Suspensão Rock Shox - Créditos: Imagem retirada do site da Rock Shox

Suspensão Rock Shox – Saiba tudo sobre essa marca de sucesso

Quando o assunto é garfo de suspensão para MTB, a Rock Shox é uma das marcas mais lembradas. Extremamente versátil, essa empresa oferece ao ciclista equipamentos de qualidade que atendem desde quem está começando no mountain bike até os profissionais mais exigentes.

Os produtos da Rock Shox, no entanto, ainda geram muitas dúvidas aos ciclistas. São dezenas de modelos e siglas disponíveis, o que causa confusão sobre a hierarquia desses equipamentos.

Para você tirar suas dúvidas, confira este material sobre as suspensões Rock Shox. Você saberá quais as tecnologias de suas principais linhas, o significado das principais siglas que a empresa utiliza e muito mais.

A suspensão Rock Shox

Garfo de suspensão Rock Shox - Créditos: Imagem retirada do site da Rock Shox.

Fundada nos Estados Unidos em 1989, por Paul Turner, a Rock Shox é uma das empresas de garfos de suspensões mais famosas do mundo. A marca possui uma vasta gama de modelos de amortecimento, que servem a todas as modalidades de mountain bike.

Desde 2002, a fabricante pertence ao conglomerado SRAM, que gerencia diversas outras marcas de produtos voltados a ciclistas. No Brasil, as suspensões Rock Shox são distribuídas pela Proparts.

Além de garfo de suspensão, a Rock Shox também produz amortecedores traseiros e acessórios relacionados.

Características das suspensões Rock Shox

Ciclista de MTB - Créditos: Imagem retirada do site da RockShox

Para entender o sucesso da Rock Shox, vale a pena conhecer os diferenciais dessa marca. Confira os principais:

Versatilidade

A Rock Shox produz mais de 13 modelos de garfo de suspensão, que ainda são subdivididos em diversas siglas. Assim, os ciclistas encontram dezenas de combinações possíveis de sistemas de amortecimento da marca.

Com tantas opções, essa empresa atende amadores e profissionais de diversos tipos de modalidades de mountain bike, como cross country, trail e enduro.

É importante, no entanto, tomar bastante cuidado na escolha para não ser induzido ao erro. Uma linha que seja superior a outra pode ter um produto final inferior, dependendo da sigla do equipamento específico.

Tecnologias de amortecimento

Amortecimento a ar Rock Shox - Créditos: Imagem retirada do site da Rock Shox

A marca Rock Shox utiliza diferentes materiais e sistemas de amortecimento. Os modelos mais simples são equipados com a peça Plush Coil Spring (mola helicoidal), enquanto os mais avançados contam com molas pneumáticas (ar+óleo).

Sistema de trava

As suspensões Rock Shox contam com sistemas de trava, que imobiliza o curso da suspensão para o ciclista fazer sprints.

Dependendo do modelo, a trava pode ser mecânica ou hidráulica, acionada no ombro da suspensão ou no guidão.

SAG Gradients

Algumas linhas superiores da Rock Shox conta com um recurso que permite ao ciclista visualizar facilmente os ajustes que ele realizou no equipamento. Assim, fica mais fácil analisar o desempenho durante determinado ajuste para fazer as mudanças necessárias.

Veja também o nosso artigo sobre as Suspensões Manitou.

Siglas das suspensões Rock Shox

Cada linha da suspensão Rock Shox levam diferentes siglas (TK, gold, ultimate, etc). Essas denominações representam diferentes recursos que cada uma das linhas pode levar.

Veja mais detalhes sobre o significado das principais siglas dessa marca:

SL (Start Line)

A sigla SL (Start Line, ou linha de entrada) designa que tal equipamento é garfo básico de cada linha, ou seja: é o projeto padrão da suspensão.

TK (Turn Key)

Suspensões Rock Shox com a sigla TK são aquelas que possuem o sistema de travamento Turn Key da empresa. Esse sistema pode ser acionado no ombro da suspensão, ou por travamento remoto, no guidão.

RL (Rapid Lock)

O Rapid Lock é uma trava remota mais tecnológica. É um sistema hidráulico, o que torna o travamento mais leve e rápido.

Silver

Os produtos de selo Silver (prata) trazem a parte de cima da suspensão (ombro) em alumínio. Assim, o equipamento fica mais rígido e mais leve.

Gold

Nas suspensões com o sobrenome Gold (ouro), as hastes que entram na suspensão também são de alumínio – ao contrário das anteriores, que são de aço. Com isso, o equipamento fica ainda mais rígido e leve, facilitando a leitura de terreno.

Select

As suspensões Select são equipadas com um cartucho de retorno chamado Charge Race Day. Ele permite ajustes mais finos de retorno e deixa o componente final mais leve se comparado com o SL.

Select plus

É a base do Select, mas com um aprimoramento na resistência. Tais suspensões têm um peso a mais de cerca de 60 gramas e é indicada para trilha técnica de uso forte da bicicleta, aumentando a resistência do produto a saltos, por exemplo.

Ultimate

Versões Ultimate são as mais refinadas e de melhor qualidade das suspensões Rock Shox. As tecnologias envolvidas dão a ele menor peso, mais resistência e mais durabilidade ao produto. Uma SID Ultimate, por exemplo, é uma suspensão de altíssimo desempenho.

Linhas da suspensão Rock Shox

Existem diversos modelos de suspensões da Rock Shox, que se diferenciam no peso, recursos, tipos de amortecimento, etc.

Separamos 3 modelos que estão entre os mais vendidos no país e são, respectivamente, suspensões de entrada, de média e de alta performance.

Essas linhas contam com as principais tecnologias que também estão presentes em outros modelos. Conhecendo esses componentes, fica mais fácil ao ciclista identificar a hierarquia dos demais produtos Rock Shox. Confira!

Judy

Suspensão Rock Shox Judy - Créditos: Imagem retirada do site da Rock Shox

O modelo Judy é o garfo de suspensão de entrada da Rock Shox. Ela é voltada, portanto, para quem está iniciando em modalidades como o Cross Country.

Apesar disso, algumas versões contam com componentes mais leves e resistentes, atendendo quem procura equipamentos de melhor desempenho.

Esse modelo de suspensão pode vir com o eixo padrão de MTB de 9mm (na versão TK), ou eixo Boost, atendendo bikes com pneus de até 2,8 cm de largura (na versão Gold). Suporta freios de 160 mm a 220 mm, dependendo da sigla. Existem modelos para rodas de 27,5″ e 29″ e curso de 80 mm, 100 mm ou 120 mm.

A Judy TK vem com mola helicoidal, já os modelos Silver e Gold RL são equipados com a tecnologia Solo Air. Todas essas suspensões contam com travamento.

Reba

Suspensão Rock Shox Reba - Créditos: Imagem retirada do site da Rock Shox

Com uma suspensão Reba, um grande sucesso da Rock Shox, o ciclista está equipado para ter uma experiência muito mais suave e controlada em terrenos técnicos.

Com amortecimento Motion Control e diversas outras tecnologias, ela oferece rigidez, leveza e facilidade nos ajustes, proporcionando um desempenho acima da média.

Um dos recursos desse modelo é o Torque Caps, que fortalece a ligação entre o garfo e o cubo, favorecendo o controle. Outra tecnologia marcante da Reba é a Bottomless Tokens, que permite um ajuste fácil da mola pneumática para que o ciclista adapte o equipamento ao seu estilo de pilotagem.

Além disso, essa suspensão ainda conta com gradientes de medição, facilitando que o ciclista identifique, nos tubos superiores, as configurações de afundamento e deslocamento utilizadas.

A suspensão Reba Rock Shox está disponível nas siglas SL e RL e oferece cursos de 100 mm a 140 mm. Ela possui eixo Boost e atende a rodas de 26″, 27,5″ e 29″.

SID

Suspensão Rock Shox Sid Ultimate - Créditos: Imagem retirada do site da Rock Shox

Garfos SID são o top de linha da Rock Shox para Cross Country. Para muitos, uma SID Ultimate é o melhor garfo de suspensão do mundo para a modalidade.

Isso é constatado, por exemplo, no peso do produto. Dependendo da sigla, uma SID pode pesar apenas 1.326g. Mesmo sendo extremamente leve, a rigidez desse equipamento se mantém, com chassi de 32 mm ou de 35 mm – nesse último caso, com acréscimo de cerca de 200g.

A Rock Shox SID é reconhecida por se ater a todos os detalhes. Bicicletas equipadas com esse garfo se tornam muito mais silenciosas com o fluido de amortecimento Maxima Plush, que reduz o atrito e diminui o ruído do amortecedor.

Essa peça, inclusive, nas siglas SID superiores, leva o nome de Charger Race Day Damper, pois combina leveza e um bloqueio sólido para o ciclista atingir a máxima velocidade.

Outra tecnologia desse garfo de suspensão são as molas pneumáticas Debonair, que proporcionam uma leitura de terreno precisa, absorvendo sem esforço os menores impactos e acompanhando todas as mudanças do solo.

A Rock Shox SID é vendida para bikes aro 26″, 27,5″ e 29″ e há opções de cursos de 100 ou 120 mm.