Durante a pandemia de COVID-19, muitas pessoas optaram por andar de bicicleta com o objetivo de praticar alguma atividade física e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações. Dados da Aliança Bike indicam que no primeiro semestre de 2021 as vendas de bicicletas aumentaram 34,% em relação ao mesmo período de 2020, indicando um aumento significativo de praticantes de ciclismo.

Mesmo depois da pandemia, muitas mulheres continuaram a praticar esse esporte, pois passaram a sentir os inúmeros benefícios na saúde que o andar de bicicleta oferece, especialmente para o corpo feminino.

Andar de bicicleta garante mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para a mulher ciclista. Além disso, por ser um esporte acessível, um maior número de mulheres podem se beneficiar com essa prática.

Assim, vamos apresentar nesse artigo os principais benefícios de andar de bicicleta para o corpo feminino.

1 – Fortalece os músculos

Mulher pedalando na trilha. Foto de Coen van de Broek, Unsplash

Se você não gosta de ficar fazendo aqueles exercícios repetitivos na academia, mas deseja ter suas pernas e glúteos bem definidos, então andar de bicicleta é a melhor atividade física para você.

Assim como outras atividades físicas, pedalar é uma excelente maneira de fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico das mulheres, sem a necessidade de ir para uma academia.

2 – Ajuda no emagrecimento e no controle do peso

Outro grande benefício de andar de bicicleta para o corpo feminino é a perda de peso médio. Para você ter uma ideia prática, em 1 hora de pedal o corpo feminino perde em média 500 calorias!

Pedalar é um tipo de atividade física que ajuda na queima de gordura corporal, pois, devido sua intensidade, ocorre o aumento da frequência cardíaca, da circulação sanguínea e do metabolismo, facilitando o emagrecimento, permitindo o controle da pressão arterial e ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

3 – Protege as articulações do corpo

Entre as vantagens do ciclismo, uma que merece destaque é a proteção das articulações do corpo. Isso porque andar de bicicleta é um esporte de baixo impacto, que permite que seus músculos sejam fortalecidos sem pressionar suas articulações.

Sendo assim, mulheres de todas as idades, incluindo aquelas na menopausa, podem pedalar e conhecer os benefícios de andar de bicicleta para o corpo feminino e, quem sabe, transformar o pedal num estilo de vida.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Ciclista em passeio de bicicleta pela cidade. Foto de Andrea Piacquadio, Pexels.

Outra das inúmeras vantagens de pedalar para o corpo das mulheres é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso acontece porque, com a prática de atividade física como o ciclismo, o corpo aumenta a produção de células brancas, responsáveis por proteger o organismo contra bactérias e vírus.

5 – Protege o coração

Mulheres ciclistas também têm o coração mais forte, pois o ciclismo é uma atividade cardiovascular que ajuda no aumento da capacidade pulmonar, reduzindo a pressão arterial, melhorando a circulação do sangue e, consequentemente, evitando o desenvolvimento de doenças cardíacas.

6 – Aumenta os níveis de vitamina D

Mulher tomando sol. Foto de Sasha Freemind, Unsplash

Devido às alterações hormonais, naturalmente o corpo feminino precisa de mais vitamina D do que os homens. Portanto, a mulher ciclista que pedala pela manhã tem uma fonte natural dessa vitamina, ou seja, o sol.

Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes, evitando o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

7 – Aumenta a expectativa de vida

Os benefícios de andar de bicicleta para o corpo feminino não param por aí. Um estudo publicado por cientistas da Dinamarca mostrou que mulheres que andam de bicicleta aumentam sua expectativa de vida entre 2 e 3 anos.

Isso acontece porque esse esporte oferece diversos benefícios à saúde da mulher ciclista, como a melhora no condicionamento físico e redução nos riscos de desenvolver doenças graves, especialmente, aquelas ligadas ao coração.

8 – Melhora a autoestima e o bem-estar

Andar de bicicleta é um esporte que vai além de uma simples prática esportiva, essa atividade física também está relacionada com superação ao vencer cada obstáculo, com vitórias a cada novo quilômetro pedalado, com a sensação de missão cumprida após cada pedal finalizado.

Com todos os benefícios que esse esporte oferece, fica evidente que as mulheres ciclistas têm sua autoestima elevada. Afinal, andar de bicicleta ajuda na saúde, no bem-estar e permite que ela tenha uma vida com mais qualidade.

9 – Deixa você mais feliz!

Mulher sorrindo na sua bicicleta. Foto de Hannah Busing, Unsplash

Pedalar deixa a ciclista mais feliz porque durante o pedal ela libera o chamado hormônio da felicidade, mais conhecido como endorfina, aumentando a sensação de bem-estar no corpo feminino.

O ciclismo é um grande aliado no tratamento contra a depressão e o estresse. Afinal, durante sua prática, a mulher ciclista afasta de sua mente pensamentos negativos e vive aquele momento cheio de boas energias, amizade e saúde.

Como incluir a atividade física com bicicleta na sua rotina diária?

Quando a mulher começa a andar de bicicleta, ela passa a pensar em como incluir esse meio de transporte na sua rotina diária. Saiba que existem diversas formas de inserir a bicicleta no seu dia a dia.

O primeiro passo é adquirir uma bicicleta adequada para o seu objetivo. Ela deve ser confortável para que você possa andar de bicicleta por caminhos curtos ou longos sem se sentir incomodada.

Comece devagar. Não queira andar 100 quilômetros se você nunca fez um pedal longo. No começo faça pedais mais curtos para adquirir maior condicionamento físico e, com o tempo, ter mais disposição física para andar de bicicleta por caminhos mais longos.

Com o tempo, você vai começar a inserir a bicicleta no seu dia a dia. Vai começar a ir ao mercado, ao trabalho, à academia, e em tantos outros lugares, só com o pretexto de pedalar um pouco mais.

Para deixar o pedal ainda mais interessante, faça parte de grupos de ciclismo e tracem rotas diferentes. Assim, você terá mais motivos para inserir a bicicleta na sua rotina.

Andar de bicicleta define o corpo feminino?

Mulher pedalando na trilha e olhando para trás. Foto de Coen van de Broek, Unsplash

O ciclismo ajuda na perda de peso e na tonificação dos músculos, especialmente das coxas, glúteos e abdômen, oferecendo a mulher uma aparência física mais definida e harmoniosa.

Entretanto, pedalar não é a única forma de ter o corpo definido. A mulher precisa combinar a prática dessa atividade física com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, garantindo mais saúde e bem-estar.

Lembre-se também que cada corpo responde de uma forma diferente aos exercícios físicos. Assim, não compare seu corpo ao de uma amiga que emagreceu mais rápido.

O importante é você aproveitar o passeio e sentir os efeitos naturais e benéficos que o ciclismo oferece para seu corpo.

Resumindo, os benefícios do ciclismo para o corpo feminino são diversos. Portanto, largue seu celular, pare de mandar e-mail, pegue sua bicicleta e use esse esporte como um meio para ter uma vida plena e com qualidade.