Muitas pessoas procuram um esporte para começar a realizar um exercício físico, seja com o objetivo do emagrecimento, praticar algum esporte e manter o corpo ativo, ou simplesmente pelo momento de lazer que o esporte nos traz.

Como nós já falamos diversas vezes, existem diversos motivos para você se tornar um ciclista, ainda que apenas para realizar exercícios físicos ou realizar passeios em horários de lazer. Um desses motivos é a sua saúde, mental e física.

Enquanto a bicicleta é um exercício aeróbico, os seus resultados, por vezes, não se limitam ao seu corpo físico, melhorando também sua autoestima, seu ânimo, etc. Portanto, andar de bicicleta pode ser um dos melhores esportes para quem deseja se divertir ou queimar gordura abdominal, isso é, perder barriga.

Mais abaixo falaremos melhor sobre o ciclismo e como o uso de uma bicicleta pode ajudar no emagrecimento. Portanto, se deseja entender melhor sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

Bike como um exercício aeróbico

Jovem andando de bicicleta. Foto de Dan Russo, Unsplash.

Como você já deve ter lido e ouvido em diversos lugares, de diversas pessoas, pedalar perde barriga, de fato. Na realidade, é uma das melhores maneiras para emagrecer e manter a saúde em dia; pelo menos, para a maioria das pessoas.

Apesar de parecer que andar de bicicleta trabalha apenas os músculos inferiores, isso é, das pernas, o esforço feito pelo nosso corpo quando pedalamos é muito maior. Além, claro, das calorias queimadas por ser um exercício aeróbico, pedalar também trabalha a região abdominal com intensidade.

Isso acontece pois, enquanto o ciclista se mantém em cima da bicicleta, o seu abdômen está contraído para manter o equilíbrio do corpo.

Isso faz com que a queima de gordura seja mais rápida e possa agir de maneira a eliminar gorduras localizadas. Por isso, é tão comum ouvirmos que pedalar perde barriga.

Ideal para quem está acima do peso

Uma informação interessante é a que a bike é um dos exercícios mais recomendados para quem está acima do peso. Diferente de outros esportes do tipo, como a corrida, pedalar não produz pressão nos membros inferiores, protegendo as articulações, tornando a sua prática mais segura.

Adequado à todos os públicos

Idosa pedalando em bicicleta ergométrica. Foto de Centre for Ageing Better, Unsplash.

Se você acha que praticar o ciclismo está longe da sua realidade, já lhe informamos que não, não está! Seja você idoso(a), ou com algum problema físico, seja nos joelhos ou outras articulações, a bicicleta pode se adaptar para você.

Dicas para a atividade física

Agora que você já sabe como o esporte pode te ajudar a manter a forma, aposto que está se interessando mais e mais em praticar o ciclismo.

Mesmo que o exercício seja para perder a barriga, lembre-se que andar de bike ajuda a manter a saúde em dia e, até mesmo, melhorar o seu ânimo e disposição. Abaixo daremos algumas dicas para a sua prática!

Velocidade

Se o seu objetivo é a perda de peso, a velocidade em cima da bike é um fator muito importante. Quanto mais rápido o seu ritmo de pedaladas, maior a quantidade de calorias queimadas.

Porém, não se precipite! Antes de começar a pedalar rápido, comece devagar, para aquecer o corpo.

Ciclista em alta velocidade. Foto de Chris Peeters, Pexels.

Além disso, dependendo do seu condicionamento físico, talvez não seja possível, ainda, pedalar muito rápido. Pedalar da maneira errada e esforçar demais algum local do seu corpo que não está preparado para isso poderá causar lesões. Portanto, procure um profissional de saúde para se informar melhor.

Inclinação

Outro fator que pode ajudar quando você já estiver pedalando em velocidade e desejar queimar ainda mais calorias, é a inclinação do terreno. Fazendo com que o seu esforço seja ainda maior, pedalar em uma ladeira, por exemplo, te ajudará a queimar mais calorias ainda.

Porém, se atente à sua posição na bicicleta e o quanto você aguenta! Se possuir um mal condicionamento físico, ou estiver em uma posição incorreta em sua bike, é possível se lesionar realizando o exercício.

Treinos 80/20, ou de alta intensidade

Esse é um treino que visa aumentar o condicionamento físico do ciclista, que estará fazendo esforço constantemente, forçando hora mais, hora menos.

O treino se baseia em aumentar a intensidade das pedaladas por um breve momento, e manter um ritmo constante pelo restante da pedalada.

Como o próprio nome do treino já sugere, é indicado que o ciclista permaneça 80% do tempo em uma velocidade a qual está mais acostumado, e os outros 20% em uma situação onde exigirá mais de seu corpo. Isso ajuda o corpo a ir se acostumando com o esforço, criando mais resistência.

Outros benefícios de pedalar

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico dos mais eficientes. Trabalhando músculos das pernas, abdômen, ombros e torso, pedalar não é só um exercício aeróbico que irá te ajudar a emagrecer, mas também a fortalecer o seu corpo, aumentar sua resistência, etc.

Se engana quem pensa que, por não priorizar queimar calorias ou gordura, a bicicleta não lhe atende. Abaixo listaremos alguns dos outros benefícios de andar de bicicleta para que você veja como o esporte pode trazer benefícios à nossa saúde!

Saúde coronária e sanguínea

Andar de bicicleta é um dos melhores exercícios para garantir a saúde do seu coração e o bom funcionamento de sua circulação sanguínea.

Durante a pedalada, a pressão arterial aumenta, aumentando os batimentos cardíacos. Assim, mais calorias são queimadas e diversas impurezas são excretadas pela pele com o suor.

Além disso, andar de bicicleta também pode estabilizar o nível de colesterol no corpo, tanto do bom, quanto do ruim. Isso torna o ciclismo ainda mais aliado à boa saúde do corpo!

Melhor bicicleta para emagrecer

Tudo bem, você já quer praticar e já sabe como fazer isso, ao que deve se atentar e os processos médicos que podem te oferecer uma ajuda. Porém, sendo você um iniciante, é importante também saber qual a bicicleta você usará. Afinal, existem inúmeros modelos no mercado, cada um com sua finalidade.

A melhor bike para ajudar no emagrecimento são os modelos de mountain bike, além das bicicletas ergométricas, usadas em casa, academia ou condomínios. Porém, quando se trata de uma bicicleta para ser usada ao ar livre, as mountain bikes possuem a melhor combinação de peças para o uso urbano e para passeios.

Cultivando o hábito de pedalar

Caso você tenha dificuldades para tirar um tempo para a prática do esporte, o que sabemos que pode ser difícil, não se preocupe, pois ainda existem maneiras de encaixá-lo em sua rotina. Afinal, assim como a bicicleta é versátil, também é o seu uso.

Homem pedalando pela cidade. Foto de formulário PxHere.

Uma das opções mais atrativas pode ser o seu uso como um meio de transporte, servindo também como uma maneira de economizar com gasolina. Seja para o trabalho, para visitar amigos ou fazer pequenas compras, a bicicleta pode ser uma ótima resposta pra quem deseja combinar a praticidade com exercício físico.

Se você não pode utilizar a sua bicicleta como um meio de transporte, ou prefere não fazê-lo se possível, existe ainda outra forma de começar a praticar o ciclismo. Essa é: sair para se divertir durante os fins de semana, por exemplo, em um passeio de bicicleta pela cidade ou natureza.

Grupo passeando de bicicleta em trilha. Foto de formulário PxHere.

Aliando o esporte e o exercício físico com um momento de lazer pode ser uma das melhores maneiras de se motivar e, ao mesmo tempo, acostumar o corpo com a prática do esporte.