Desenvolvido em diversos tipos de materiais, a boa escolha dos guidões de bikes é impreterível para obter um bom desempenho durante as pedaladas.

Ocorre que, ao andar de bike, os ciclistas devem ter um material adequado para seu estilo de esporte, seja amador ou profissional. Na leitura deste post você saberá tudo sobre os tipos de guidão existentes no mercado atualmente.

Criamos um guia exclusivo para pessoas que buscam no ciclismo um esporte prazeroso e desafiador. Além disso, para quem busca usar bicicletas no dia a dia, esse post também oferece informações importantes sobre os mais variados tipos desses componentes.

Guidões de bikes

Bike azul - Pexels

Seja para aumentar o nível de conforto, para obter maior velocidade em subidas ou descidas ou para estar adaptado a longas viagens como é o caso do ciclismo de estrada, um dos ítens mais cruciais para conseguir um bom rendimento é o guidão.

Modelos variados

Bicicleta de guidão rise - Freepik

Pode ser construído em fibra de carbono, que possui leveza e resistência. Aço, que possui durabilidade, ou ainda em alumínio, conhecido por seu excelente custo e benefício.

Atualmente, existe no mercado diversos modelos de guidão que fazem com que a performance do ciclista aumente de acordo com suas necessidades, o que influencia muito na experiência, na praticidade, no equilíbrio e na forma como o atleta pratica o ciclismo.

Vejamos quais os tipos e as características de cada guidão

Ciclista no por do sol com sua bike. Foto: Unsplash

Existem elementos a serem considerados para escolher o tipo de guidão, como a matéria de que esse componente é construído e outras características relevantes, tais como por exemplo: qual modalidade de esporte será praticada ou o tempo de pedalada.

Em linhas gerais, não existem tipos de guidão de bike que possa ser escolhido como o melhor ou pior, visto que a usabilidade é relativa.

Portanto, vejamos neste post a lista com os principais guidões.

Guidão comfort

Bike com guidão comfort - Unsplash

Esse modelo de guidão Comfort traz maior comodidade no que se refere ao estilo de ciclismo e permite que o ciclista pratique esse esporte sem comprometer a coluna, ainda que por longas horas.

Existem dois tipos de guidão Comfort para melhor adaptação dos ciclistas. Uma versão onde os locais de pegada apresentam uma curvatura acentuada para dentro e outra onde a pegada é mais reta.

A escolha vai depender dos componentes da bike e a altura do selim. Esse guidão permite o controle do pneu e estabilidade da bicicleta durante a pedalada.

Guidão borboleta

Guidão borboleta da marca Hujio. Fonte: Amazon

Esse é um dos tipos de guidão mais utilizados para longas pedaladas ou para a prática de cicloviagens.

A performance que o ciclista adquire ao usar esse guidão é altíssima. Ele possui 3 tipos de pegadas, o que oferece conforto, qualidade na prática do esporte e boa estabilidade na bike.

No que se refere a postura, o guidão tipo borboleta permite o bom posicionamento do corpo de acordo com a intensidade e as necessidades do ciclista.

Isto porque a bike pode oferecer a performance e o desempenho adequado para cada tipo de guidão, dependo da modalidade do ciclismo que o atleta estiver desenvolvendo no momento, graças a posição que a pessoa pode estar.

Guidão reto

Guidão reto. Foto: Unsplash

O mais popular tipo de guidão, para bicicletas voltadas para universo do mountain bike, é o reto. Esse é um dos modelos que oferece maior desempenho nas descidas e subidas do MTB devido ao seu formato flat.

Essa peça reta oferece benefícios diversos na modalidade de esporte mais praticada por ciclistas que adotam um estilo intenso de pedal.

Apesar de não possuir nenhum tipo de conforto, o guidão reto confere ao ciclista de mountain bike a performance desejada para participar de competições ou de um estilo de pedal recreativo.

Guidão rise

Guidão rise. Foto: Unsplash

Também conhecido por ser um dos tipos de guidão usados nas modalidades de mountain bike, esse é o modelo que oferece maior nível de versatilidade para as pessoas que buscam na bike um esporte profissional ou como hobby.

O guidão rise é utilizado tanto para o MTB quanto para bikes híbridas e urbanas, onde a prática do pedal é mais para a cidade do que para esportes radicais.

Com o tamanho um pouco maior que o guidão reto, o guidão rise diminui o desconforto no que se refere ao mountain bike e oferece maior qualidade de pedal.

A diferença entre ambos é que a posição das marchas e da pegada, que confere a pessoa melhor controle tanto de velocidade quanto de estabilidade do pneu da bike.

Guidão drop

Bicicleta com guidão drop. Foto: Unsplash

A bicicleta que leva o guidão de modelo drop bars é excelente para pessoas que buscam velocidade durante as pedaladas.

Ocorre que, devido a posição do guidão, ele oferece boa aerodinâmica e contribui para o ganho de velocidade com poucas pedaladas.

Com esse modelo de guidão, as bikes oferecem aos ciclistas dois tipos de pegada, que, graças a curvatura e ao tamanho, é possível variar a posição das mãos de acordo com a necessidade do ciclista.

Para um trajeto onde há intensas subidas, as pessoas tendem a segurar o guidão por cima, no estilo mountain bike. Já em caso de descida intensa, a fim de alcançar estabilidade na direção e maior rapidez da bicicleta, os ciclistas podem pegar na parte de baixo, proporcionando uma boa aerodinâmica.

Guidão cruiser

Bicicleta com guidão cruiser na praia. Foto: Unsplash

Considerado uma variação dos modelos comfort, o cruiser está mais voltada para o estilo do que para conforto.

Isso porque, para poder segurar ele, é necessário levantar mais os braços a um nível tão alto que o vento bate diretamente na axila. Por causa dessa característica, esse modelo de guidão é conhecido como “seca sovaco”.

Guidão bullhorn

Pessoa com sua bike - Unsplash

Parecido a um chifre de touro, o modelo bullhorn é utilizado normalmente por pessoas que estão acostumados com a bicicleta estilo catraca fixa, ou quando o pedivela gira com a roda de trás da bike.

Essa bicicleta que possui esse tipo de guidão é comum no esporte de bike polo ou competições urbanas, além de atender o público que usa essas bikes na cidade durante o dia a dia.

Composição dos guidões

Bicicleta com cesto e caixa na carona - Unsplash

Nesse guia, focamos nos estilos dos guidões. No entanto, também é extremamente importante se atentar quanto ao material do guidão na hora da escolha.

Existe a fibra de carbono, com leveza e durabilidade. O alumínio que é conhecido pela economia e também por durar muito. E claro, o aço, que é forte e pesado, oferecendo maior estabilidade.

Decisão

Pessoa andando de bike na cidade - Unsplash

Para escolher um guidão para a bicicleta, todas as características devem ser levadas em conta. Usabilidade, durabilidade, estilo de esporte e praticidade no dia a dia.

Com isso, o pedal não será somente prazeroso como também otimizado, com qualidade para cada caso específico, cumprindo assim os objetivos dos ciclistas ao escolherem o formato dos guidões.