Ciclista utilizando um rolo de treino para bike

Qual o Melhor Rolo de Treino para Bike de 2022 (+Dicas)

Está pesquisando qual o melhor rolo de treino para bike? É importante analisar uma série de fatores antes de efetuar a compra do modelo desejado, tendo em vista que a escolha do melhor modelo dependerá de qual é seu objetivo com o rolo.

Existem os modelos mais básicos e os mais modernos com conectividade, que buscam tornar o momento mais interativo e divertido, evitando que o tédio te impeça de fazer uso do seu rolo de treino.

Nós vamos apontar alguns dos melhores rolos de treino para sua rotina, visando te auxiliar a fazer uma boa compra, que possibilitará o uso intenso de seu rolo. Confira as nossas dicas a seguir.

Foto em preto e branco, com enfoque no guidão da bicicleta e os braços do ciclista

Os 3 melhores rolos de treino para bike

Elencamos alguns modelos e motivações pelos quais eles são os melhores para seu treino, viabilizando uma escolha de acordo com seu perfil de uso, confira!

1. Alt Cicle AL-04 Altmayer

Alt Cicle AL-04 Altmayer

Disponível na Amazon, o Alt Cicle AL-04 Altmayer é um modelo leve, compacto e que tem composição em aço carbono, aspectos que contribuem para que o modelo ofereça boa estabilidade, leveza e menor nível de barulho durante o uso.

O modelo suporta até 100 quilos e é compatível com bikes de aro 26 ao 29.

A utilização do Alt Cicle AL-04 Altmayer ocupa pouco espaço em seu imóvel e pode ser feita até mesmo na sala de televisão para um uso confortável no dia a dia, uma vez que o modelo conta com dimensões de 49x41x50 cm e apenas 4,5 kg.

Além disso tudo, o rolo conta com regulador de esforço, que permite aumentar o reduzir o peso do pneu traseiro de sua bike durante o treino, de modo que o esforço possa ser feito de acordo com o estilo de treino que deseja executar usando seu rolo.

2. Absolute Wild 5

Absolute Wild 5

O rolo de treino Absolute Wild 5 é um modelo de boa qualidade, que conta com regulador de esforço em 5 intensidades e emite pouco barulho.

É um equipamento interessante para treinos variados no cotidiano, mesmo que em pequenos espaços. O modelo é de fácil montagem e armazenamento, podendo regular a tensão de acordo com o uso de cabo de aço.

Além disso, pode ser utilizado em bicicletas com diferentes aros: 24, 26, 17.5, 29 e 700. O roller auxilia na tração do pneu, diminuindo o desgaste durante o seu treino.

E, para ter mais estabilidade, o rolo de treino conta com pés resistentes e antiderrapantes, possibilitando melhor fixação no chão.

3. Rolo de treino para bike dobrável RT

Rolo de treino para bike dobrável RT

Dobrável, o rolo de treino RT é ideal para ambientes menores, possibilitando um bom custo benefício e otimização do espaço.

O modelo se adapta de aro 20 a 29 e também 700c. Suporta até 130 kg e pesa somente 4 kg, sendo uma peça fácil de armazenar em pouco espaço.

Ele possibilita uma pedalada mais natural e com menos vibração, sendo recomendado pelo fabricante o uso de pneus lisos para reduzir o ruído de atrito.

Existem diferentes modelos de rolos de treino para bike

Ciclista experimentando pedalar com rolo de treino para bike

É importante que todo ciclista que deseja adquirir um rolo de bicicleta para treinar em casa saiba que existem diferentes modelos. São eles:

1. Rolo de equilíbrio

É o modelo mais barato, que também é conhecido como “rolos soltos”. Isso se dá justamente por possibilitar que a bicicleta fique totalmente livre, sobreposta ao rolo.

Dessa forma, é preciso se equilibrar sobre o rolo, o que exige adaptação e aprendizado sobre o uso e, em alguns casos, requer que se apoie em paredes.

O modelo não permite que o usuário regule a intensidade de sua pedalada. No entanto, é ideal para quem precisa fazer provas que exigem muito do potencial de arrancar com velocidade.

2. Rolos magnéticos

Esse é o tipo de rolo que é um modelo fixo e está entre os mais simples do mercado, mas são mais caros que o modelo anterior.

Eles permitem que a bike fique presa pela roda traseira, e a resistência é oferecida a partir de um cilindro que toca o pneu, podendo ter diferentes resistências. O modelo faz bastante ruído, não sendo recomendado para apartamentos por causa do som que produz.

3. Fluidos

Os fluidos são mais caros que os magnéticos e são interessantes por reproduzir efeitos reais da pedalada na rua. Ou seja, à medida que a velocidade de pedalada aumenta, a resistência também aumenta.

Além disso, o modelo permite simular um pedal mais pesado e que eleva a frequência cardíaca. É mais silencioso e interessante de utilizar em seus treinos caso esteja disposto a investir mais dinheiro.

4. Direct mount

Mais realistas e silenciosos, o modelo é o mais caro. Para usar o modelo, é preciso retirar a roda traseira e conectar diretamente ao rolo, que garante graduações distintas de intensidade.

Obviamente, é o modelo mais indicado para quem deseja treinar em casa com grande frequência, por ser o que há de melhor no mercado para proporcionar um treino realista.

Como escolher o melhor rolo de treino para bike?

Ciclista utilizando um rolo de treino para bike, com um ventilador para ajudá-lo a se refrescar

Para melhorar o treino de bicicleta, é importante escolher o rolo de treino que é mais adequado para sua demanda. Por isso mesmo, a escolha deve ser pautada na análise de alguns fatores, como:

Frequência de treinos

O rolo deve ter a mais alta qualidade se pretende fazer muitos treinos com ele, seja no período de chuvas em sua região ou por falta de tempo para pedais mais longos na rua.

Defina o tipo de treino

Os treinos intervalados requerem rolos fluidos ou do tipo direct mount. O rolo de equilíbrio permite treinar pancadas, já o rolo solto é ideal para quem não se importa com barulhos e deseja se desafiar.

Tenha em mente o custo

Quanto mais sofisticado é o modelo que deseja, mais precisará pagar por ele. Portanto, identifique quais são suas reais necessidades se não tem um orçamento muito elevado.

Diante de tais questões, fica mais fácil delimitar modelos e escolher aquele que é verdadeiramente adequado para sua demanda de treinamento em casa, possibilitando que analise as principais diferenças entre os modelos disponíveis de rolo para ciclistas.

Assim, você garante que a análise de tipos disponíveis no mercado, custo benefício, resistência, segurança, vantagens e informações específicas sobre cada modelo viabilize uma escolha eficiente, não levando em consideração somente preços do acessório.

Afinal, é essencial analisar vantagens, desvantagens e até mesmo a experiência de uso de alguns ciclistas para identificar qual é o modelo que é mais compatível com a sua demanda.

Aproveite todas as dicas e escolha uma opção entre os melhores rolos de treino de bike para usar nos seus próximos treinos.