Se você já se deparou com algumas bicicletas com um desgin um pouco diferenciado e não soube dizer em que categoria ela se encaixava, talvez você consiga encontrar a sua resposta aqui.

Falaremos hoje sobre as Chopper Bikes, modelo que surgiu por volta dos anos 60, inspirados nas motos do motocross.

E se você pensou em BMX, você não está tão longe da resposta correta, mas ainda não se trata delas. Na verdade, as bike chopper são um modelo anterior ao início das BMX, que se inspiraram nos modelos chopper para criar as primeiras BMX.

Pela história por trás dessas bicicletas e pelo design inovador, com certeza elas marcaram época e são lembradas como espécies de “souvenir” desses tempos. Portanto, se você procura por modelos extravagantes, diferenciados e, ainda assim, clássicos, uma bike chopper pode ser uma ótima adição para a sua coleção.

Início das Chopper Bikes e sua inspiração

O começo da história da bicicleta chopper é no final dos anos 1940, quando os militares americanos estavam voltando da guerra.

Com o intuito de manter a amizade e de ocupar a mente, eles começavam a se reunir para passear de bicicleta ou motocicleta. Com o tempo, passaram a fazer modificações em suas bikes, cortando pedaços para diminuir o peso e aumentar a velocidade.

Bicicletas Chopper. Foto de Alex Borland, PublicDomainPictures.

Passado mais algum tempo, essas modificações passaram a se tornar mais visuais do que em procura de uma boa performance. Como as motocicletas estavam em alta na época, os designs que eles procuravam iam em direção às motos. Portanto, a principal inspiração para as bike chopper são as motocicletas.

Exemplo de modelo de motocicleta na qual as bike chopper se inspiraram. Foto de formulário PxHere.

Porém, foi apenas em 1960 que a cultura chopper começou a ganhar força e começaram a produzir bicicletas nesses estilos/modelos. Até hoje encontra-se diversos modelos para compra, sejam antigos ou novos. Normalmente, são tidos como um material mais visual do que de performance, como já foi dito anteriormente.

Principais características de uma Bike Chopper

Sendo bem diferente mas, ao mesmo tempo, possuindo todas as características de uma bicicleta comum, as bike chopper são um modelo completamente diferente do que estamos acostumados a ver em competições e até mesmo na maior parte do uso urbano. Apesar disso, podemos encontrar muitas dessas pelo Brasil, especialmente em São Paulo.

Chopper bike em miniatura, com as principais características visuais em evidência. Foto de formulário PxHere.

Por serem tão diferentes das outras bikes mais comuns, pessoas com menos experiência não terão muita dificuldade em pedalar uma dessas. Uma das suas características mais marcantes é o seu design, que faz com que ela seja tão diferenciada e tenha marcado a história do ciclismo.

Algumas das características que elas possuem são:

Além disso, é comum que as coroas dessas bikes sejam maiores do que as outras, e o pedivela menor, para compensar o peso.

O uso de uma Bike Chopper

Como o seu design é completamente diferente, é comum nos perguntarmos: quais são os usos de uma Bike Chopper? Pois bem, como já foi dito, a performance de uma bike chopper não é das melhores, até porque o foco desses modelos não é a melhor performance, mas sim o visual.

Portanto, não espere ter muito conforto em longas pedaladas ou conseguir atravessar terrenos muito difíceis. Se o seu objetivo, porém, é passear em locais urbanos, sem precisar de muito esforço do seu equipamento, é muito possível que uma bike chopper dê conta do recado.

Além disso, as chopper costumam chamar a nossa atenção por conta do seu estilo interessante, e não pelas funcionalidades de topo de linha.

Montar ou comprar uma Bike Chopper, o que é melhor?

Um assunto de muita repercussão no mundo das bike chopper é sobre comprar uma já pronta, ou montar a sua própria. Muitos afirmam que uma bike chopper comprada não é, de fato, uma chopper.

Montar uma Chopper

O termo “Chopper” vem de “cortar” (chop), em inglês; uma referência ao ato de cortar partes da bike, que deram origem ao tão conhecido estilo.

Por isso, é comum que grande parte das pessoas que se interessem por bikes chopper possuam uma oficina em suas garagens, por exemplo, para trabalhar em suas bicicletas. Cortando, soldando e modificando todas as peças que conseguirem. Montam, assim, a bike chopper que desejam.

Outro modelo possível de uma chopper bike. Foto de formulário PxHere.

A criação de chopper bikes próprias do ciclista possibilitam modelos um pouco mais extremos, para aqueles que desejam quebrar recordes ou, simplesmente, possuir um modelo inteiramente único. Vide exemplo:

Chopper bike extrema, com um garfo muito maior do que os mais comumente vistos. Foto de Art Anderson, Wikimedia Commons.

Montando a sua Bike Chopper

Se você deseja montar a sua bike chopper, existem algumas coisas que você deve levar em conta antes de começar o seu empreendimento. Primeiro, saiba que existem profissionais que montam, junto do cliente, as bike chopper, garantindo que você receba o produto com boa qualidade e no seu estilo.

Porém, uma das partes mais cruciais para a criação, ou a montagem, de sua bike chopper é o quadro da bike. Afinal, é o quadro que trará a maior parte do estilo da sua chopper, pois é a peça mais alterada nesses modelos.

Além disso, também podemos citar o garfo, que pode possuir características únicas, como o seu tamanho, por exemplo, como podemos ver na imagem acima.

Bike chopper com quadro mais próximo ao de bicicletas normais, mas ainda modificado. Foto de Nik Morris, Flickr.

Existem diversos detalhes a serem trabalhados em sua bike chopper, e, se você não sabe como realizar as modificações, ou não conhece tanto sobre bicicletas, o recomendado é que ou se compre uma pronta, ou contrate algum desses profissionais para lhe auxiliar. Afinal, você não quer que a sua bicicleta tenha estilo mas não seja funcional, não é?

Comprar uma Bike Chopper

Porém, se o seu objetivo não é colocar a mão na massa dessa forma, existem diversos modelos de bikes chopper para você escolher dentre. Afinal, as bikes chopper não são, necessariamente, as bikes modificadas em casa, mas sim um estilo original criado por essas modificações, mas elevados ao patamar de uma categoria única dentre as bicicletas.

Alguns desses modelos são:

Modelo Raleigh Chopper. Foto de Raleigh-Chopper, Wikimedia Commons.

Portanto, se você deseja pedalar de uma maneira diferenciada mas não deseja, ou não tem a possibilidade de montar a sua própria bike chopper, não se preocupe: existem modelos no mercado feitos justamente para atender a sua necessidade.

Bike Chopper Motorizadas

Como você pode ter percebido, existem chopper bikes que são motorizadas. Falamos anteriormente sobre um espaço para a instalação de um motor, caso o ciclista deseje, e, na lista de modelos, temos o Rocket Beach Motor.

Bike chopper motorizada. Foto de formulário PxHere.

Portanto, ainda que você deseje uma bike chopper, mas não possa realizar exercícios ou deseja uma ajuda extra, é possível possuir uma bike chopper motorizada.

Esse é um modelo que, apesar de não parecer, é muito clássico. Afinal, as bike chopper são inspiradas em motocicletas, então o uso de motores é muito comum.

Encontros dos amantes de Bike Chopper

Além de toda a cultura e a história por trás, além do estilo e do prazer que é pedalar em uma bike chopper, se você é um amante dessa cultura, existem encontros realizados por outras pessoas que gostam do estilo e o utilizam.

Portanto, o uso de bike chopper não se trata apenas de uma questão visual e cultural, mas também se torna social. Podemos citar o Clube da Bike Chopper, que funciona em São Paulo. Porém o maior número de grupos de bike chopper é encontrado em solo americano, onde a cultura se formou e é mais popular.

Dentre os grupos estrangeiros, podemos citar alguns como: Chopaderos, SCUL, Chunk 666, dentre outros. Ainda no Brasil, podemos citar também o Bike Chopper Predadores, situado em Porto Alegre.

Investir em uma Bike Chopper

Agora que você conhece o que é uma bike chopper, fica a questão: devo investir em uma bike chopper? E, bem, como as bike chopper são focadas na cultura por trás e, especialmente, no visual da sua bike, essa é uma decisão pessoal baseada apenas no seu gosto por esse estilo de bike.

Tendo isso dito, não procure usar a sua bike chopper para andar em trilhas, por exemplo, ou até mesmo realizar longas viagens. Como foi dito anteriormente, elas são feitas para o uso em passeios e, até mesmo, só para exposição. Portanto, tenha em mente de que não substituirá sua bike “comum” com uma dessas.

Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda! Não deixe de checar o nosso site, existem diversas matérias sobre o mundo do ciclismo que podem te ajudar a entender melhor sobre as bikes e o esporte em geral.