de preços similares, acompanham câmbios com menor qualidade.

Por outro lado, os passadores Trigger não é um dos pontos mais positivos, uma vez que a passagem de marcha será mais tranquila apenas em trilhas e terrenos mais simples.

Entretanto, não há como negar que esta composição é um ótimo custo benefício para quem apostar neste modelo.

Rodas

Detalhe das rodas Caloi Vulcan. Foto: Caloi.

A Caloi Vulcan é uma bike vendida normalmente com rodas de aro 29 e pneus MTB 29 de 2,25 de largura.

Embora não seja um conjunto que se destaca aos olhos, considerando o uso comum e o preço desta bicicleta, é até que satisfatório.

Além disso, vale frisar que este conjunto apenas confirma que a bike tende a ser um modelo de entrada ideal para passeios em parques, vias urbanas e terrenos simples.

Freios

Assim como em qualquer outra bicicleta que se deseja adquirir, o sistema de freios é um ponto importante que se deve levar em conta ao escolher uma bicicleta.

Atualmente, há diferentes tipos de freios que acompanham as bicicletas disponíveis no mercado. São exemplos: o freio v-brake; o freio a disco mecânico e o freio a disco hidráulico.

Entre os freios citados, o v-brake é um dos mais populares. Entretanto, não há como negar que o freio a dico mecânico é um dos melhores e proporciona maior segurança durante as pedaladas. Ou seja, mais um ponto positivo para a Caloi Vulcan!

Vantagens e desvantagens da Caloi Vulcan

Anteriormente, vimos os detalhes e os principais componentes da Caloi Vulcan, mas será que ela é uma opção que vale a compra?

Bom, para responder a esta pergunta com maior propriedade, nada melhor do que verificarmos as vantagens e desvantagens da Caloi Vulcan. Dito isso, acompanhe:

Vantagens

Vantagens da Caloi Vulcan.

Com um design bonito e moderno, uma das principais vantagens da Caloi Vulcan é sem sombra de dúvidas o seu custo benefício.

Apesar de ser considerada uma bike de entrada, ela possui componentes bastante interessantes, como é o caso do material do quadro, freios e câmbios.

O quadro de alumínio da bike Vulcan proporciona conforto para o ciclista, tem boa vida útil, não é tão pesado e também possui bom custo benefício.

Por outro lado, fugindo dos tradicionais freios v-brakes, a Caloi Vulcan conta com o freio a disco mecânico, sendo este considerado um dos mais seguros do mercado.

Já o uso do câmbio traseiro Shimano Tourney tornam o produto ainda mais atrativo. Afinal, modelos de preços similares possuem câmbios inferiores.

Desvantagens

Desvantagens da Caloi Vulcan.

Quanto as desvantagens, estas se resumem a basicamente dois fatores: peso e tamanho do quadro.

A bike Caloi Vulcan pesa em torno de 16Kg, considerando que a grande maioria das bikes pesam em média de 10 a 12Kg, a bike Vulcan não é uma das opções mais leves do mercado.

Apesar de parecer banal, é importante destacar que o peso da bike pode gerar certos desconfortos no dia a dia, incluindo durante as trilhas.

Por sua vez, como vimos, a bike Caloi Vulcan é comercializa com quadros em apenas dois tamanhos: 15 e 17. Sabendo disso, se você menos do que 1,60m de altura ou mais que 1,85m, então este não é o modelo mais adequado para você.

Principais dúvidas sobre a Caloi vulcan

Foto: Centauro.

Depois de termos uma visão geral da bike Vulcan, bem como saber quais são suas vantagens e desvantagens, vamos conhecer um pouco mais o modelo respondendo as principais dúvidas a seguir.

Quantos quilos a Caloi Vulcan aguenta?

De acordo com a página do fabricante, esta bike é capaz de suportar usuários de até 100Kg.

Afim de evitar danos indesejáveis para usuários acima deste peso, o fabricante recomenda que seja reforçado alguns componentes da bicicleta, como aros e procurar pelo Serviço Autorizado Caloi para melhor orientação.

Para quem a Caloi Vulcan é indicada?

Como vimos, a Caloi Vulcan trata-se de uma bicicleta muito indicada para Mountain Bike de trilhas leves, conta com sistemas de freios e transmissão satisfatórios, bom conjunto de rodas e boa faixa de preço no mercado.

Dito isso, é uma bicicleta bastante indicada para pessoas que buscam por bikes simples, mas com bom desempenho e custo benefício, principalmente para quem deseja aproveitar trilhas leves, terra fácil, parques e vias urbanas.

Quantas marchas tem?

Com 21 marchas, a Caloi Vulcan que proporciona trocas mais simples e lentas, o que a torna um modelo bastante indicado para iniciantes de MTB.

É possível fazer upgrades na Caloi Vulcan?

Assim como diversas bicicletas da marca Caloi, também é possível fazer upgrades na Caloi Vulcan e, com isso, aumentar ainda mais a sua durabilidade e ampliar sua aplicação.

Caloi Vulcan ou Velox? Qual é a melhor?

Caloi Vulcan ou Velox?

Tanto a Caloi Vulcan, quanto a Caloi Velox são consideradas bikes de entrada indicadas para ciclistas iniciantes. Entretanto, são confeccionadas com peças distintas que proporcionam aos modelos características únicas.

Enquanto a Caloi Vulcan se destaca por ser equipada com quadro de alumínio, freio a disco mecânico e câmbio Shimano Tourney, a Caloi Velox é equipada com quadro de aço, freios v-brakes e transmissão Caloi.

Considerando estes pontos, a Velox é mais indicada para o uso em vias urbanas e parques, enquanto a Vulcan pode facilmente ser utilizada em trilhas e terrenos mais leves.

Em conclusão, cada uma das bikes mencionadas possui suas próprias funcionalidades que podem ser mais interessantes para um perfil de ciclista do que para outro.

Confira também o nosso artigo sobre Caloi Velox aro 29 é boa?

Quanto custa uma Caloi Vulcan?

Em média a bike Vulcan pode ser encontrada com valor que varia entre R$ 1.199,90 e até R$ 1.799,99.

Onde comprar bicicleta Caloi Vulcan?

A Caloi Vulcan pode ser adquirida em diversos sites e e-commerces, como por exemplo Magazine Luiza, Decathlon, Americanas e no site da própria Caloi.

Caloi Vulcan Aro 29 é boa para mim?

Bicicleta Caloi Vulcan Aro 29. Foto: Centauro.

Em resumo, se o que você quer é uma bike para praticar mountain bike, esportes radicais, competir ou percorrer terrenos mais pesados, então sem sombra de dúvidas, a bicicleta Caloi Vulcan não é a melhor opção para você.

Agora, se você faz parte do grupo dos ciclistas iniciantes e busca uma bicicleta para percorrer terra simples, trilhas suaves, vias urbanas, parques e estradas vicinais e não tem interesse em investir em uma bike profissional, mas deseja investir em uma bike de entrada com preço acessível, então a Caloi Vulcan é boa para você!

Veja também, neste artigo, outras bicicletas baratas e boas.