Pessoa que emagreceu andando de bicicleta

Andar de Bicicleta Emagrece – 12 Dicas de Como Emagrecer

Andar de bicicleta emagrece?

A resposta é SIM!!

E como emagrecer andando de bicicleta?

Neste artigo listamos as principais dicas sobre como emagrecer andando de bicicleta!

São dicas simples e fáceis de serem feitas.

Como sabemos, muitas pessoas que estão acima do peso desejam perder peso fazendo uma atividade que gostam.

E por isso querem saber se pedalar emagrece e se perde barriga. Se essas são as suas dúvidas, saiba que nós temos pontos importantes para te passar.

Tendo em vista que é possível perder peso pedalando e adotando uma rotina mais saudável, nós vamos te ensinar quais cuidados deve adotar em sua rotina para conseguir emagrecer andando de bicicleta.

Afinal, é muito mais divertido perder peso fazendo algo que gosta. Isso facilita a manutenção de uma vida mais saudável.

12 Dicas de como emagrecer andando de bicicleta

Pessoa pedalando em parque com árvores

Sim, é possível perder peso e ganhar qualidade de vida com sua bike!

No entanto, existem alguns truques.

Nós vamos te dar todas as sugestões para melhorar sua saúde por meio do pedal, que é uma ótima ferramenta para melhorar sua musculatura e estabelecer uma boa rotina.

1. Consulte uma nutricionista e melhore sua alimentação

Comida Saudável

Com certeza, assim como eu, você já tentou fazer uma dieta por conta própria, certo?

Mas consultar uma nutricionista é um dos melhores investimentos que você pode fazer para a sua saúde!

O seu processo de emagrecimento pode ser muito mais prazeroso e saudável com o auxílio deste profissional.

Isso porque este profissional vai garantir que você tenha uma dieta com déficit calórico – necessário para perda de peso – mas tendo o consumo dos nutrientes necessários para manter sua saúde em linha.

Porém sabemos que nem todos têm condições de pagar uma nutricionista.

Então seguem algumas dicas.

Comer muito pouco acabará dificultando que seu corpo tenha energia para os treinos. Portanto, prefira inicialmente focar nas substituições para que possa ter comida saudável ajudando a manter sua energia em alta para cada pedalada que deseja fazer.

Quem deseja perder alguns quilinhos deve preferencialmente consumir alimentos in natura, diminuindo o consumo de industrializados como parte de sua rotina.

Uma refeição mais natural e saudável possibilita melhorar a circulação sanguínea, ajudando até mesmo a melhorar sua performance e energia para pedalar todos os dias.

Comer muito pouco não é saudável e vai acabar prejudicando sua musculatura, que não terá nutrientes suficientes para se recuperar após os treinos. Aproveite uma alimentação saborosa, colorida e rica em:

  • Frutas;
  • Legumes e verduras;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais;
  • Carnes de sua preferência.

Sempre prefira a comida feita em casa, utilizando temperos naturais. Comer pouco não emagrece mais rápido. Para perder barriga de forma contínua com o passar das semanas, o pedalar precisa estar associado a nutrição de qualidade.

2. Tenha uma meta semanal e realista

Planejamento de Metas Semanais

Toda pessoa que deseja perder peso costuma ter uma meta grande, como perder 5kg, 20kg ou até mais. No entanto, quando essa meta grande não é fracionada em quilos por semana acaba dificultando a chegada ao objetivo.

Comece mais devagar.

Deixe seu corpo ir se adaptando semana a semana a maior intensidade nos treinos e as mudanças na alimentação.

Conforme as semanas vão passando e as metas semanais são batidas, isso fará com que você se sinta cada vez mais motivado.

Ao estabelecer uma meta desafiadora já na primeira semana e você não bater, isso pode te desmotivar logo no início.

Faça um acompanhamento todas as semanas, podendo deixar, por exemplo, para se pesar toda sexta feira.

Esta dica servirá mais para o início do seu processo de emagrecimento.

Você entenderá melhor quando chegar na dica 9.

3. Não exagere, um passo de cada vez

Ciclista exausto

Como uma forma de acelerar o processo, muitos realizam uma mudança drástica na dieta e realizam treinos intensos logo nos primeiros dias.

Pode até funcionar nos primeiros dias, mas logo em seguida você sentirá cansaço e desânimo, podendo até ficar doente devido a queda na imunidade.

Para que você consiga alcançar a tão desejada forma ideal, será necessário dar o combustível necessário para o seu corpo.

Treinar bem, se alimentar bem e descansar bem.

Esse é o tripé base que você deverá seguir. Mantendo o equilíbrio, sem exageros.

4. Prefira o ritmo moderado para favorecer a perda de peso

Ciclistas num ritmo moderado

Pedalar em ritmo moderado ajuda a manter um gasto de calorias saudável, contribuindo para atingir sua zona de queima de gordura.

O ideal é pedalar em ritmo que use entre 68 a 79 por cento do seu máximo ritmo cardíaco. Monitorando pelo seu ciclocomputador é possível acompanhar se está de fato mantendo o ritmo moderado durante todo o percurso.

Pedalar sempre como se estivesse passeando será interessante para queimar algumas calorias, mas não o suficiente para gerar uma perda de peso significativa e rápida.

Portanto, vale a pena turbinar a velocidade, usando os dados de seu ciclocomputador para que possa acompanhar se está atingindo o ritmo desejado para a queima de gordura ser mais intensa.

5. Use a bicicleta como meio de transporte e melhore seu condicionamento físico

Bicicleta como meio de transporte

Está sem tempo em seu cotidiano? Se houver a possibilidade, use a bicicleta como meio de transporte para fazer suas atividades diárias.

Tendo em vista que, isso vai ajudar a queimar mais calorias ao longo do dia, otimizando seus horários e incluindo mais atividade física em sua rotina.

Aspectos que são importantes para que se mantenha saudável por mais tempo e consiga se movimentar sem precisar ir para a academia nos dias em que está com a agenda apertada.

6. Durma bem

Dormindo bem

Dormir bem todas as noites é parte fundamental para se recuperar da alta intensidade da atividade física.

O sono reparador contribui na perda de peso equilibrando os hormônios, a saciedade e conferindo disposição para o próximo treino de bicicleta.

Portanto, além de cuidar da alimentação, monitorar a frequência cardíaca durante os treinos de bike e se dedicar, durma bem todas as noites, de modo que consiga ter o repouso necessário para uma recuperação completa, visando obter todos os benefícios possíveis de cada treino para sua saúde.

Afinal, é durante o descanso que seus músculos se recuperam após pedalar longos trechos, contribuindo para que os músculos das pernas fiquem mais fortes após cada treino.

7. Beba água

Beba Água

Não cometa o erro de consumir pouca água ao longo do dia!

Quem deseja ter um emagrecimento saudável precisa consumir no mínimo 2 litros de água todos os dias, tendo em vista que a água é responsável por auxiliar na manutenção da saúde, bem-estar, saciedade e bom funcionamento do corpo.

As pernas bonitas e fortes, livres de celulites dependem de uma boa hidratação para eliminar as toxinas por meio do suor e urina.

Portanto, sempre leve consigo uma garrafa de água na bicicleta. Muitas vezes, é difícil manter a frequência cardíaca alta durante o treino com intensidade, por estar desidratado.

Ter o cuidado de consumir água em quantidade saudável durante o dia inteiro ajuda a melhorar seu condicionamento físico.

Quem faz atividade como a bike, que requer esforço intenso e geralmente está em locais abertos em contato constante com o sol, deve ter ainda mais cuidado com a hidratação. Beber água em quantidade suficiente todos os dias é fundamental para regular o funcionamento do seu corpo.

8. Se possível, trabalhe todo o corpo

Exercitando todo o corpo

O exercício na bike é mais focado no trabalho das pernas. Além de ser uma atividade que requer muito condicionamento físico dependendo do percurso que irá traçar para a pedalada.

Se houver possibilidade, vale a pena incluir na sua rotina a prática de atividade física voltada para os membros superiores.

Treinar os braços possibilita queimar mais calorias, ficar com um corpo em excelente forma física e todo torneado.

As mulheres não devem fugir do treino de braços. Afinal, para andar de bicicleta é preciso ter força também nos braços, uma vez que eles precisam ficar em posição de controlar o guidão por período prolongado.

Portanto, é interessante ter braços fortes para andar de bicicleta e suportar treinos intensos que te ajudam a emagrecer.

Lembre-se que braço forte não significa braço masculinizado. Toda mulher que deseja um corpo torneado e saudável deve incluir treinos de braços em sua rotina.

9. Não dê tanta importância a balança

Perda de Peso - Usando a Balança

Utilizar uma balança no início do processo de emagrecimento pode até ser bom, mas depois de um tempo pode não ser a melhor forma de acompanhar a sua evolução.

O peso acaba variando muito de um dia para outro, dependendo da sua alimentação, hidratação, retenção de líquido, entre outros fatores.

E não é só isso.

A densidade da massa magra é maior que da gordura.

O que isso significa?

Você pode ter perdido gordura e ganhado massa muscular, que é o que a maioria das pessoas desejam, e pode não ter diminuído o seu peso mesmo assim.

Você vai se pesar na balança e ficará frustrado por continuar no mesmo peso, sendo que na verdade você teve uma grande evolução se avaliasse pelo percentual de gordura.

10. Mantenha a massa muscular

Ciclista fazendo musculação

Como mencionado no item anterior, perder peso pode não informar muita coisa. Será que você perdeu gordura ou massa magra?

Muitas vezes, com o excesso de calorias gastas andando de bicicleta, você acaba perdendo gordura e massa magra ao mesmo tempo.

E a perda de músculos acaba prejudicando a sua performance na bike e em outras atividades do dia a dia.

Além disso, manter ou aumentar os seus músculos vão te ajudar ainda mais no emagrecimento, pois quanto mais massa magra você tem mais calorias o seu corpo queima, mesmo em estado de repouso.

Portanto, é recomendável que mantenha atividades complementares ao ciclismo de forma regular para fortalecer a sua musculatura.

11. Aproveite a rotina em família e amigos para emagrecer andando de bicicleta

Andando de Bicicleta com Amigos

Tem filhos e não tem tempo para malhar frequentemente? Então leve as crianças para pedalar perto de casa. Faça da bike um momento divertido em que passeia com as pessoas que ama.

É possível ter resultados no ciclismo incluindo aqueles que moram na sua casa como parte da sua rotina de treinos. Aproveite o local que mora para pedalar na região se houver espaço adequado.

Dessa forma, é possível usar o esporte como uma ferramenta de união em casa, passando mais tempo com as pessoas que gosta e fazendo algo divertido que te ajuda a perder peso.

12. Aproveite o processo

Aproveitando o processo

A diversão de andar de bicicleta, cada pedalada em contato com a natureza, são aspectos que diferenciam a bicicleta da academia, de modo que possa ter resultados enquanto aproveita o processo.

Perder peso de forma saudável, natural e bem equilibrada, fazendo esforço e se divertindo nas suas pedaladas possibilita mais qualidade de vida.

O esporte é uma ferramenta para mudar sua rotina, se divertir e melhorar a sua saúde. O ciclismo se tornará parte de sua rotina mais saudável. Contribuindo para que a prática frequente te ajude a perder peso rapidamente.

Mas não se esqueça jamais de aproveitar o processo, se divertir com os amigos a cada pedal e manter os cuidados necessários para que a atividade seja uma parte gostosa de seu dia.

Quando o exercício de bike é feito meramente por obrigação ou para ficar com pernas mais bonitas, o emagrecimento se torna uma tarefa difícil e até mesmo punitiva.

Não faça exercício aeróbico de alta intensidade somente por estar acima do peso ou por ter comido mais nos últimos dias. Aproveite os benefícios de pedalar para um emagrecimento divertido, natural e sem culpas.

Andar de bicicleta emagrece pessoas de todas as idades?

Símbolo de Bicicleta

Andar de bike perde barriga e emagrece mesmo se você não pedala todos os dias! Não é necessário fazer pedalas diárias para perder peso.

O que vai determinar quanto tempo de bicicleta é necessário para perder barriga ou emagrecer andando de bicicleta é a intensidade de seus treinos.

Portanto, é interessante fazer pedaladas mais longas quando se tem poucos dias disponíveis para pedalar.

Pedalar é uma ótima atividade física para perder barriga?

Sim, o emagrecimento com a bike será de seu corpo como um todo. Portanto, pedalar perde barriga, de forma rápida e saudável.

Aproveite nossas dicas para transformar seu corpo.

Afinal, pedalar emagrece se todos os cuidados necessários são adotados em sua rotina.