Para quem não sabe, o MTB (ou mountain bike) possui vários estilos diferentes. Trata-se de práticas com características diferentes em relação a tempos, movimentos e espaço. Nesse sentido, o freeride é uma das modalidades e vem adquirindo cada vez mais popularidade no Brasil.
Portanto, trouxemos todas as informações necessárias para que você possa conhecer tudo sobre mountain bike freeride. Acompanhe o artigo até o final e entenda o motivo do sucesso.
Início da modalidade
Podemos dizer que o freeride é uma prática relativamente recente considerando a história do ciclismo. Tudo começou há aproximadamente duas décadas atrás, desafiando a principal regra dos circuitos: o tempo.
Deixando de lado o cronômetro para focar no conteúdo a entregar, a prática foi ganhando cada vez mais simpatizantes. Atualmente, o maior evento é o mundial de freeride, que reúne os melhores pilotos do mundo.
Principais características
Em outras modalidades MTB, o tempo é um fator decisivo. Sendo assim, quem chega primeiro ganha a competição.
Porém, não é isso que acontece no freeride. O mais importante não é o tempo e sim a qualidade da performance. Esse diferencial torna o esporte tão único e visual.
Portanto, a estratégia utilizada pelo piloto por meio de destreza, truques e manobras é a marca registrada dessa prática. Inclusive, vale ressaltar que tornou-se muito mais que um esporte.
Para muitos adeptos, o freeride é um estilo de vida. Ou seja, pegar a bike e improvisar acrobacias é coisa do dia a dia do ciclista e é feito com prazer.
Melhor modelo para praticar freeride
Chegou a hora de conhecer qual é a melhor bike para entrar em ação. Afinal, é preciso algumas especificações para que o modelo consiga acompanhar os movimentos do piloto.
Uma das coisas mais importantes a se olhar na hora da compra é o aro. O tamanho é essencial para aguentar o peso do ciclista e do impacto.
Sendo assim, para praticar freeride a bike deve possuir aro 26. Além disso, o quadro deve ser menor, o que garante maior praticidade na hora de manobrar.
Já em relação ao guidão, opte por uma versão reforçada e mais grossa. Nesse sentido, o ideal é procurar por um guidão de aproximadamente 780 mm. Dessa forma, você terá uma base de apoio mais segura e robusta.
No mercado, existem uma variedade de marcas com as características que acabamos de mencionar. De qualquer forma, você também pode montar a bike comprando as peças separadamente.
Equipamentos necessários
Além da bicicleta, existem equipamentos que também são fundamentais e que garantem a segurança e o desempenho. Pense que, se você estiver bem protegido, menores são as chances de erros ou acidentes.
Portanto, use capacete, luvas, óculos e proteção nos cotovelos e joelhos. Dessa forma, em caso de impacto, você não sofrerá danos maiores.
Lugares para praticar freeride
Atualmente, o mountain bike freeride é praticado em todo tipo de lugares e superfícies. Desde lugares terrosos e desérticos, até regiões asfaltadas e urbanas.
Os bike parks são a alternativa perfeita, já que foram criados justamente para atender o desejo dos ciclistas. Inclusive, existem muitos espalhados pelo Brasil.
A maioria são gratuitos e contam com diferentes níveis de dificuldade. Portanto, vale a pena pesquisar qual é o mais próximo na região onde você mora e visitar o local.
Independentemente do lugar escolhido, aproveite rampas, montanhas, degraus e paredes para explorar a sua capacidade. Você pode até montar um circuito de obstáculos dentro do espaço que tiver à disposição.
Sendo assim, o lugar não é mais um impedimento para crescer no ciclismo livre. Inclusive, obstáculos são ótimos para dificultar o circuito e deixar a performance ainda mais interessante.
Dicas para dar os primeiros passos
Se você gostaria de dar os primeiros passos dentro da modalidade freeride, sugerimos a aplicação das dicas a seguir.
Prepare-se mentalmente
A prática pode ser um pouco dura no início. Então, a menos que você tenha desenvolvido paciência e determinação, as chances de desistir são altas.
Prepare-se fisicamente
O estado físico é fundamental para aguentar o ritmo do freeride. Portanto, comece pedalando aos poucos, aumentando gradativamente o nível de exigência.
Ademais, lembre-se que a alimentação também cumpre um papel vital para o desempenho do corpo. Sendo assim, procure manter uma rotina saudável para estar à altura do seu objetivo.
Garanta uma bicicleta adequada
É possível adaptar a sua bicicleta para que possa ter um melhor rendimento. No entanto, o ideal é adquirir o modelo indicado para satisfazer as necessidades da modalidade livre.
Além disso, na hora da ação, pratique sempre com a mesma bike. Isso facilitará o seu processo de adaptação e aprendizagem.
Se proteja
Nunca abra mão de utilizar os equipamentos necessários para garantir a sua integridade física. Caso contrário, em caso de acidentes, você será obrigado a pausar o desenvolvimento que adquiriu até o momento.
Portanto, lembre-se de levar todos os itens de segurança sempre com você. Por fim, esteja atento na hora da colocação para utilizá-los da forma correta, garantindo a proteção.
Mantenha o foco
A sua entrega não será a mesma sem o equilíbrio suficiente. Além disso, ao não existir uma regra ou distância a seguir, a concentração precisa ser redobrada.
Por isso, ter foco na hora da execução do circuito é essencial para alcançar um bom resultado. Confie em você, na sua preparação e faça o seu melhor.
Competições internacionais de freeride
Para quem gosta de acompanhar o esporte a nível profissional, recomendamos assistir a alguns torneios. A competição internacional de MTB freeride mais famosa é o FMB World Tour.
É um circuito extremamente exigente, que conta com a presença dos melhores ciclistas da modalidade. O Red Bull Rampage, Red Bull Joyride e o Red Bull Crankworx também são encontros muito aguardados pelos fãs do esporte.
Finalmente, você conhece tudo sobre freeride. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que a experiência se aventurando no mundo do ciclismo sem regras seja incrível.