Uma das partes mais importantes no momento da pedalada é a condição geral de sua bike. Isso passa pela manutenção de freios, câmbios e afins, mas também pelo mais simples, como a calibragem do seu pneu. Calibrar o pneu de bicicleta não é algo difícil, dependendo do modelo que está sendo usado.

Além de ser simples e fácil, a maior parte das bicicletas podem ser calibradas em postos de gasolina com facilidade. Porém, você precisa saber como realizar essa calibragem de maneira segura e correta, para evitar acidentes e problemas com a sua bike, como furos ou outro tipo de avaria em seus pneus ou outras partes da bicicleta.

A importância de calibrar o pneu corretamente

Antes de sair de casa para pedalar, é importante checar toda a sua bike para ver se não existe algum problema. Além disso, calibrar o pneu de maneira correta é importante e poderá fazer a diferença entre uma pedalada bem sucedida e um acidente no meio do caminho.

Estejam os pneus vazios ou cheios demais, eles causarão problemas e desconforto durante o seu percurso, além da possibilidade de causar danos à sua bicicleta. Para que isso não ocorra, é importante verificar algumas informações e como realizar a calibragem do seu pneu.

Jovem andando de bicicleta na cidade. Foto de Murillo de Paula, Unsplash.

Primeiramente, é importante checar o tamanho e a pressão suportadas pelos seus pneus. Não adianta encher um pneu de aro 29 com a pressão usada para um aro 26″ ou 27,5″, pois ele continuará murcho e poderá causar problemas. Da mesma forma, não adianta usar uma pressão muito alta para um pneu menor – também terá problemas ao fazer uso de sua bike.

Portanto, é importante que você saiba não só usar o compressor de ar, seja de um posto de gasolina ou qualquer outro, mas também é importante conhecer as peças de sua bicicleta, especialmente os seus pneus.

Pneus muito cheios

Se você utilizar uma pressão maior do que o seu pneu aguenta, existem alguns problemas que você poderá passar. Comecemos pelo desconforto causado pela falta de amortecimento dos impactos pelos pneus, que estão muito cheios e não conseguem realizar essa função. Dessa forma, todos os impactos com o solo serão sentidos pelo ciclista.

Outros dois pontos negativos em se ter pneus muito cheios é a falta de aderência que isso causa, fazendo com que seja mais fácil escorregar na sua prática. Por isso, também se torna menos eficaz em trilhas, estradas de terra e terrenos acidentadas.

Pneus muito vazios

Já com uma pressão menor do que a recomendada para aquele pneu, você poderá enfrentar outras dificuldades. Uma delas é a falta de resistência do seu pneu, que causará a necessidade de que você use mais força para pedalar.

Além disso, com menor resistência, o seu pneu também estará mais propício a furos e menos estável, causando, mais uma vez, problemas em diversas pistas, podendo causar acidentes e problemas no seu equipamento.

Tamanho do pneu e peso do ciclista

A primeira coisa que você precisa saber para poder calibrar o pneu de sua bicicleta da maneira certa é o tamanho da sua roda; isso é, o aro de sua bicicleta. Dependendo do aro e do tamanho do seu pneu, a pressão usada deverá ser diferente.

Além disso, o seu peso também deve ser levado em consideração, pois o peso do ciclista causa deformação no pneu. Por isso, a relação do peso com o aro da bicicleta é o que irá ditar a pressão a ser usada.

Relação aro x peso mountain bike

Deixaremos agora uma relação do peso do ciclista com o aro da bike e a pressão ideal a ser utilizada. Para alguns modelos, é recomendado que a pressão do pneu traseiro seja diferente do pneu dianteiro.

Ciclista descendo montanha, praticando MTB. Foto de Tim Foster, Unsplash.

Porém, de maneira geral, podemos dizer que existe um ponto de partida a ser seguido. Lembre-se que essa lista leva em conta o peso do usuário, e que isso irá variar de ciclista para ciclista, o que leva à diferença entre o máximo e o mínimo usado no mesmo pneu. Além disso, o tamanho da sua roda também irá influenciar na pressão mais adequada.

A lista abaixo serve apenas como uma orientação básica, e todos são de modelos de pneus com câmara de ar.

Relação aro x peso bike urbana

Para bikes urbanas, a calibragem é um pouco mais simples. Por não necessitarem de uma diferença entre a roda dianteira e a traseira, ambas podem ser calibradas da mesma maneira, com a mesma pressão.

Segundo a confederação estadual de ciclismo do Rio de Janeiro, o mais adequado para bicicletas urbanas de aro 26″ é de 35 até 45 PSI. Para bikes de aro 29″, tudo dependerá do seu pneu. A variação é tão grande que vai desde os 29 PSI até 130 PSI, dependendo dos pneus.

Bicicleta com pneus mais grossos, que demandam mais pressão na calibragem. Foto de Karim MANJRA, Unsplash.

Tipos de válvulas

Outra parte importante de conhecer em sua bicicleta para calibrar o pneu da maneira correta é a válvula que os seus pneus possuem. Existem duas possibilidades de válvulas que o seu pneu pode usar. Elas são: válvula schrader, que possui bico grosso, e a válvula presta, de bico fino.

Válvulas Schrader

Válvula Schrader. Foto de Umberto Brayj, Flickr

A válvula Schrader também é conhecida por bico grosso e pode ser calibrada em um posto de gasolina, facilitando a vida do ciclista. Para realizar a calibragem, basta abrir a tampa e encaixar o calibrador ou o bico da bomba de ar.

Válvulas Presta

Válvula Presta. Foto de Aezram, Wikimedia Commons

A válvula Presta também é conhecida como bico fino, e precisa de um adaptador para que seja possível a calibragem em postos de gasolina. Foram criados para diminuir o peso de bicicletas profissionais e facilitar o bombeamento de ar.

Se o pneu de bicicleta que possui é um modelo com a válvula de bico fino, você precisará tirar a tampa e abrir a válvula, o que pode ser um pouco mais trabalhoso do que as válvulas Schrader.

Para abrir a válvula, basta tirar a tampa, se houver, e girar levemente até que não possa mais, sem forçar. Agora, basta encaixar o calibrador e realizar o procedimento normalmente. Não deixe de fechar a tampa após utilizar!

Como calibrar o pneu da bicicleta

Para calibrar o pneu de sua bicicleta, antes de mais nada é necessário saber qual o aro de sua bike, além do tamanho do seu pneu.

Como já foi falado antes, primeiramente você precisará determinar qual é a pressão ideal para a sua bicicleta e o seu peso. Para isso, volte na lista anteriormente citada e verifique a pressão indicada para cada aro.

Descobrindo o tamanho de seus pneus

Se você não sabe qual o aro de sua bicicleta, não se preocupe, basta olhar nas laterais da roda ou do pneu.

Lateral da roda com as informações de aro e tamanho de pneu (26x2.1). Foto de Lum3n, Pexels.

Normalmente, é possível encontrar essa e outras informações, como o tamanho do pneu e a pressão máxima que aguenta. Todas elas são importantes, pois um pneu de bicicleta muito cheio ou muito vazio podem causar problemas ao ciclista e à própria bicicleta, como furos por estar vazio demais, ou explodir, por ultrapassar o limite do produto.

Calibrando os pneus

Para calibrar o pneu de bicicleta, primeiro você deve checar a válvula de seu pneu. Caso seja de bico fino, você precisará de um equipamento específico para isso, ou visitar uma oficina de bikes. Também existe a opção de comprar um adaptador para que seja possível a calibragem em posto de gasolina.

Na válvula de bico fino, você precisará não só tirar a tampa, como é o funcionamento nas válvulas Schrader, mas também deverá desenroscar o bico até não conseguir mais. Apesar de ter uma etapa a mais no processo, ele não muda muito e continua muito simples.

Calibrando pneu de bicicleta. Imagem de Alextredz, Wikimedia Commons

Agora, basta ajustar a pressão do calibrador para a desejada e mais indicada para o seu uso, e conectar o bico do calibrador ou da bomba de ar no bico do seu pneu. Uma dica que pode ajudar é apertar o seu pneu para ver se ele ainda está deformando.

Quando não conseguir mais deformar os pneus com a sua mão, suba na bicicleta e verifique se ainda está deformando com o seu peso. Caso esteja, basta encher um pouco mais os seus pneus, até que não perceba deformação.

Cuidado para que a pressão não seja demais e acabe tornando o seu pneu muito duro, pois isso também pode causar problemas! Abaixo falaremos um pouco mais sobre os dois modos de realizar o procedimento: em um posto e com uma bomba manual.

Utilizando bomba de ar de posto de gasolina

Se você utilizar a bomba de um posto de gasolina, é possível encontrar duas maneiras de medir a pressão desejada: digitalmente ou manualmente. No digital, basta colocar a pressão que deseja e encaixar a mangueira no bico do pneu.

Calibrador de pneu. Foto: Mercado Livre

Já na manual, basta encaixar a mangueira e ele mostrará o nível atual da pressão; basta você puxar a alavanca e aguardar alguns segundos que ela mudará o nível quando soltar. Faça isso até chegar na pressão desejada e realize a calibragem.

Note que a mangueira pode ou não possuir uma alavanca de trava. Se possuir, é necessário apertá-la para encaixar no bico do pneu; caso não possua, é necessário segurar a mangueira e o pneu enquanto realiza o procedimento.

Utilizando bomba de ar manual

Caso vá utilizar uma bomba de ar manual, primeiramente é necessário verificar a compatibilidade das válvulas, ou se precisará de um adaptador. Com isso resolvido, basta abrir a tampa da válvula de seu pneu e encaixar o bico da bomba de ar.

Pneu de bicicleta sendo calibrado. Foto de formulário PxHere.

Agora você deve travar a bomba, para que não saia pressão de ar do seu pneu, evitando que faça o trabalho contrário. Agora, basta encher o seu pneu até chegar na pressão desejada. Caso não tenha mostrador, use a dica citada anteriormente, apertando e verificando se o pneu ainda se deforma com a força e o seu peso.

Conclusão

Esperamos que esse post tenha sido de grande auxílio e você possa realizar esse procedimento da maneira correta, sem comprometer a sua pedalada ou a sua bicicleta. Se procura por mais conteúdos como esse, não deixe de visitar o nosso site e checar nossos outros artigos!