Bicicleta com suspensão Manitou - Créditos: Imagem retirada do site Hayes Biclycle

Conheça a suspensão Manitou – referência em amortecimento para MTB

Na prática do mountain bike, a qualidade do amortecimento faz toda a diferença. Para quem pedala em terrenos exigentes, os garfos de suspensão Manitou é um dos melhores equipamentos disponíveis.

Leves, resistentes e muito eficientes, eles trazem muito mais conforto para encarar diversos tipos de terrenos, atendendo amadores e profissionais.

Neste artigo, preparamos uma revisão completa sobre esses equipamentos. Você verá as principais diferenças entre as linhas Manitou Markhor e Manitou Machete, os prós e contras da marca, para quem ela é indicada e muito mais.

A suspensão Manitou

Manitou Markror - Créditos: Imagem retirada do site do Submarino

Para ciclistas de mountain bike, as suspensões Manitou é um dos equipamentos de melhor qualidade que existem no mercado. Com os produtos dessa empresa americana, a bicicleta é equipada com um amortecimento dianteiro de alta performance de excelente custo-benefício.

As suspensões Manitou se destacam pela leveza, durabilidade e alta capacidade de absorver impactos. É, portanto, um componente ideal para quem pratica MTB em terrenos técnicos difíceis, como nas modalidades Cross-Country e Singletrack.

História da Suspensão Manitou

A primeira suspensão Manitou da história foi criada em 1990. O fundador da marca, Doug Bradbury, projetou o equipamento na garagem de sua própria casa, no Colorado, Estados Unidos.

Esse produto foi uma grande inovação para a época. Até então, a maioria das suspensões usavam molas pneumáticas, enquanto a Manitou passou a usar elastômetros – molas feitas de cilindros de polímero que podiam ser ajustados em diferentes níveis.

Isso proporcionava ao garfo da bicicleta uns centímetros a mais de deslocamento, se tornando um sucesso imediato entre os profissionais. No campeonato mundial de mountain bike de 1990, John Tomac e o vencedor de cross-country Juli Furtado utilizaram as suspensões Manitou.

Desde então, essa marca tem sido referência em produtos de alta performance em competições de ciclismo.

Manitou Markhor - Créditos: imagem retirada do site da Hayes Bicycle

Suspensão Manitou no Brasil

As suspensões da Manitou começaram a ser comercializadas em território nacional em 2014. A importação e comercialização da marca é realizada com a intermediação da Isapa, que distribui produtos de diversas outras empresas, como Giro, Blackburn, Bell, Kenda, entre outras.

Os produtos da Manitou estão disponíveis em uma série de lojas de departamentos, e-commerces e marketplaces do país, incluindo o Mercado Livre.

Dessa forma, mesmo sendo um produto estrangeiro, a compra é bastante facilitada, bastando que você cadastre sua conta de e-mail nos comércios virtuais e receba o envio por frete.

Leia também o nosso artigo sobre a Suspensão RockShox.

Vantagens da suspensão Manitou

A fabricante Manitou é uma das preferidas do público nacional devido às inúmeras vantagens que ela oferece. Saiba mais, a seguir:

Custo-benefício

Mesmo sendo top de linha, os produtos da Manitou não são mais caros que outras fabricantes do mesmo nível. Na verdade, o valor é, de maneira geral, equivalente, por exemplo, aos equipamentos da Rock Shox e menor em relação à Fox – as principais concorrentes.

Baixo peso

Quem busca alta performance sabe que o peso é uma das questões mais importantes. Com suspensão Manitou Markhor ou Manitou Machete, o ciclista obtém alta qualidade de amortecimento por menos de 2kg – o que é excelente para garfos de suspensão.

Durabilidade

A qualidade do material das suspensões Manitou são excepcionais, fazendo com que o produto seja muito mais durável em relação às marcas de menor qualidade.

Por conta disso, a revisão da suspensão também acaba sendo menos frequente – pode durar mais que as usuais 50 horas, dependendo do uso.

Arco invertido

Arco invertido suspensão Manitou - Créditos: Imagem retirada do site Hayes Biclycle

Uma marca registrada das suspensões Manitou é o arco invertido. Enquanto a maioria dos garfos trazem um arco voltado para a frente, essa fabricante projeta o arco voltado para trás.

Além do impacto estético diferenciado, esse componente funciona como uma espécie de pequeno paralama na bicicleta. Assim, ele retém parte das sujeiras do terreno, contribuindo à limpeza do componente.

De acordo com o fabricante, esse tipo de arco também ajuda à diminuição do peso da suspensão.

Travamento

Os produtos da Manitou trazem uma trava no guidão. Acionando esse botão, a suspensão fica praticamente rígida, dando flexibilidade para pedalar sem curso em terrenos que não exigem o uso do amortecimento.

Melhora na experiência de padalada

Ciclistas na estrada de chão - Créditos: Pixabay

Uma boa suspensão, como as da Manitou, melhora muito a experiência do ciclista. Ela gera mais conforto e ganhos de desempenho, contribuindo tanto para amadores quanto para profissionais.

É importante, entretanto, fazer a correta regulagem do ajuste de retorno e da calibragem dos pneus. A própria fabricante indica a quantidade de libras da câmara do pneu da bicicleta conforme o peso do ciclista.

Vale mencionar também que o amortecimento de uma bike depende não só do equipamento, mas também da postura de quem pedala. Braços muito rígidos e esticados, por exemplo, atrapalham a resposta frente aos impactos do terreno.

Desvantagem: Falta de peças de reposição

Embora a Manitou tenha representantes autorizados nacionais, o ciclista pode encontrar dificuldades caso algum componente da suspensão apresente problemas. Em certos casos, pode ser necessário importar peças, aumentando o tempo até a reposição.

Entretanto, os componentes dessa fabricante são de ótima qualidade. Realizando a revisão da suspensão, dificilmente o equipamento apresentará algum problema.

Principais linhas se suspensões Manitou

Confira, a seguir, mais detalhes sobre as principais linhas de garfos com amortecimento da marca comercializadas no Brasil: a Manitou Markhor e a Manitou Machete.

Suspensão Manitou Markhor 29

Manitou Markhor - Créditos: Imagem retidada do site do Submarino

A linha Manitou Markhor é equipamento de entrada da fabricante. Esse produto entrega alta qualidade por um ótimo preço, sendo bastante recomendado a quem está ingressando no mountain bike.

Ela conta com sistema hidráulico Kwik Toggle, que torna o amortecimento mais leve e confortável, deixando muitos obstáculos praticamente imperceptíveis. Outro excelente recurso é a trava no guidão, que pode ser instalada à direita ou à esquerda.

O curso de 100 mm é ideal para diversos tipos de modalidades, como provas de Cross Country, trails e estradões. A suspensão Manitou Markhor 29 possui haste de 30 mm, conta com regulagem de retorno e é compatível com freio a disco de até 160 mm.

O peso também é um ponto a favor: cerca de 1,8 kg. O custo desse equipamento sai em torno de R$2.900.

Suspensão Manitou Machete

Manitou Machete - Créditos: Imagem retirada do site das Americanas.

A suspensão Manitou Machete é um modelo superior da fabricante, indicado para quem busca melhorar a performance em competições.

Uma diferença em relação à suspensão Manitou Markhor 29 é a haste de 32 mm, em vez de 30 mm, e o eixo boost (15 mm), proporcionando mais firmeza. Há também diferenças no design, um pouco mais rebuscado, e a compatibilidade com freio a disco – com adaptador, chega até 203 mm.

As outras características são semelhantes, ou seja: tem curso de 100 mm, conta com sistema hidráulico Kwik Toggle, possui trava no guidão e oferece regulagem de retorno.

O peso dela gira em torno de 1,9kg e o preço aproximado é R$3.900.

Conclusão: Suspensão Manitou é boa?

Sem dúvidas, ao garfo de suspensão Manitou é um dos melhores sistemas de amortecimento dianteiro para a prática de mountain bike para os ciclistas do país.

O produto faz muito sucesso por entregar alta performance sem exagerar no preço, tornando mais acessível o pedal em terrenos difíceis.

Fazendo as regulagens da maneira apropriada e mantendo a revisão em dia, esse equipamento pode te acompanhar por longos anos e te proporcionar ótimas experiências.