O ciclismo de pista é uma modalidade que faz parte dos jogos olímpicos há mais de 100 anos. Mas como funciona esse curioso esporte em cima da bike? Entenda tudo aqui.

Os ciclistas, quando decidem partir para competições, encontram muitas versões dentro deste esporte.

Ciclismo de estrada e mountain bike são os mais populares. Há muitas provas em várias cidades brasileiras que inspiram os competidores.

Contudo, desde os anos 90 uma outra modalidade tem ganhado espaço entre aqueles que gostam de bicicleta: o ciclismo indoor ou de pistas.

Mas o que caracteriza o pedal que acontece dentro de um velódromo? E a bike e os acessórios são comuns? É o que você descobre a seguir.

O que é ciclismo de pista?

É um formato de ciclismo feito no piso de uma espécie de ginásio, chamado de velódromo. Usa-se uma bike, roupas e acessórios que garantem uma aerodinâmica favorável aos giros rápidos.

Consiste em reunir equipes de ciclistas, que dão repetidas voltas na pista até chegarem a uma distância, que terá marcada a linha de chegada.

O ciclismo de pista se popularizou nos países do norte da Europa. Tem-se notícia que os primeiros campeonatos ocorreram na Inglaterra, na segunda parte do século 19.

Nessa parte do Velho Continente durante o inverno os ciclistas têm mais dificuldade para andar de bicicleta, devido ao frio intenso.

Desse modo, usar um ginásio fechado foi a ideia que deu vida a esta modalidade com competições bem emocionantes.

Inicialmente este formato aproveitava a bike utilizada no ciclismo de estrada. Com o avanço do esporte, foram desenvolvidos produtos mais apropriados.

Ciclismo indoor - Fonte: Unsplash - Dylan Nolte

Mas, o que chama atenção no ciclismo indoor são suas provas. Abaixo, você confere as principais.

Keirin

É uma perseguição individual, dividida em duas partes, e que tem o objetivo de rodar por 2 km, numa velocidade definida.

Na volta inicial do Keirin, uma bike motorizada dita o ritmo dos ciclistas. A velocidade nessa etapa da prova gira em torno de 30 km (homens) e 25 km (mulheres).

Faltando 600 metros até a linha de chegada, a bicicleta com motor sai e os ciclistas disparam num sprint final. 

O público no velódromo vibra com a disputa de quem é o competidor que alcança a maior velocidade e completa o percurso em primeiro lugar.

Omnium

Nesse tipo de prova do ciclismo de pista, os competidores realizam 5 disputas. Vence o ciclista que acumular mais pontos em todos os desafios.

A competição Omnium é composta das seguintes provas:

1. Flying lap

Nessa disputa os ciclistas dão 3 voltas no piso do velódromo. As duas primeiras servem de preparo à última. O objetivo é percorrê-las no menor tempo possível.

2. Corrida de pontos

Dependendo do tamanho da pista, é um percurso longo. Essa prova consiste em cruzar a linha na frente por mais vezes. Um sino é tocado todas as vezes que os ciclistas rodarem 10 voltas.

3. Scratch

É uma corrida tradicional. Os competidores se posicionam num ponto de partida e ganha aquele que chegar primeiro.

4. Perseguição individual

Aqui os ciclistas partem de lados opostos, com o intuito de fazer o tempo mais baixo, ou alcançar primeiro seu oponente.

5. Contra-relógio

Objetivo dessa prova é rodar por toda pista num tempo menor. O ciclista faz o percurso sozinho.

Atletas ciclismo indoor - Fonte: Globo Esporte

Velocidade por equipes

É uma prova no ciclismo de pista que visa ver o trabalho em equipe. O foco é simples: chegar na frente.

As equipes são diferentes de acordo com o gênero dos competidores. No masculino, até 3 ciclistas formam um grupo. Já no feminino, é uma dupla que compete.

Madison

É realizada em equipe. As provas têm duas regras básicas: fazer mais voltas e somar pontos nos trechos de sprints intermediários.

Perseguição por equipes

As equipes são compostas por 4 ciclistas. Nos jogos olímpicos, por exemplo, essa modalidade de prova leva os 8 melhores grupos até a fase final.

Na perseguição por equipes a disputa é entre dois times. Eles largam de lados opostos, ao mesmo tempo. O objetivo é alcançar o grupo adversário, ou ficar até 1m de distância dos oponentes.

Perseguição por equipes. Fonte: Unsplash - Chris Kendall

A estrutura de um velódromo

Conhecidos os conceitos e as modalidades mais comuns do ciclismo de pista, agora é momento para descobrir mais sobre o velódromo.

Esse circuito pitoresco que serve para corridas de bikes também pode ser encontrado em espaços abertos.

Contudo, a característica principal de um velódromo é seu formato oval. Normalmente a pista mede 250 metros (pode chegar até 333 metros) de extensão e entre 5 metros e 9 metros de largura. Possui:

O motivo para que as pistas dos velódromos tenham esse desenho é o de garantir que os ciclistas mantenham uma velocidade permanente durante as provas de flying lap, por exemplo.

Já o piso é pensado para proporcionar aderência aos pneus das bicicletas. Em geral, são utilizados materiais como:

Velódromos desenvolvidos para os jogos olímpicos, por exemplo, são feitos de madeira. O pinho de riga ou pinheiro siberiano são as madeiras escolhidas para montar o piso do ciclismo de pista.

Em relação a marcação das pistas do velódromo, são usadas cores que servem para indicar regras básicas dessa modalidade esportiva.

Desse modo, existem:

Os velódromos são projetados para suportar entre 20 a 36 ciclistas.

Área externa velódromo. Fonte: Pixabay - Marcin Ziotkowsk

Qual a melhor bicicleta para o ciclismo de pista?

A bike usada no ciclismo indoor é uma speed, pois são capazes de atingir velocidades maiores que a MTB, por exemplo.

No entanto, a bicicleta do ciclismo de pista tem algumas adaptações, sobretudo para garantir estabilidade na pista. Só para ilustrar, essa bike não tem freio nem marcha.

É comum atletas dessa modalidade usarem rodas fechadas ou aerodinâmicas de magnésio. São peças que contribuem para a performance ideal.

Da mesma forma, existem acessórios indispensáveis, tais como:

Bicicleta speed - Fonte: Unsplash - Charlie Gregory

Dicas de treinamento para ciclismo indoor

Para se dar bem nas provas dentro de um velódromo, o treino é essencial. Dessa forma, veja algumas recomendações para ter a melhor performance no ciclismo de pista.

Treinos de elevação

Enfrentar os aclives, ou seja, terrenos íngremes é uma maneira de fortalecer os músculos. Essa parte do corpo é muito exigida no ciclismo indoor.

A orientação é manter um ritmo normal nas pistas planas e forçar quando encarar uma subida.

Pedais longos

Esse é o treino voltado para melhorar o condicionamento. Aqui depende de quais provas você compete. Entretanto, sempre faça um pedal com mais de 2 horas.

O longão serve para o atleta focar na postura, pois nas provas dentro do velódromo a posição é arqueada. Então, a recomendação é observar como senta no selim e se apoia no guidão, dentre outros detalhes.

Treinos de explosão

Também conhecido como treino de tiro, é ideal para caprichar nas largadas e sprints. Consiste em intercalar pedais de força e mais fraco.

A sugestão é se aquecer por 8 km, e realizar 6 tiros, revezando entre 2 km com explosão e 2 km mais leves.

São maneiras básicas e fáceis de se preparar para competições de ciclismo de pista. Mas, se você pretende competir, outras coisas como alimentação e acessórios de qualidade devem entrar no seu planejamento.