Se você acompanha as competições do ciclismo, com certeza já assistiu alguma prova que não era apenas de ciclismo. Isso é, uma prova com três etapas: natação, ciclismo e corrida. Esse é o triatlo, um esporte olímpico que requer muita resistência dos atletas participantes.

Como o esporte é uma mistura, pode causar confusão e curiosidade em quem assiste pela primeira vez a alguma competição ou a atletas praticando. Por isso, trazemos hoje esse artigo onde falaremos sobre o esporte, contando a sua história, comentando sobre torneios e, principalmente, explicando o que é o triatlo.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre o triatlo, você veio ao lugar certo! Continue lendo até o final para entender melhor o assunto e como funcionam as competições e os treinos do esporte!

O que é o triatlo?

Antes de mais nada, devemos diferenciar: ciclismo é ciclismo, triatlo é triatlo. O triatlo consiste na junção de três esportes olímpicos distintos, que são a natação, o ciclismo e a corrida, como já falamos.

Por juntar três esportes que requerem resistência, é imperativo que o atleta de triatlo possua um bom condicionamento físico. Por isso, é importante que os atletas do esporte possuam um ritmo de treinamento acima da média, o que torna o dia a dia dessas pessoas um tanto diferenciado – como é para todos os atletas.

Triatletas na etapa do ciclismo. Foto de formulário PxHere.

É claro, porém, que você pode praticar o esporte por puro prazer ou pelos benefícios físicos proporcionados. Mais a frente, falaremos sobre esses benefícios e como começar a praticar o triatlo!

História do triatlo

Você já sabe que o triatlo é um esporte que inclui três modalidades olímpicas: natação, ciclismo e corrida. Porém, de onde surgiu isso? Quem teve a ideia de juntar as três modalidades, e como se tornou o que é hoje? Não se preocupe, pois as respostas são simples!

O triatlo começou em San Diego, em 1974, em um simples treinamento de férias do clube de atletismo. Esse consistia em um treino que não só incluía a corrida, mas também a natação e o ciclismo. A ideia era que, na volta das férias, todos competissem entre si para ver quem realmente se exercitou.

Isso, porém, acabou sendo mais bem aceito do que o esperado e, nas férias seguintes, os atletas repetiram o treino e a competição. Dessa vez, porém, com a participação dos salva vidas. Nos três anos seguintes os salva vidas participaram contra os atletas – porém, com alterações nas provas.

Triatletas saindo do mar após prova de natação. Foto de formulário PxHere.

Em vez das provas serem disputadas dentro do clube, como vinha sendo durante os últimos anos, elas eram realizadas ao ar livre. Portanto, no mar era feito um percurso de 700 metros de natação, 15 km de ciclismo nas ruas da praia, e 4,5 km de corrida cross country.

A sua primeira aparição nos jogos olímpicos foi em uma demonstração, em 1984, em Los Angeles. A primeira prova do esporte nas Olimpíadas, porém, foi apenas em 2000, em Sydney. Nesse momento, a modalidade já era conhecida por todo o mundo.

Competições de triatlo

Assim como os outros esportes, existem diversas competições de triatlo, cada uma com as suas diretrizes distintas. Isso é, cada uma pode possuir uma regra, uma distância para cada modalidade da prova, etc. Porém, podemos definir alguns parâmetros dos modelos mais utilizados hoje em dia.

Atletas em concentração antes do início da prova. Foto de formulário PxHere.

Esses são:

Benefícios do triatlo

Se você se interessou mas ainda não está convencido de começar a praticar triatlo, ou apenas dar uma chance, preste atenção nos benefícios que o triatlo pode te oferecer!

Por ser um esporte que inclui não só um mas outros dois esportes em um só, podemos começar falando sobre a resistência que a sua prática cria. Como as provas não possuem intervalo entre cada uma, o triatleta deve estar preparado para sair da natação e já começar a pedalar, para depois, sem descanso, participar da corrida.

Pessoas praticando ciclismo em academia. Foto de Dmitry Limonov, Pexels.

Portanto, um dos principais benefícios da sua prática é a constante melhoria da condição física do atleta. Além disso, vale ressaltar os benefícios do ciclismo, da corrida e da natação, que melhoram o funcionamento do coração, ajudando a prevenir diversas doenças coronárias.

Conclusão

Portanto, como podemos ver durante o artigo, o triatlo é uma junção de três esportes olímpicos distintos: a natação, o ciclismo e a corrida. É, por isso, um dos esportes que mais treina a resistência e ajuda com o condicionamento físico – não é a toa que foi criado como uma forma de treinamento.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender sobre o esporte em questão! Se gostou do conteúdo, visite nosso site, onde você pode encontrar diversos artigos sobre o ciclismo, desde reviews de bicicletas até guias de competição, como o próprio Iron Man!