Desde praticantes de mountain bike até o usuário mais casual de bike urbana podem se beneficiar com o uso de uma suspensão em sua bicicleta. Se você procura por melhorias em sua bicicleta, possibilitando uma pedalada mais prazerosa, com certeza uma suspensão poderá te ajudar.

E se você já procura por uma boa suspensão, deve ter encontrado diversas marcas, e não é sempre que as conhecemos e sabemos sobre a qualidade de seus produtos. Por isso, hoje falaremos um pouco sobre e responderemos se a suspensão da Absolute Bikes é boa e vale a pena.

Jovem praticando mtb. Foto de Darcy Lawrey, Pexels.

Portanto, se está procurando por uma maneira de melhorar a sua mountain bike ou até mesmo a sua bike urbana, você veio ao lugar certo. Aqui você vai entender um pouco mais sobre a peça e terá as informações necessárias dos modelos oferecidos pela Absolute para saber se atendem sua necessidade e realizar a melhor escolha possível.

Se ficou interessado, leia até o final para entender melhor!

Absolute Bikes

Para respondermos se a suspensão da Absolute Bikes vale a pena, primeiramente vamos tratar sobre o objetivo da empresa, que reflete diretamente nos seus produtos.

A Absolute possui o objetivo de criar bons equipamentos, desde componentes da bicicleta até acessórios para o ciclista, que não deixem a desejar na qualidade, mas possuam um preço acessível. Ou seja, o seu foco é totalmente no custo benefício de seus produtos.

Bicicleta Absolute. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Para que isso seja possível, a empresa não pode usar os melhores materiais e tecnologias, o que a deixa atrás das gigantes do ramo, como a Shimano e a SRAM. Porém, para o ciclista que não procura um uso tão intenso de sua bike como, por exemplo, o uso profissional, os produtos da marca podem ser mais do que suficientes.

A suspensão da bike

Agora, sobre a suspensão, falaremos um pouco para que você entenda melhor o seu funcionamento e como ele pode te ajudar em sua prática, mesmo que você não realize saltos audaciosos e prefira a segurança de uma boa trilha.

Mesmo que você seja usuário de bike urbana, a suspensão pode te ajudar em subidas e outros tipos de problema possíveis em sua pilotagem.

Suspensão de bike instalada. Foto de formulário PxHere.

As suspensões são peças que entram no lugar do garfo; isso é, são uma espécie de garfo mais eficiente, com diversas funções além de apenas prender a roda no quadro. A suspensão possui amortecimento, que ajuda a segurar impactos, mas também possui tecnologias e design que tornam a pedalada mais fácil.

Ao mesmo tempo que absorve os impactos, as suspensões mantem a roda em contato com o solo com mais facilidade, o que faz com que ultrapassar objetos seja mais simples e necessite de menos esforço, além de possibilitar saltos mais difíceis, absorvendo a maior parte do impacto.

Partes da suspensão

De maneira rápida, vamos explicar um pouco dos componentes de uma suspensão. Elas possuem 4 partes: espiga, coroa, bengalas ou canelas, e monobloco. Todas essas peças devem ser levadas em consideração ao decidir qual a melhor suspensão para você, porém, a espiga é uma das mais importantes.

Bike com suspensão instalada. Foto de Markus Spiske, Pexels.

A espiga é a parte da suspensão que encaixa no quadro da sua bicicleta. Por isso, você precisa ter certeza de que a suspensão que está desejando comprar é compatível com o seu quadro. As suspensões possuem dois padrões mais usados: o de 1.5″ e o de 1-1/8″.

A coroa é bem simples: é a parte onde a suspensão conecta com o restante da bike, onde a espiga fica apoiada na roda. Normalmente, são feitas de aço, porém existem modelos que usam alumínio ou fibra de carbono, fornecendo um peso menor para o equipamento.

Já as bengalas, são a parte que fornecem o amortecimento da suspensão. Podem ser feitas de alumínio, aço ou fibra de carbono. Para finalizar, temos o monobloco, onde as canelas se encaixam e, também, onde a suspensão é ligada à roda e ao eixo dianteiro.

Suspensões Absolute

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a suspensão das bikes e para que servem, falaremos sobre os modelos que são oferecidos pela marca. Apesar de existirem mais opções de garfo do que as que trouxermos aqui, as que aqui estão presentes são as mais conhecidas e mais avançadas da marca, utilizando o sistema de ar-óleo.

Depois da análise desses modelos, comentaremos sobre a qualidade geral oferecida pela marca e se a suspensão Absolute é boa, de fato. Além disso, falaremos sobre o custo benefício dessas peças.

Absolute Prime EX

A suspensão Absolute Prime EX é um modelo um pouco mais rígido quando comparado a outros do mesmo estilo. Possuindo 120mm de curso e podendo ser adaptado de acordo com o tamanho do seu pneu, o modelo é bem flexível quanto ao seu uso. Também conta com freio post mount.

Por ter um curso de 120mm, o modelo é perfeito para quem deseja melhorar a performance na prática de trail ou enduro. Além disso, por ser feita em alumínio em sua maior parte, a suspensão em questão possui pouco peso, totalizando em 2kg.

Absolute Prime EX. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

A linha Prime EX possui mais de um modelo possível de escolha. Uma delas é compatível com eixo boost e outro com o modelo comum. Isso também influencia no tamanho máximo dos pneus da bicicleta. Enquanto o modelo mais comum tem o máximo de 2.4, o modelo “tapered”, para eixo boost, possui o máximo de 2.6.

O seu sistema de amortecimento por ar-óleo pode ser controlado de maneira fácil, sendo possível realizar diversos ajustes para que o seu funcionamento te atenda melhor. Os seus preços podem ir de R$700,00 até R$1.200,00.

Absolute Prime SL

O Absolute Prime SL é um produto para quem deseja focar no custo benefício e em um produto que dará conta de diversas situações, ainda assim. Da mesma forma que o modelo que comentamos anteriormente, o Prime SL possui sua estrutura quase toda em alumínio, garantindo a leveza e a resistência.

Absolute Prime SL. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Assim como o modelo anterior, ele também possui freio post mount. Com um curso de 100mm, esse modelo é mais voltado para o uso em trilhas tranquilas, oferecendo conforto e controle sobre o seu equipamento e sua pedalada.

Um diferencial dessa suspensão é a sua trava no guidão, que permite maior controle do sistema e, consequentemente, maior segurança para os ciclistas.

Suspensão Absolute vale a pena, afinal?

Agora que você já conhece os modelos e o que eles oferecem, vamos responder à grande questão: suspensão Absolute é boa? Vale a pena?

Primeiramente, devemos ressaltar que, pelo preço que são oferecidos seus produtos, e a qualidade de desempenho e design que possuem, definitivamente eles devem ser levados em conta.

A parte negativa que podemos trazer aqui é que, como o foco é manter um custo baixo em relação ao desempenho oferecido pelo equipamento, os materiais usados não são tão duráveis quanto de outras marcas, como a Shimano ou a SRAM. Porém, como foi dito, isso é refletido diretamente no preço do produto.

Portanto, se você deseja uma bicicleta que vai durar por muitos anos sem precisar realizar alguma alteração por desgaste de peças, talvez valha mais a pena comprar uma peça de topo de linha de outras marcas. Porém, se está a procura de uma melhoria momentânea e está aberto a trocar de peças mais tarde, as suspensões da Absolute são ótimas opções.

Jovem praticando MTB. Foto de Darcy Lawrey, Pexels.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado! Se gostaria de entender melhor sobre o assunto e outros componentes da bicicleta, não deixe de visitar o nosso site e conhecer nossos outros artigos!