Câmbio Absolute é bom? Analisamos 4 modelos

Quando o assunto é montar uma boa bicicleta para o nosso uso específico, é necessária uma grande pesquisa. Afinal, existem diversas marcas que podem suprir nossa necessidade, mas qual delas teria a melhor qualidade? E o melhor custo benefício?

Além disso, qual marca produz quais produtos com a melhor qualidade? O freio de uma pode não ser tão bom quanto o de outra marca, mas o seu câmbio pode dar conta dessa diferença, por exemplo.

Com tantas marcas, com e sem compatibilidade entre si, dependendo dos produtos, pode ser um pouco difícil estar por dentro de qual é o melhor produto para o que buscamos. Portanto, se você está buscando novas peças para a sua bike, é certo de que está encontrando diversas opções possíveis.

Hoje, tentaremos te ajudar falando um pouco sobre o câmbio da Absolute bikes, uma marca intermediária na fabricação de sistemas de transmissão, atendendo necessidades de ciclistas novatos e experientes. Leia até o final para que não lhe restem dúvidas!

Absolute Bikes

A Absolute Bikes é uma marca criada pelo grupo ISAPA, presente no mercado de bicicletas e peças para bikes desde 1956. A ISAPA é uma empresa brasileira que está dentre as maiores distribuidoras de peças de bicicletas e motocicletas do Brasil.

A ISAPA abriu, em 2016, a sua própria marca de peças, a Absolute Bikes, passando a produzir não só para outros, mas para si mesma. O objetivo da marca é produzir bicicletas que proporcionam segurança e conforto ao usuário iniciante e médio, além de fornecer um bom desempenho.

Kit de transmissão Prime 12 velocidades. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.
Kit de transmissão Prime 12 velocidades. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Utilizando-se dos designs mais atuais, a marca consegue produzir ótimos produtos, que possuem um visual e tecnologias de ponta. Assim, consegue criar ótimas bicicletas para quem é praticante de mountain bike ou de road bike, possibilitando a compra de peças de qualidade com um preço em conta.

Linhas de produtos Absolute Bikes

A marca em questão faz a fabricação de diversos tipos de produtos para bikes, como freios, pedivelas, etc. Hoje, falaremos apenas sobre o sistema de transmissão; mais especificamente, os modelos de câmbio traseiro e de câmbio dianteiro que a marca oferece.

Ciclista descendo estrada. Foto de Viktor Bystrov, Unsplash.

As suas linhas possuem características chaves, como componentes a menos em alguns deles, como é o caso dos modelos Absolute Prime 11 velocidades e o Prime 12 velocidades. Ambos possuem apenas o câmbio traseiro, em vez de também apresentarem um câmbio dianteiro.

Isso proporciona algumas vantagens, como uma manutenção mais fácil e rápida, a perda de peso no produto final e economia na montagem de sua bicicleta, visto que os kits, por não possuírem o câmbio dianteiro, são mais baratos do que outros componentes equivalentes que usam o câmbio dianteiro.

Praticante de MTB em salto arriscado. Foto de Nathanaël Desmeules, Unsplash.

Possuindo linhas de estrada e MTB, a marca atende desde o usuário que busca andar em trilhas simples e em ambientes urbanos, até os que desejam uma aventura no cross country ou no downhill.

Kits de sistema de transmissão Absolute

A Absolute Bikes possui diversos modelos diferentes de sistemas de transmissão, e todos são vendidos separadamente ou em kits. Os kits possuem os câmbios (ou apenas o câmbio traseiro, como já foi comentado) e a alavanca de troca de marchas.

Cada um dos seus kits possui um tipo de uso diferente que pode-se dar às bicicletas, desde o seu uso em estradas até o mountain bike. Abaixo, falaremos sobre algumas das linhas disponíveis na loja, assim como o seu uso, o material, e outras informações.

Absolute Prime 11v

O modelo Absolute Prime de 11 velocidades possui, em seu kit, apenas o câmbio traseiro e a alavanca de passagem de marchas. Isso proporciona, como já foi dito, economia financeira e de peso, além de facilitar a manutenção do equipamento.

Câmbio traseiro e alavanca de troca de marchas Absolute Prime 11v. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Disponível apenas na cor preta, os componentes são fabricados com alumínio e aço carbono. A construção do câmbio traseiro se dá em torno do padrão 1×11 e o seu cassete máximo é de 50 dentes.

Absolute Prime 12v

O modelo Prime de 12 velocidades segue o padrão do kit apresentado anteriormente: não possui câmbio dianteiro, apenas o traseiro e a alavanca de marchas. Também é disponível apenas na cor preta, porém, é compatível com cassete de até 52 dentes.

Câmbio traseiro Absolute Prime 12 velocidades. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Produzido em alumínio e aço carbono, assim como o modelo anterior, a sua única diferença é o número de velocidades. Assim, o padrão utilizado na sua criação ainda é de apenas uma coroa, sendo de 1×12.

Absolute A5 Nero 18v

Ainda na categoria para MTB, a Absolute possui o seu modelo de 18 velocidades, montado com duas coroas, em 2×9. Nesse caso, o seu kit possui também o câmbio dianteiro, além do traseiro e da alavanca de troca de marchas.

Kit Absolute A5 Nero 18 velocidades. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Ainda disponível apenas na cor preta, o modelo mantém a mesma composição dos outros: alumínio e aço. Por possuir ambos os câmbios, o modelo possui um peso um pouco maior do que os outros dois apresentados anteriormente.

Absolute A7 Wild 20v

Para finalizar os kits disponíveis no site oficial da fabricante, trazemos o sistema de transmissão Absolute A7 Wild 20v. Possuindo 20 velocidades em duas coroas (2×10), o modelo também apresenta ambos os câmbios em seu kit.

Kit Absolute A7 Wild 20 velocidades. Imagem retirada do site da Absolute Bikes.

Assim como os outros componentes de outros grupos, o modelo é disponibilizado apenas na cor preta e possui com ele a alavanca de troca de marcha.

Câmbio Absolute, vale a pena?

Agora que você já conhece melhor a empresa e os seus produtos, vamos falar sobre o que mais importa: o câmbio Absolute vale a pena?

Primeiramente, devemos deixar claro que o objetivo da marca é oferecer produtos de qualidade com um bom custo benefício. Para isso, fazem escolhas que diminuam no custo final, mas que ainda permitam a criação de um equipamento de qualidade.

Portanto, é importante saber que o seu desempenho e, principalmente, a sua durabilidade não serão iguais a de marcas do topo do mercado, como a Shimano ou a SRAM.

Homem pedalando em trilha. Foto de Chris Henry, Unsplash.

Porém, definitivamente, a Absolute conseguirá suprir suas necessidades se você não for um profissional ou praticante intenso que faça saltos de risco. Uma das maiores reclamações dos seus câmbios é sobre não aguentarem bem os impactos.

Assim, se o seu objetivo for praticar de maneira mais leve, desejando um equipamento que dará conta de diversas trilhas e um bom tempo de pedalada, os câmbios da marca Absolute podem ser uma boa opção para você.

Qual o seu objetivo com a bicicleta?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado! Lembre-se sempre de que é necessário ter em mente o seu objetivo com a sua bicicleta, para escolher a melhor opção para o seu uso. Se deseja entender melhor sobre os componentes e as marcas de bicicleta, não deixe de visitar nosso site!