OS MELHORES SEGUROS PARA SUA BICICLETA 2022 – GUIA COMPLETO

Pedalar é uma das atividades mais populares hoje em dia para manter o condicionamento físico. Seja profissional ou amadoramente, por diversão ou por transporte: a bike é presente no cotidiano da maior parte das cidades.

Em um contexto como o atual, com o crescimento da violência no brasil, é importante que o ciclista tenha alguns cuidados – para sua própria segurança financeira e tranquilidade emocional.

No cotidiano de metrópole muitas surpresas podem acontecer. Desde coisas mais leves como sua bicicleta quebrar no meio do caminho até roubos e furtos qualificados.

Pensando nisso, muitas empresas oferecem um seguro de bicicleta para você andar mais tranquilo por aí. O seguro de bike é uma excelente escolha para você proteger o seu bem de imprevistos e garantir proteção contra danos materiais.

Algumas opções também cobrem gastos com a manutenção da bicicleta. Aqui nesse texto vamos explicar com informações de qualidade a importância de contratar o seguro, e listar as principais empresas que oferecem o serviço. 

Por que contratar um seguro para sua bicicleta?

Muitas pessoas se perguntam qual o motivo de contratar o seguro, e a resposta é simples: para garantir sua propriedade e investimento. Além de ser uma segurança em imprevistos, dependendo do plano ele também pode cobrir gastos rotineiros. Por isso, o seguro proporciona um amparo aos ciclistas e ao seu precioso bem: a bicicleta!

Por que contratar um seguro para bicicleta

Conforme os aficionados por ciclismo aumentam exponencialmente a cada ano, as ofertas de bikes cada vez mais sofisticadas e de última geração começam a aparecer. Para o ciclista, tão crucial quanto cuidar do equipamento que constrói a sua bike, é proteger o seu investimento a longo prazo.

O problema da violência urbana

A bike, para além do esporte e diversão, também é utilizada como um meio de transporte na maior parte do país. Ou seja: a bicicleta possui uma variedade de usos, e é muito importante manter esse bem protegido.

Além disso, as taxas de violência no nosso país crescem a cada ano. Infelizmente, roubo e furto qualificado são práticas cada vez mais comuns.

Como o ciclismo tem crescido em popularidade, as bicicletas também estão subindo de nível – e atualmente podem custar alguns milhares de reais em valor de mercado.

Abaixo nós listamos algumas vantagens de contratar um seguro de bike no brasil e ter a experiência de pedalar mais completa:

Pedaladas mais seguras e tranquilas

Contratar um seguro permite que o ciclista pedale em paz, sabendo que está preparado para qualquer surpresa. Seja um roubo, furto qualificado ou acidente – ter um seguro faz com que o dia a dia esteja longe de preocupações.

Usufrua do melhor do ciclismo e garanta a segurança do seu bem, procurando a parceria que mais se adequa à sua rotina.

Apoio em competições

Caso você já seja um ciclista competidor, saiba que o seguro de bike é essencial para o bom profissionalismo. Mesmo um amador ou um aspirante ao esporte precisa adquirir uma apólice para uma melhor cobertura na rotina de competições. 

Além da preparação física e emocional, os ciclistas precisam de uma estrutura profissional e uma parceria que dê um amparo à toda produção necessária. Acidentes em treinos e competições são comuns, bem como danos materiais ao seu equipamento.

Furto qualificado e roubo de peças e bicicletas também acontecem mais do que se imagina. Por isso, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar!

Suporte para a bike

Acima de tudo, a bicicleta é um veículo de transporte. Como todo equipamento, precisa de uma constante revisão e reposição de peças para melhor mobilidade. Acidentes também são comuns, e fazem parte do cotidiano de todo ciclista.

Casos mais graves, mesmo um risco de invalidez permanente, não podem ser descartados. O seguro possui a opção de apoio e amparo para a bike e para o ciclista.

Planos personalizados

Um plano de seguro pode oferecer uma diversa gama de serviços. E o melhor de tudo: você pode escolher a opção que mais se adequa às suas vontades. Seja você um profissional ou um entusiasta, saiba que existe o plano certo para você. 

As seguradoras cada vez mais oferecem uma grande cartela de possibilidades, tudo para melhorar a relação com os clientes e personalizar o atendimento.

Isso é importante porque há uma enorme variedade de ciclistas ao redor do mundo, e cada um possui necessidades diferentes para determinados fins.

Apoio em acidentes com terceiros

Da mesma forma que o seguro pode te ajudar quando você se machuca ou sua bike quebra, ele também te dá apoio quando você sofre um acidente envolvendo outra pessoa.

Isso é crucial na vida de quem pedala todos os dias e está sujeito às surpresas da vida cotidiana. Seja um dano material ou físico, o seguro te ajuda a cobrir as despesas para imprevistos como esse.

Contudo, para obter o melhor plano possível, é crucial que você contrate um corretor de seguros e esteja a par do que as seguradoras oferecem.

São diversas opções que cobrem desde de peças do equipamento a danos acidentais! Agora vamos conferir qual o melhor seguro de bicicleta para você!

O melhor seguro bicicleta

A essa altura você já deve estar se perguntando: afinal, qual é o melhor seguro de bicicleta? Aqui vamos te apresentar o funcionamento, os custos e as melhores seguradoras para você ter amparo em acidentes e cobertura em imprevistos.

Na hora da contratação, é importante estar atento aos detalhes oferecidos pela seguradora e ao valor de mercado da sua bike.

Os tipos de cobertura do seguro bike

Apesar de variar bastante e grande parte das seguradoras oferecerem planos personalizados, existem alguns tipos básicos de cobertura. São eles:

Danos acidentais

Garante a cobertura de reposição de peças e eventuais reparos necessários para a manutenção da bike. Também cobre a assistência para acidentes durante o transporte. 

Responsabilidade civil

Nesse caso, o ciclista garante que caso ocorra algum acidente com terceiros o seguro cubra todas as despesas decorrentes.

Roubos e furtos qualificados

Caso sua bicicleta seja roubada ou furtada, o seguro bike propicia uma nova para você. A ocorrência pode acontecer durante a pedalada ou com a bike guardada em algum lugar.

É bom lembrar: esses são apenas os tipos básicos. Existem inúmeras opções no mercado que abrangem a necessidade de todos os ciclistas. Contudo, há um custo adicional para cada tipo de plano que você faça.

Portanto, caso você queira proteção internacional, para competir ou outras coberturas adicionais, converse com seu corretor de seguros e veja a melhor opção de apólice para você.

Como funciona a contratação de um seguro bike?

O seguro bike oferece um serviço bem parecido com qualquer outro seguro. Você adquire uma apólice que assegura a garantia da sua bike e a protege de acidentes e imprevistos.

Normalmente, os planos cobrem os riscos mais cotidianos para sua bicicleta. As coberturas mais procuradas são contra danos durante o transporte, acidente, roubo e furto qualificado.

A base de cálculo é o valor da sua bicicleta. O ideal é que nessas situações você possua nota fiscal do produto, para que a conta seja feita de maneira correta.

Quando não há nota fiscal, o seguro bike estabelece alguns critérios técnicos (como marca das peças, modelo, ano etc.)

De maneira geral, o valor cobrado pela seguradora representa 10% do valor total da bike. É importante combinar o método de pagamento, que dependendo da empresa pode variar: cartão de crédito, à vista etc.

Quando um sinistro acontece – isto é, um imprevisto ou acidente – é só se comunicar com o seguro e pagar o valor da franquia. Você pode se comunicar por mensagem, e mail ou ligação.

 Atualmente, existem algumas seguradoras no mercado do brasil que oferecem esse serviço. As principais empresas desse setor são: 

  • Porto Seguro 
  • Seguros Sura
  • Berkley
  • Seguradora Essor
  • Argo Seguros
  • Better

Agora, vamos entender as características de cada uma dessas seguradoras. Para você escolher o melhor seguro bike e ter uma boa cobertura na hora de danos acidentais ou danos materiais, confira o texto abaixo! Vamos te explicar qual é a melhor opção.

Os melhores seguros para sua bike

Cada seguradora possui sua vantagem e é importante você entender cada uma delas para escolher entre as opções. Algumas, por exemplo, aceitam apenas bikes registradas, e exigem nota fiscal na hora da contratação.

Por isso, o objeto segurado precisa ter todos os documentos disponíveis. Vamos à lista:

Porto Seguro

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das principais e mais consolidadas seguradoras do mercado. Possui um bom atendimento ao cliente e informações para os usuários em seu site. É uma excelente opção e oferece uma grande cartela de apólice;

Um diferencial é a quantidade de tipos de bike que são aceitas pela Porto Seguro:

  • Urbana;
  • Handbike.
  • Dobrável;
  • Elétrica;
  • Fixa;
  • Downhill;
  • Trial;
  • Reclinada;
  • Speed;
  • Mountain bike;
  • BMX.

As coberturas básicas da Porto Seguro garantem o amparo em situações como: danos à bicicleta por tentativas de roubo, furto qualificado, quedas acidentais em transporte, incêndios e explosões e até de raio. 

Caso queira contratar um pacote adicional, a Porto Seguro também oferece: a subtração da bicicleta, garantia internacional, bike bagagem, curto circuito e acidente pessoal.

Também é possível contratar um seguro de responsabilidade civil, que te protege de algum acidente com terceiros.

O valor mínimo que sua bike precisa custar para ser aceita pela Porto Seguro é de R$3000,00 e menos que 5 anos de uso.

Além disso, você precisa apresentar a nota fiscal do produto na hora de contratar a apólice na Porto Seguro.

A Porto Seguro oferece algumas vantagens para fidelizar os clientes: pagamento com cartão de crédito 12 vezes sem juros; desconto se houver mais de uma bicicleta em uma única apólice e variedade na cobertura.

Existem também planos de serviços adicionais na Porto Seguro. Nele, você paga um pouco a mais para contratar alguns serviços exclusivos. Por exemplo:

  • reparo de câmaras de ar, substituição de pneus e correntes;
  • substituição das partes da bicicleta: correntes, pneus, câmaras de ar;
  • manutenção ou substituição do selim, freios e cabos;
  • lubrificação das correntes;
  • transporte e mão de obra em caso de acidente ou produto quebrado.

A Porto Seguro é uma ótima escolha para quem procura seguro, e oferece uma gama incrível de opções de apólice.

Para mais informações, procure um corretor de seguros de confiança ou consulte o site da empresa ou as redes sociais da seguradora. Também é possível mandar um e mail de contato para sanar suas dúvidas.

Sura seguros

Sura Seguros

Outro grande exemplo de seguro para bicicletas é a Bici Sura. Com diferenças em relação aos concorrentes, vale a pena observar as informações baixo na hora da contratação da seguradora.

 A Bici Sura oferece um plano de contratação de até 5 bikes – com o desconto podendo chegar a 25%. Além disso, oferece a possibilidade de repor a bike em caso de acidente, roubo e furto qualificado. 

Para contratar, a bike precisa custar pelo menos R$1000,00 – e também existem opções para modelos elétricos e convencionais. Oferece proteção para situações exclusivas, que outras seguradoras não cobrem.

A cobertura também garante o serviço de indenização caso ocorra um acidente com terceiros. Um exemplo é o reembolso de despesas, com um teto de 10% do valor da bike. Também há indenização caso o transporte cause algum dano à sua bike – mesmo que tenha sido feito de maneira adequada.

A Bici Sura também vende apólice de seguro para competições e viagens internacionais -além de bike bagagem, danos a terceiros e também a possibilidade de negociar uma apólice para a invalidez permanente.

Por outro lado, a seguradora possui uma contratação um pouco burocrática e precisa ser intermediada por um corretor.

O site possui diversas informações disponíveis, mas o ciclista não consegue fazer uma simulação online. Apesar disso, é possível mandar um e mail de contato para mais informações.

O nicho da Bici Sura é em bicicletas com no máximo 3 anos de uso. A bike registrada e com nota fiscal também é muito importante. O valor da franquia é de 15% quando se trata de indenizações. É possível pagar em até 6 vezes sem juros no boleto.

Berkley

Berkley Brasil Seguros

A Berkley também oferece excelentes opções para você adquirir uma apólice. As bicicletas precisam custar no mínimo R$3000,00, mas seus preços são os mais em conta do mercado. 

As coberturas são básicas – como danos materiais, responsabilidade civil em algum acidente com terceiros e garantia de indenização caso ocorra subtração.

Roubo e furto qualificado também fazem parte da cobertura – além de transporte, perda ou para competições amadoras ou profissionais. 

Ainda vale a pena destacar que o custo depende da análise de riscos realizada sobre o tipo de bike.  Porém, existem desvantagens.

A Berkley não é uma empresa especializada em seguros para bike, e isso pode ser um empecilho na hora da contratação.

O site possui poucas informações, e as bicicletas não possuem uma categoria própria. Porém, é importante ter os documentos e a nota fiscal da sua bike registrada em mãos para uma boa contratação.

Essor Seguros

Essor Seguros

A Essor Seguros possui um excelente custo-benefício para quem deseja contratar uma apólice. Não tem muitas burocracias e o seguro bike é feito de forma eficiente e prática.

Ela oferece alguns planos básicos de cobertura, e cobre mountain bike, speed, elétrica ou uma bicicleta convencional. 

Para a contratação, a Essor exige que as bicicletas possuam um valor entre R$1500,00 e R$75,000 – e as bicicletas precisam ter no máximo 10 anos de uso. É possível pagar em até 6 vezes sem juros no boleto. 

A cobertura mais básica é a que garante indenização em caso de roubo e furto qualificado – seja durante o transporte ou com o veículo parado e guardado.  Você também pode contratar o seguro de acidente durante o transporte.

Além disso, é possível contratar um plano que englobe tudo já dito e mais a responsabilidade civil – que cobre danos a terceiros, materiais ou físicos.

Uma bike registrada e com a nota fiscal em mãos é importante para fazer a contratação do seguro de bike certo. O site da empresa possui diversas informações e serviços de seguro bike.

A contratação do serviço é prática e possui uma boa cobertura. A Essor não exige nota fiscal e bike registrada, o que pode ser uma boa escolha caso você não tenha esses documentos. Contudo, é importante ter algum meio de comprovar a compra da bicicleta por meios legais. 

Em casos de sinistro, o cliente recebe uma indenização no valor estipulado pela apólice – sem depreciação no valor de mercado da bike.

Argo Seguros

Argo Seguros

A Argo Seguros é outra empresa que oferece o serviço de seguro de bicicleta – feito pela Protector, sua plataforma digital. Por isso, é um rápido e sem burocracias para o segurado.

Possui planos básicos e coberturas que te asseguram em diversos casos. Roubo e furto qualificado, responsabilidade civil, assistência e mão de obra etc.

Além de não precisar ter nota fiscal, o preço mínimo para a bicicleta ser aceita pelo seguro é de R$300,00. Os serviços são personalizados em diferentes planos. São eles:

Bike Basic

É a modalidade que oferece a cobertura mais básica. A bike precisa ter um valor entre R$300,00 e R$5,000. Apenas cobre em casos de roubo ou furto qualificado;

Bike Mulher

É o seguro de bicicleta exclusivo para as mulheres. As bicicletas precisam ter um valor entre R$1500,00 e R$100.000,00. Possui coberturas em caso de roubo, furto qualificado, danos materiais e acidente com o veículo.

Também faz a cobertura em casos de acidentes com outras pessoas e serviços de assistência residencial – entre outras coberturas exclusivas.

Seguro Bike

É a modalidade mais tradicional da Argo Seguros. Possui coberturas em caso de roubo, furto qualificado, danos materiais e cobre bens que vão de $1500,00 a R$100.000,00.

A Argo Seguros é uma empresa referência no mercado de seguro de bicicleta, e oferece diversos serviços para os diferentes tipos de bikes. O site traz poucas informações, mas é possível fazer o seguro de bike sem nota fiscal, e as bicicletas precisam ter até 10 anos de uso.

Better Seguros

Better Seguros
Better Seguros

A Better Seguros sem dúvida é umas das melhores opções de seguro de bicicleta. Empresa criada por um ciclista que conhece as necessidades do esporte, ela oferece uma gama de serviços que cobrem diversos casos do cliente. 

O preço de entrada é entre 3% a 11% do valor da bicicleta. Apesar disso, possui apenas coberturas básicas – como roubo, furto e danos corporais. 

Existem opções mais completas, mas o site possui poucas informações. O ideal é entrar em contato diretamente com o atendimento ao cliente da Better Seguros.

A contratação é eficiente e pouco burocrática, garantindo uma boa experiência ao cliente. É possível pagar em até 5 vezes sem juros.

Uma boa opção para quem está procurando um seguro de bike básico e com bons serviços.

Contrate um seguro de bike!

Contrate um seguro de bike

Agora que você já sabe os melhore seguros de bicicleta, está na hora de escolher a seguradora e contratar esse serviço – essencial para quem ter mais segurança na rotina diária com a bike.