Mulher usando bicicleta ergométrica

Bicicleta Ergométrica Emagrece? Depende. Saiba Como!

Usar uma bicicleta ergométrica emagrece? Ter uma bicicleta ergométrica em casa ou na academia possibilita fazer treinos conforme sua disponibilidade de agenda.

Mas será que somente o uso da bicicleta ergométrica emagrece ou é preciso conhecer alguns truques e seguir recomendações para perder peso?

Nós analisamos o que fazer para perder peso usando a bicicleta ergométrica, quais são os benefícios da bicicleta ergométrica e a diferença entre a bicicleta ergométrica e a bicicleta spinning. Confira a seguir tudo sobre ter uma bicicleta ergométrica para seus treinos!

Bicicleta ergométrica emagrece? Como perder peso com o equipamento

Duas bicicletas spinning desocupadas

É possível perder muito peso com treinos regulares em sua bicicleta e até mesmo ficar com as pernas torneadas, melhorar o condicionamento físico e a saúde, aumentando a imunidade para Covid 19 e outras doenças.

Abaixo, enumeramos os principais pontos a considerar. Podem parecer dicas básicas, mas seguindo direitinho todos os passos será mais que suficiente para alcançar os seus objetivos de emagrecimento.

1. O treino requer esforço e intensidade

Professora de spinning dando aula

Muitas pessoas acabam fazendo a bike em ritmo de passeio em casa e não entendem o motivo pelo qual não emagrecem. É preciso queimar calorias fazendo treinos intensos, que geram estímulos nos músculos das pernas.

Se você é um iniciante, vá começando aos poucos, fazendo exercícios de 15 minutos. Se estiver achando muito intenso, não tem problema parar no meio. Com o passar do tempo, vá aumentando a duração dos treinos, até chegar a pelo menos 30 minutos, 45 minutos ou até 1 hora.

Por que pelo menos 30 minutos? Porque a perda de gordura é mais provável de acontecer após esse período, pois nos primeiros minutos de exercício o nosso organismo utiliza mais a reserva de glicogênio, isto é, o carboidrato armazenado pelo nosso corpo em forma de glicose. Após este período, é mais provável que o seu organismo comece a utilizar as reservas de gordura também como fonte de energia.

Além da duração do exercício, é recomendável que aumente gradativamente a resistência da bike, pois, com o passar do tempo, o seu corpo vai se adaptando a condição inicial e precisa de uma resistência maior, gerando estímulos para continuar evoluindo.

Uma forma de otimizar o seu treino é acompanhando a sua frequência cardíaca. Monitore a sua frequência para ver se ela está se mantendo alta, pois assim você irá queimar mais calorias por minuto.

Treinos Hiit

Para iniciantes, há profissionais de educação física que recomendam também os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT).

O treino hit é um tipo de treino que alterna entre alta e baixa intensidade num curto intervalo de tempo. Por exemplo, pedalar durante 30 segundos em alta intensidade e 1 minuto mais devagar, num período total de 20 minutos.

2. Mantenha a regularidade

Homem olhando o relógio.

Intensidade é importante, mas precisa estar aliada a regularidade também. Os treinos com bicicleta ergométrica precisam demandar esforço, mas não serem tão extenuantes a ponto de não ser possível manter a regularidade.

Estes dois fatores, juntos, são essenciais para que você consiga ter uma alta queima calórica e, aliada a uma alimentação saudável, mantenha um bom déficit calórico.

3. Alterne com outros exercícios

Mulher caminhando no parque

Apesar da importância da regularidade, é importante também não pedalar intensivamente todos os dias.

Alternar com outros exercícios, como caminhadas, possibilita uma boa recuperação dos músculos das pernas e, ao mesmo tempo, mantém o estímulo para o seu metabolismo queimar mais calorias todos os dias.

4. Alimentação é fundamental para perder peso

Um prato de salada sendo consumida por uma pessoa

Não basta apenas pedalar por horas e com a máxima intensidade! É preciso manter uma alimentação saudável e adequada para a perda de peso.

A perda de peso ocorre quando há déficit calórico, isto é, queimar mais calorias do que consume. Porém, gerar déficit calórico não consumindo os nutrientes necessários pode comprometer a sua saúde, te deixando fraco e doente.

Por isso, coma frutas, legumes, verduras, exclua bebidas calóricas e aumente o consumo de água. Consuma a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gordura. Pequenas mudanças na alimentação ajudam a atingir resultados saudáveis e que mudam a estética de seu corpo.

Se tiver condições, consulte uma nutricionista. Estes profissionais da saúde vão te passar uma dieta personalizada para você, de acordo com os seus objetivos, mas ao mesmo tempo garantindo que esteja se alimentando de forma saudável.

5. Outras dicas

Professor ensinando aluna a usar a bicicleta.

Além de pedalar, é recomendável realizar fortalecimento nas pernas para evitar lesões e melhorar a sua performance na bicicleta ergométrica.

Realizar aulas de spinning pode ser um estímulo a mais para realizar treinos de forma intensa. Caso não tenha como bancar por aulas presenciais, existem treinos gratuitos disponíveis online. Combinar de treinar junto com os amigos também pode te ajudar na motivação e manter a regularidade.

Quais os benefícios da bicicleta ergométrica?

Balança

É importante perceber que, ter uma bicicleta ergométrica em casa possibilita não só emagrecer, como também uma série de outros benefícios, como:

  • Ajuda a perder peso sem impacto nas articulações;
  • Aumenta a resistência física;
  • Tonifica suas pernas e bumbum;
  • Ajuda a aliviar o estresse;
  • Contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Portanto, ter uma rotina de exercícios beneficia muito a sua saúde, sendo uma opção com efeito positivo para quem busca sair do sedentarismo sem precisar frequentar academias lotadas.

Isso acaba proporcionando mais conforto para que consiga manter as atividades físicas em sua rotina, usando a bicicleta como uma forma de se exercitar, emagrecer e se manter saudável.

Bicicleta ergométrica ou bicicleta spinning?

Mulher de roupa preta usando bicicleta ergométrica

Ambos os modelos são capazes de proporcionar um alto gasto calórico, ajudando no emagrecimento saudável. Seguem as diferenças:

Bicicleta Ergométrica

Uma bicicleta ergométrica

A bicicleta ergométrica é indicada para qualquer pessoa que esteja apta a praticar atividade física, inclusive atletas, por existir a opção de ajuste de cargas. As bicicletas ergométricas horizontais também atendem idosos, grávidas e pessoas com problemas na coluna, por oferecerem mais conforto e maior estabilidade e segurança para a coluna.

Bicicleta Spinning

Bicicletas Spinning dentro de uma academia

Já a bicicleta spinning foi criada pensando mais nos atletas, sejam profissionais ou amadores, para que pudessem realizar treinos em casa em caso de mau tempo e durante o inverno, tendo as características muito próximas de uma bike outdoor. Por contar com uma correia de resistência variável, o ciclista pode simular percursos de subidas e descidas, ajustando a intensidade necessária nas pedaladas.

Apesar dessas características, nada impede que uma pessoa de um nível mais iniciante utilize a bicicleta spinning.

Você está preparado para perder quanto de peso na bicicleta ergométrica?

Pessoa se pesando em balança

Agora que já sabe mais sobre bicicleta ergométrica para emagrecer, é natural querer saber quantos quilos consegue eliminar com o uso do equipamento.

Não é uma tarefa fácil, mas é possível perder quantos quilos a pessoa se dedicar a eliminar. Só depende de qual é o seu objetivo e por quanto tempo consegue manter o foco.

A principal vantagem é que, tendo espaço em seu imóvel e uma bicicleta disponível para fazer exercício quando quiser, só depende de você se esforçar, visando obter todos os benefícios da prática para a sua saúde e para a diminuição de seu peso no longo prazo. Afinal, poderá fazer exercício de acordo com seu tempo livre, sem precisar depender do horário de uma academia abrir para usar os equipamentos.

As bicicletas são ótimas aliadas por ocuparem pouco espaço, sendo um tipo de exercício divertido e fácil de fazer, viabilizando um hábito saudável de se exercitar sempre que houver tempo disponível, o que melhora a saúde e possibilita bem-estar.