Se você já pratica o ciclismo há algum tempo, já deve conhecer algumas das competições do esporte, que conta com diversas modalidades. Uma dessas modalidades, porém, exige muito mais do que apenas saber andar bem de bicicleta: o triathlon.

Muitos podem conhecer o desafio, que é um dos mais famosos no mundo, ou pelo menos já deve ter ouvido falar sobre. A sua fama, definitivamente, faz justiça aos desafios que a prova apresenta, sendo considerada uma prova para os triatletas de elite.

Por isso, hoje vamos falar sobre a prova do Ironman, e todos os percursos que possui. Considerado o desafio mais difícil do mundo, especialmente por precisar de uma preparação multifacetada, isso é, com mais de um foco: ciclismo, corrida e natação.

Se você deseja entender mais sobre o desafio da prova de Ironman (homem de ferro, em português), acompanhe esse artigo até o final, pois explicaremos tudo sobre a prova em questão!

O que é o desafio Ironman?

Afinal, o que é o desafio do Ironman? De maneira simples, podemos dizer que é uma das maiores e mais difíceis provas com ciclismo do mundo. Mas não se detém aí. A prova é feita, em realidade, para os triatletas, sendo, então, não uma prova de ciclismo, mas de triathlon.

Prova de natação. Foto de Pixabay, Stockvault.

Claro, você não precisa ser um triatleta de elite para participar da competição. Porém, uma coisa é certa: é necessária muita preparação para quem deseja fazer parte do evento. Mais abaixo você poderá conferir mais informações sobre o desafio!

A história do Ironman

Antes de entrarmos em detalhes sobre como funciona o desafio, é interessante falarmos um pouco sobre a história da prova, entendendo o que motivou a sua criação, par entender melhor o objetivo da mesma.

A criação da prova do Ironman, por John Collins, foi uma tentativa de responder à uma pergunta específica: qual dos três esportes era o mais desafiador? Corrida, natação, ou ciclismo? Essa pergunta surge em uma discussão com outros amigos, e foi respondida com a criação do desafio por Collins e sua esposa.

A primeira competição da prova foi feita no Havaí, em 1978, contou com 15 atletas participantes, e teve como ganhador Gordon Haller, que se tornou, consequentemente, o primeiro homem de ferro. Já nas edições seguintes, o número foi aumentando, assim como a participação feminina, que na primeira edição da prova não contava com nenhuma participante; já na segunda edição, uma mulher estava dentre os participantes.

Provas dentro do desafio do Ironman

Como já foi dito, o Ironman é um desafio de triathlon, que une três esportes: ciclismo, natação e corrida. Levando em consideração a ideia inicial do projeto, de John Collins, que tinha como objetivo ver qual dos esportes seria o mais desafiador, os percursos são criados para atletas do mais alto nível, profissionais de sua categoria.

Atletas iniciando prova de corrida após a natação. Foto de RUN 4 FFWPU, Pexels.

O desafio consiste de três percursos: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e mais 42,195 km de corrida. Esses são números usados em competições ao redor do mundo, o que torna mais acessível o treinamento para o desafio. Porém, para se tornar um finalizador oficial das provas, todo o percurso deve ser feito em menos de 17 horas.

Como podemos ver, não é atoa que a Ironman possui o título de prova mais difícil do mundo. Não só é necessário que você seja um atleta de elite em uma categoria, mas em três categorias distintas. Além disso, como o desafio é feito em sequência, ele é, principalmente, um desafio de resistência, o que torna ainda mais importante a preparação correta do corpo.

Modalidades do Ironman

Se você se interessou pela prova e gostaria de participar, mas não deseja um desafio ainda tão grande, não se preocupe. Além do evento principal, contando com os 180 km de ciclismo, 3,8 km de natação e 42,195 km de corrida, existem eventos menores, unindo as três modalidades em desafios mais amigáveis.

Atletas em prova de natação. Foto de Don Horror, Pexels.

Portanto, se você é um ciclista que deseja se arriscar uma competição de triatlo, não se preocupe, pois existe uma modalidade do Ironman para você! Porém, não se engane: ainda é necessário muitos treinos para se tornar um atleta capaz de superar esses desafios.

Abaixo, você verá algumas das outras formas que o Ironman pode tomar:

Ironman Olímpico ou Standard

Essa é a variação olímpica, usada desde o ano de 2000, para a competição de triatlo. A prova conta com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Sprint

A modalidade sprint do Ironman é uma das mais recomendadas para quem deseja começar a participar das competições do desafio. Os percursos da sprint possuem metade do tamanho da versão olímpica, sendo 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Ironman 70.3

A Ironman 70.3 a versão intermediária do desafio, sendo uma etapa fundamental no treinamento daqueles que desejam se tornar competidores do Ironman. As provas contam com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e mais de 21 km de corrida.

Ironman

Essa é a prova principal, já comentada anteriormente. Ela é o evento principal, mais famoso em escala mundial, e um dos mais difíceis desafios existentes dentro dos esportes do triathlon. É, facilmente, um dos maiores sonhos dos atletas do mundo todo conseguir concluir a prova em menos de 17 horas e se tornar um homem de ferro, ou uma mulher de ferro.

Ultraman

Para os que desejam um desafio ainda maior, puxando ao máximo o limite do seu corpo e treino, existe o desafio Ultraman. Essa é uma versão mais difícil ainda do famoso Ironman, e o desafio dura por três dias, testando ainda mais a resistência dos atletas competidores.

O desafio possui um percurso de 10 km de natação, 145 km de ciclismo no primeiro dia, mais 276 km de ciclismo no segundo dia, e mais uma dupla maratona de 84 km de corrida no terceiro e último dia.

Como participar do Ironman

Se você deseja fazer parte de um dos desafios Ironman, antes de mais nada, é necessário visitar um médico e checar as condições do seu corpo para que a conclusão das provas seja possível. Isso, claro, irá variar dependendo da modalidade da competição: o condicionamento do corpo para participar da Sprint não é o mesmo para quem deseja fazer parte do Ironman oficial.

Atletas em prova de corrida. Foto de RUN 4 FFWPU, Pexels.

Para a preparação para o evento, é importante possuir um treinador para ajudar nos treinos e na alimentação durante o processo. Além disso, ser nadador, corredor ou ciclista profissional também te dará, com certeza, uma boa vantagem em se preparar para o evento.

Conclusão

Portanto, podemos ver que o Ironman não é uma competição comum, mas sim um percurso de desafios que podem durar até três dias, ou possuir versões mais fáceis e rápidas de serem concluídas, como é o caso da versão olímpica e a sprint.

Com as provas menores, mesmo que você não seja um atleta de elite, é possível fazer parte do evento e se desafiar para ver a maior distância que consegue percorrer dentro do tempo limite!

Se gostou do conteúdo e deseja aprender mais sobre o ciclismo e competições do esporte, acesse nosso site! Aqui você poderá encontrar diversos artigos sobre bicicletas e campeonatos de ciclismo!