Se você não teve contato com bicicletas em sua infância, mas hoje em dia assiste e admira o esporte, saiba que não é tarde demais para dar as suas primeiras pedaladas. Apesar de ser comum acharem que deve-se aprender a andar de bicicleta quando somos novos, não há motivo para vergonha se aprendermos a pedalar mais tarde do que o normal.

Pode ser, claro, um pouco mais desafiador aprender algo novo quando já somos adultos. Porém, não devemos dar-nos por vencido. Afinal, isso não impede nada. Por isso, no decorrer deste artigo, traremos dicas e maneiras de como aprender a andar de bicicleta, mesmo para o adulto.

Portanto, se você deseja começar a andar de bicicleta mas não sabe como começar a aprendizagem, você veio ao local certo! Não deixe de acompanhar até o final! Traremos também alguns equipamentos importantes para utilizar, não apenas durante o início de seu aprendizado, mas sempre que for pedalar.

Por que aprender a andar de bicicleta?

Se você chegou até aqui, com certeza já tem em mente que quer começar a andar de bicicleta. Ótimo! Afinal, existem diversos benefícios para começar a pedalar. Ainda assim, vamos te trazer alguns incentivos a mais, lembrando alguns dos benefícios e de se pedalar, ou escolher o pedal como a sua atividade física regular.

Seguem alguns dos benefícios e facilidades do pedal:

Jovem utilizando bicicleta como forma de locomoção. Foto de John Tekeridi, Pexels.

Além dos benefícios à saúde e outras aplicações da bicicleta, como o meio de transporte, por exemplo, também podemos citar a socialização que andar de bike pode gerar. Assim como qualquer atividade que começamos a praticar, acabamos nos inserindo em grupos de interesses comuns, seja pela área ou até por sub áreas dessas atividades.

Ou seja, começar a andar de bicicleta também pode gerar um desenvolvimento maior da sua vida social, adicionando novas pessoas e experienciando novas trocas. Além disso, também pode se tornar uma forma mais barata de ir ao trabalho, ou visitar algum amigo na cidade.

Leia também: Os Benefícios de Andar de Bicicleta

Aprendendo a pedalar com segurança

Diferente de algumas outras atividades, onde podemos ir tentando até conseguir, pedalar uma bike pode não ser tão simples assim. Afinal, pedalar pode resultar em acidentes, e é importante estarmos cientes e preparados para evitar complicações – especialmente quando ainda estamos aprendendo, quando uma queda ainda é fácil de ocorrer.

Porém, não se desespere! Isso só significa que existem algumas condições que você deve cumprir para poder aprender com segurança. Abaixo, traremos essas condições específicas e te ajudaremos a conseguir cumprir a sua meta de aprender a andar de bicicleta!

Encontre um lugar tranquilo

Para começar, é importante que você encontre um local tranquilo para começar a sua prática – isso é, seu aprendizado. Para isso, não basta um local com poucas pessoas, apesar de esse ser um bom começo.

Bicicleta em local fechado e tranquilo, ótimo para aprender. Foto de Elena Golovchenko, Pexels.

O ideal é buscar por um local plano, sem movimentação e com espaço para seguir em linha reta. Um ótimo lugar, por exemplo, pode ser uma quadra, que não esteja sendo utilizada, em alguma praça pública. Caso não encontre um bom local em público para isso, tente em uma garagem, ou até mesmo alguma rua mais calma de bairros residenciais.

No geral, é importante que o local seja plano e que você se sinta a vontade para praticar. Evite sempre locais com inclinação ou ladeiras – não adianta aprender pela parte mais difícil.

Peça ajuda a alguém mais experiente em pedalar

Agora que você já sabe onde começar a andar de bicicleta, entra a questão: como aprender a andar de bicicleta? Afinal, o local ainda não nos diz muita coisa sobre o que é andar de bicicleta. Portanto, ter um amigo ou uma amiga que já tenha experiência no pedal e que possa te ajudar pode ser um grande diferencial.

Claro, você sempre pode procurar vídeos tutoriais na internet e obter alguns resultados, mas nunca será a mesma coisa que alguém ao vivo te ajudando e observando a sua movimentação.

Encontre grupos locais

Caso você não possua alguma amizade que ande de bicicleta, não se preocupe. Comece a procurar por grupos regionais de ciclistas, seja em eventos ou redes sociais. Estar em um meio onde você pode trocar sobre o assunto, além de encontrar alguém disposto a te ajudar, pode fazer toda a diferença.

Grupo de ciclistas pedalando juntos. Foto de Dovile Ramoskaite, Unsplash.

Grupos como esses podem ajudar em diversas formas, não só com a ajuda de ensinar a andar, mas pertencer a um grupo social e trocar com essas pessoas pode trazer mais força de vontade para aprender a andar de bicicleta. Isso também pode servir como uma forma de eliminar ou diminuir o medo de acidentes.

Adapte sua bike

Quando falamos sobre a configuração da bicicleta, falamos sobre a altura do selim, guidão, pedal, etc. Possuímos outros artigos falando sobre o tema, porém, existem grandes diferenças quando se trata de ciclistas experientes e iniciantes.

Selim

Primeiramente, é importante que o selim de quem está aprendendo a pedalar esteja mais baixo do que o recomendado para ciclistas experientes. Essa, claro, não é a posição correta para se pedalar, porém, é a melhor opção para quem está começando a praticar o ciclismo agora.

Selim de bicicleta. Foto de cottonbro studio, Pexels.

Com o selim mais baixo, é mais fácil de tocar os pés no chão quando em cima da bike, o que diminui a insegurança, e permite que se tenha mais confiança para seguir. O equilíbrio em cima da sua bike pode ser um dos passos mais desafiadores, porém, logo se tornará automático. Não desista!

Marcha

Se você estiver procurando uma bike para começar a aprender, procure, preferencialmente, uma sem marchas. Para começar o seu aprendizado, o melhor é que você não precise se preocupar em aprender detalhes avançados.

Bicicleta sem marcha. Foto de Carl Nenzen Loven, Unsplash.

Caso a sua bike já possua marchas, ou você esteja usando a de alguém, peça para quem está lhe ajudando deixar a marcha em um nível intermediário. Isso é, nem muito leve, nem muito pesada.

Freios

Antes de começar a pedalar, teste sempre os freios da bike e veja se funcionam. É importante possuir segurança nos freios para poder começar a sua aprendizagem sem problemas.

Além disso, ajuste as manetes do freio para uma posição confortável, que te permita manter as mãos apoiadas. Assim, você poderá acioná-los a qualquer momento que sentir insegurança no pedal.

Use equipamentos de segurança

Apesar de observarmos diversos ciclistas pedalando sem os devidos equipamentos, é importante sempre estarmos protegidos – especialmente quando ainda estamos aprendendo a pedalar. Afinal, nesse momento, é muito comum acontecerem quedas e afins. Portanto, é de extrema importância que estejamos equipados para não sofrermos machucados e cairmos com segurança.

Pessoas pedalando com capacete. Foto de Chris Henry, Unsplash.

O primeiro item a se comprar, ou, por enquanto, conseguir emprestado, é um capacete. É o capacete que vai te trazer a proteção para a cabeça, o ponto principal que deve ser protegido. Por isso, também é recomendado que não se economize na compra do seu capacete, que terá de ser adquirido o mais cedo possível.

Além do capacete, existem outras peças que podem ajudar a te proteger durante as suas pedaladas. Essas são as joelheiras, tornozeleiras, cotoveleiras e afins, que não são obrigatórias, mas podem ser de grande interesse para quem está iniciando agora no ciclismo.

Ciclista profissional equipado com capacete, luvas e óculos. Foto de lostflood, em formulário PxHere

Também é valido trazer as luvas e os óculos, que são equipamentos mais utilizados após o aprendizado, que protegem as mãos e os olhos durante trilhas e sessões de pedalada mais longas.

Passos para te ajudar no aprendizado

Agora que você já sabe como realizar o seu treinamento de maneira segura, que tal falarmos um pouco sobre o processo de aprendizado? Afinal, aprender não é tão simples quanto subir e começar a pedalar, tentando se equilibrar. Portanto, primeiramente, peça para alguém estar com você durante esse processo, te ajudando com técnicas e, principalmente, a não cair.

Primeiras pedaladas

Mais difícil do que se manter em equilíbrio em uma bike em movimento, é tentar se equilibrar em uma bicicleta parada. Por isso, antes de subir e pedalar, sente no selim e apoie os pés no chão. Em seguida, utilize um deles para dar impulso, enquanto o outro já está no pedal.

Com o movimento gerado, será um pouco mais fácil se manter equilibrado(a) em cima de sua bicicleta. Agora, tente começar a pedalar, com calma, tentando se manter o mais reto possível, e olhando para frente sempre. Manter seu olhar em um ponto fixo é um ótimo truque para manter o equilíbrio.

Mulher ajudando sua parceira a se manter em equilíbrio. Foto de formulário PxHere.

Quando sentir que precisa parar, não tente usar os pés para parar a bicicleta, mas sim os freios. Além de ser interessante já treinar o uso dos freios, o maior motivo para não utilizar os pés para parar a bike é o fato de que o seu corpo continuará em movimento, enquanto a bicicleta para por completo, o que pode fazer com que você seja lançado para a frente.

Por isso, não exagere na velocidade – apesar de ser mais fácil se manter em equilíbrio com uma velocidade mais alta, também é fácil perder o controle, especialmente quando ainda não sabemos pedalar.

Agora, é só continuar praticando dessa maneira até conseguir mais confiança e familiaridade com a bicicleta e a movimentação do seu corpo.

Bike Anjo

Se você não conhece algum ciclista ou alguma pessoa que possa te ajudar a aprender a andar de bicicleta, não se preocupe! Apesar de poder ser difícil encontrar grupos de ciclistas em sua cidade, você sempre pode se voltar ao projeto Bike Anjo.

Logo do projeto Bike Anjo. Imagem retirada do site vadebike.org.

O projeto é uma forma de ajudar as pessoas a realizar o sonho de pedalar sem preocupações, possibilitando a realização de viagens, passeios e outros sonhos que tenham em mente. O site funciona como uma plataforma onde pessoas interessadas em aprender a andar de bicicleta podem encontrar pessoas dispostas a ensiná-las.

Além disso, também é uma plataforma para a indicação de rotas sem trânsito, leis locais, etc. Essa é uma ótima forma de ajudar iniciantes a adotar as bicicletas no seu dia a dia, seja como um meio de transporte ou uma maneira de desestressar ou realizar exercícios. Para participar, basta acessar o site da Bike Anjo e se inscrever!

Botando a mão na massa

Agora que você já sabe como aprender a andar de bicicleta, o que está esperando? Se não conhece alguém que possa te ajudar, entre em contato agora com a Bike Anjo e comece a praticar de uma vez por todas!

Esperamos que essas dicas tenham sido de grande ajuda! Se procura por mais artigos sobre ciclismo, não deixe de visitar nossa página, onde você pode encontrar diversos guias e reviews!